Como ficar conectado sem perder a cabeça

2 curtidas

a melhor coisa a fazer, é ignorar

só não sabia que o LinkedIn já estava um ambiente tóxico, pensei que era mais suave por ser profissional

Eu ainda tento evitar a todo custo me logar nas redes sociais, mas confesso que é bem complicado hoje em dia você conseguir se manter offline quando a maior parte (se não todos) dos seu amigos e contatos só interagem por elas. Uma rede que me fez super mal e acabei tomando a medida drástica de excluir definitivamente foi o Twitter. Nem vou entrar no mérito dele, pois acredito que boa parte da audiência do TB aqui já sabem os motivos. Com o Facebook, a última vez que peguei pra acessar mais a fundo, fiz um pente fino nas curtidas e follows, descurti geral, parei de seguir uma tonelada de coisas que não agregavam em nada minha vida, aí nos próximos dias passei a ver minha timeline praticamente vazia, sempre os mesmos posts e só de alguns contatos. Aí que foi cair minha ficha, pensei “putz grila, nada do que tava seguindo aqui agregava na minha vida!”, a partir desse ponto me desconectei totalmente dessa rede. Se alguém me mandar uma DM lá, vai ficar sem resposta. No Instagram, não cheguei a deletar ou fazer essa mesma limpa, mas simplesmente desisti de usar.

O problema é que tem fatores que tentam te forçar a voltar a usar as redes contra sua vontade, o que inclui até o próprio governo. Na minha cidade aqui, a maior parte das vezes a prefeitura só publica os comunicados nas redes, deixando até mesmo o canal oficial à míngua. E isso inclui os avisos sobre vacinação da Covid.

Uma forma que consegui fazer pra me desgarrar das redes sociais foi consumir feeds RSS como o Feedly (quem ouviu até o final do podcast vai saber do que tô falando). Então, se tem alguma coisa realmente nova e que me interesse, vai aparecer nos feeds, o que inclui jornalismo (até mesmo esse podcast apareceu lá) e humor. Hoje eu consigo me manter afastado do celular sobre consumo de mídia de redes, mas ainda tenho o hábito de ficar com o celular na mão desbloqueando pra ver se tem algo novo, mesmo nem tendo os apps instalados. Estou procurando alguma coisa pra ocupar minha cabeça nas horas vagas, até já comprei um caderno de desenho e uma caixa de lápis de cor pra passar o tempo desenhando hahahahaha

A ideia original era essa. Sobre o Linkedisney, só mantenho o CV atualizado lá, eu sequer abro ele, não consigo ficar rolando a timeline como uma rede social qualquer, não acho graça e só aparecem posts tóxicos sobre “seja um escravo feliz”. Então postagens de lá não me afetam. Mas volta e meia meus amigos mandam prints de absurdos que postam lá, só discuto o assunto com eles, mas mais nada. É meio que uma mescla de Facebook (sobre permitir textão) com Twitter (sobre falar besteiras, cagar regra e querer que você seja workaholic e que se lasque tua família). Essa rede deixou de ser profissional faz um bom tempo…

2 curtidas

é que eu quase não entro, quando entro é porque alguém entrou em contato ou estou atrás de alguém especificamente, se não fosse isso, eu pensava que por ser mais profissional, era mais suave, as pessoas se comportaria melhor, até para mudar de emprego ou ser recrutado pela mensagem postada, mas do jeito que vc falou, deve ter muito baixaria,

só que tem que lembrar que estamos era que acha que tem liberdade de poder falar tudo e também passando pela era dos coach, onde qualquer um pode ser

do facebook, eu entrei esses dias por causa de outro post daqui, e eu fiquei espantado como o Facebook está saudável, só postagens muito leves, positivas e curiosidades, fiquei impressionado na bolha que eu estava no face kkkkkkkkkkkkkk

Ainda não ouvi o episódio, mas provavelmente falaram sobre limitar o tempo de uso dos aplicativos.
Eu já fiz isso com o Instagram, o problema é que ao limitar o tempo de uso do Instagram, todo o app era bloqueado de usar. Eu queria que tivesse uma opção capaz de acessar o direct, aí teria como responder mensagens.

