Como gerar um QR Code para compartilhar a rede Wi-Fi

Originally published at: Como gerar um QR Code para compartilhar a rede Wi-Fi – Aplicativos e Software – Tecnoblog

“Qual a senha do seu Wi-Fi?” Dê fim a essa pergunta com um QR Code para a rede e nunca mais precise repetir a combinação para os convidados

Podem falar sobre a nova plataforma nacional para criar e gerenciar esses códigos da QR Code Facil?

Tem tanto gerador de QRCode no mundo, não sei se esse FREEMIUM mereceria propaganda gratuita. Porém o pessoal do tecnoblog, se não estou engando, pode fazer propaganda paga.

Legal, mas poderiam dar uma moral para os geradores brazucas, por exemplo o QRPlus…fazer um comparativo entre os brazucas seria bacana!!

Hum, interessante. Pensei até em fazer um quadrinho bacana pra botar o QR Code na parede. Decorativo e funcional.

Dúvida: a pessoa consegue ler o código sem conexão com a internet? Nem sempre a visita está com internet disponível no momento.

Alias, depende do leitor de QrCode que ela usa, mas acredito que a vasta maioria não precisa de internet para identificar. Pra garantir testa ai antes, coloca o celular em modo avião pra ver mas o decodificação é sempre possível (e recomendável) de fazer offline!

Aproveitando que vai fazer o quadrinho, recomendo ver o QrCode Monkey porque ele oferece bastante coisa legal para customização do QR Code. Só cuidado pra não fugir muito das specs base de QRCode que alguns leitores podem não funcionar. Por exemplo, alguns leitores não leem o código invertido (fundo escuro com elementos claros). Mas ele permite fazer códigos com visual como esse (intencionalmente usei os elementos que dificultam mais a leitura para vc ver como consegue deixar errado tb ahhaha):

1 curtida

O problema base é as pessoas terem um leitor de qrcode no celular, alguns aplicativos de câmera nativo tem essa capacidade, mas não todos, então muitas pessoas vão precisar de internet pra baixar o app que vai ler os dados pra acessar a internet.
Essas pequenas coisas que ferram a experiência de uso do Android, a google tinha de exigir mais recursos básicos dos celulares durante a customização das fabricantes.

3 curtidas

Testei aqui e funciona sem conexão, menos mal. E esse seu QR Code, meu celular não conseguiu ler, vou tomar esse cuidado.

E obrigado pela sugestão do site, achei bacana e já testei aqui também.

Pois é no meu nativo também não lê. Como leitor eu sempre tento usar o Google Lens porque ele consegue ler qualquer coisa. Mas fiz dessa maneira mais pra deixar claro que não é todos que leem. Nesse os pontos internos finos junto com os olhos redondos atrapalham muito o entendimento de grande parte das bibliotecas.

Eu gosto de usar só os olhos que são um quadrado arredondado pra tirar a cara de qr code padrão mas ele ainda mantém uma ótima compatibilidade!

Então, a customização é da fabricante, como você mesmo mencionou . Elas licenciam o Android com o Google e depois disso, cada um segue seu papel no roteiro.

O que a Google poderia fazer, é oferecer soluções mais completas dentro do Android Stock, o qual as fabricantes trabalharão em cima.

Existem diretrizes mínimas que a google exige para o android, porque não colocar nelas coisas básicas como qr code no aplicativo de câmera do celular?
oferece um app padrão de câmera com o recurso, mas deixa a fabricante trocar pelo dela desde que ofereça os mesmos recursos mínimos.

E acho que o app de câmera do google vem com leitor de qrcode, mas as fabricantes não usam ele.

1 curtida

O QR Droid le isso sem problema e nem demora…
Wifi WPA senhafake123

3 curtidas

Se você tiver um app de QR Codes previamente instalado, ou se o app de câmera tiver essa função, sim, é possível ler o código sem internet.

Uma das exigências é ter o app de pesquisa do Google pré-instalado, a partir dele dá pra acessar o Google Lens, que consegue ler QR Codes. O problema é que o Google Lens não funciona sem internet e que ele fica “escondido” dentro do app de pesquisa ¯\_(ツ)_/¯

1 curtida

muita mão abrir o google lens, enquanto que abri a câmera é só apertar duas vezes do botão de power, por isso o qr code não se populariza.

QR code teve uma fase inicial que a galera usava muito e tudo errado. Depois passou um tempo em esquecimento mas recentemente aumentou muito o uso de maneiras realmente funcionais.

Hoje acho que muito mais gente vê um qrcode e sabe o que é do que pouco tempo atrás.

De fato pode melhorar um pouco a integração com ecossistemas ainda mas já está melhorando bastante!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.