Como funcionam os lembretes da Alexa e Google Assistant?

Tenho uma Alexa a um tempo e agora, na Black Friday, resolvi adquiri várias pra espalhar pela casa. Ela ainda não chegou.

Contudo, tenho uma dúvida: quando eu crio um lembrete, todos as pessoas da casa (meu pai, mãe e irmão) recebem a notificação do lembrete também, mesmo eles estando logados na conta deles. Isso está correto? Com o Google Assistant o funcionamento é igual ou ele detecta a pessoa pela voz e salva na conta correta?

Não sei dizer sobre o lado da alexa porque uso ecossistema do Google. Mas essa diferenciação de pessoas pela voz foi exatamente um dos motivos que escolhi o Google. No meu Nest mini cada um configura seu modelo de de voz (tem que ser feito por cada usuário, quem não fizer ele vai usar a conta padrão, que no caso é a minha) e qualquer comando passa para a conta de quem foi identificado. Então lembretes são separados, a conta do Spotify usada pra tocar músicas é diferente conforme quem pede e tudo mais. Isso pra quem não mora sozinho eu considero uma funcionalidade essencial.

Edit: Procurando um pouco achei esse artigo do TB que talvez te ajude! Teste aí ver se funciona o reconhecimento de diferentes pessoas :slight_smile:

“Como e por que criar um perfil de voz da Alexa | Aplicativos e Software | Tecnoblog”

1 curtida

Tentei isso… Realmente não é nada como eu imaginei…

Ele cria diferentes perfis de contas como se fosse na Netflix, mas é a mesma conta, o mesmo serviço de músicas etc.

Até dá pra integrar duas contas Amazon usando o Amazon Household, mas ele, novamente, não serve pra nada… Spotify, lembretes, alarmes etc são todos sincronizados entre todas as contas…

Q mancada, Amazon! Não sei como ninguém menciona isso nos reviews :rage:

Fui descobrir isso logo agora, que acabei de comprar mais três echos dots pra espalhar pela casa…

Oh, uma amiga que tava com mesmo problema me mandou o seguinte falando que no final ela conseguiu fazer isso funcionar. Como não tenho familiaridade com alexa não tenho como validar e nem entender completamente hahah mas deixo aqui o texto dela para ver se te ajuda:

Mas a gente só conseguiu usando o mesmo celular
Se ele entrasse na minha conta como um usuário secundário no Cel dele não dava certo
Quanto eu saí da minha conta no meu celular e entrei de novo mas criando um usuário pra ele aí funcionou

Entendi. Estava fuçando na internet e bem…

… consegui criar um usuário e dá até pra cadastrar a voz, por exemplo, mas ele divide as mesmas coisas da minha conta, seja no Spotify, rotinas, lembretes etc. Na verdade, nem sei qual a diferença de usar um só usuário.

Contudo, na Amazon EUA tem uma coisa chamada Amazon Household que dá pra usar diferentes contas Amazon no mesmo dispositivo Alexa. Cada conta é bem independente e permite ter seu próprio Spotify, rotinas e skills, mas os lembretes são sincronizados entre diferentes contas.

A troca também não é fácil e eu tenho de falar “Alexa, troque de contas”. Pra piorar: tenho de configurar todos os dispositivos inteligentes novamente por conta… nada prático…

Sem dúvidas, n é nada prático e realmente parece ser bem inferior ao Google Assistant. Por sinal, quando você configura diferentes usuários, cada um tem rotinas diferentes? (Exemplo, meu comando de bom dia seria diferente do “bom dia” da minha mãe.

No Google assistant as rotinas devem funcionar como você espera. Primeiro que, usando os assistentes de voz, o Google já tenta identificar quem está falando e se aquela pessoa tem alguma rotina que encaixa no que foi falado e usa ela preferencialmente. Se não houver nenhuma correspondência, ele usa as rotinas da conta principal (ou seja eu posso criar rotinas que todos da minha casa podem usar sem precisar ficar criando para todos) e se não me engano mesmo nas rotinas da conta principal ele ainda usa a personalização de voz (falando lembrete, agenda e etc).

Estou falando isso de cabeça então as coisas podem ser um pouco diferentes na vida real hahaha mas no final o importante é que as coisas só funcionam como esperamos.

Os dois principais ecossistemas de automação (Google Home e Amazon Alexa) tem cada um uma grande vantagem. Na minha opinião o software do Google é imbatível, principalmente nessas coisas menores do dia a dia que não fazem manchetes mas simplesmente funcionam. Já a Amazon tem hardwares melhores na minha opinião. Na na linha de entrada (Echo Dot vs. Nest Mini) a versão mais nova dos Echo já ganha dos da Google e ainda tem o fator que a Amazon tem uma extensa linha de produtos que vai até o Echo Studio vendendo awui no Brasil, o Google fica apenas no nest mini e nem importando hoje conseguimos usar os dispositivos com tela no nosso idioma por exemplo.

Nessa batalha eu acabei escolhendo o software na remota possibilidade de futuramente o Google melhorar a distribuição de dispositivos por aqui e trazer coisas mais interessantes nos próximos anos.

1 curtida

Comprei um Echo Dot recentemente e esse negócio de todo mundo usar o mesmo perfil do serviço de música tá me incomodando muito. É como você disse, não sei como isso não é mencionado em reviews, eu assisti a muitos e em nenhum falava sobre.

1 curtida

Exatamente. No seu caso, se for somente o Spotify, é possível usar o Amazon Household, q adiciona 2 contas na mesma Alexa, mas não é a mesma coisa q aparenta ser no Google e vc tem de falar pra ela mudar de contas, manualmente.

Bem q o @higa, q fez um review da Echo, poderia falar isso no futuro. É um ponto que se eu soubesse no início, não teria optado pela Alexa.

1 curtida

Era tudo que queria na Alexa. Meu spotify tá ficando uma bagunça só

Engraçado que buscando na Internet, descobri que “aparentemente” a Alexa dos EUA tem a função de lembretes para cada usuário. A informação tá disponível até no site de suporte da Amazon.

A lista de personalizações de acordo com a voz é bem curta no Brasil, qnd comparada aos EUA.

Infelizmente, nada de conta individual para o Spotify, diferentemente do Amazon Music

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.