E Tiktok eu nunca criei conta pois sei que seria mais um app pra eu perder tempo.

1 curtida

Mas mesmo sendo uma rede “baixa”, ainda tem que cuidar com o que posta, pois o RH das outras empresas sempre dão uma zapeada lá pra ver se o candidato não anda falando besteira. Enfim, vigilância constante, e olha que nem é do governo que estamos falando…

1 curtida

mas esse seria o certo: das pessoas terem o cuidado com o que posta, só que hoje em dia as pessoas postam o que vem na mente, sem filtro nenhum, e olha que vc não fala algo sem filtro, nem em casa, mas fazer o que…

já o RH, eles estão em certo em fazer, ali dar para tenta impedir o recrutamento de muito doido por ai, logo a pessoa tem que ter uma cautela

já a vigilância governamental, minha preocupação é com o tio Sam, o urso e o panda. O canarinho é muito bagunçado, desde que eu não me meto com política, ninguém vai vasculhar minha vida assim não.

@Banana_Phone no iphone tem de vc clicar e segurar e aparecer a opção de ir no direct, mas imagino que no android deva ser a mesma coisa.

só que eu to na mesma situação que vc, tento usar o mínimo do Instagram, e tiktok, esse nem criei a conta, porque parece ser mais viciante que o insta

1 curtida

Sim, dá pra usar com consiencia. e so nao Abusar… tudo que se abusa faz mal…
Mas no Instagram tem perfil de pessoas famosas que tem comentario pedindo comida… ah, sou fulano e estou desempregado… preciso de comida para meus filhos… a tal da mendicancia digital…
tem uma colega q recebeu um comentario assim… e quis ajudar…

1 curtida

Desligue as notificações o máximo que puder. Deixe somente coisas realmente importantes ativadas. Isso ajuda um bocado

1 curtida

Tem sim, mas quando encerra o tempo de uso do app eu não consigo acessar anda, nem o direct

2 curtidas

Isso rola desde sempre, não é de hoje ou recente que acontece isso. Desde quando começaram as redes sociais isso acontece.

Nesse sentido seria saudável, mas tem muitas empresas que não sabem dosar seus limites. Tipo, o cara se mostra envolvido em umas paradas erradas, beleza, aí a empresa pode repreender e tal, ou impedir a contratação do maluco. Mas quando a pessoa faz atividades paralelas que sequer tem relação com a atividade principal e não tem nenhum link com o trampo dela, e mesmo assim sofre represálias por conta disso, aí não concordo.
Por exemplo, o cara trabalha numa empresa que tem como carro chefe a produção e venda de pesticidas, ao mesmo tempo ele passa a postar campanhas contra o uso de agrotóxicos nas redes sociais. Mesmo que não mencione ou evite fazer o link da cara dele com a empresa que paga o salário, é bem contraditório o que ele faz.
Já no outro lado, uma guria que trabalha, sei lá, como assistente administrativa numa metalúrgica, ganhando R$1800,00, nas horas fora do expediente ela faça uns trabalhos no OnlyFans, e nas redes dela ela não coloca o que faz e nem onde trabalha (e muitas vezes o nick dela não é o nome real dela, mas o nome de guerra (quem é da boemia sabe o que é isso)), mas mesmo assim o RH encontra o link dela no OF e cogita demiti-la por conta disso, sendo que uma parada não tem nada a ver com outra. Isso eu acho totalmente errado.

Não só no IG, vejo também nos comentários de vídeos no YouTube. Engraçado que trabalhar o povo não quer, né…
Esses dias vi uma mensagem com minha namo, ela tinha publicado uma mensagem dizendo que a empresa dela tava contratando e tal, aí veio um se oferecer à vaga, mas perguntou se era registrado, que queria ir trabalhar mas sem registrar, pra não perder o seguro desemprego. Tipo, o “seguro desemprego” é feito justamente pro cara encontrar outro trampo, e não pra se encostar na verba.

1 curtida

concordo com os dois exemplos seus, e vejo que o problema esta na “moralidade” que neste caso, principalmente o segundo sejam bem hipócritas e pode ter alguns ego também

Para piorar, estamos na época do cancelamento, então alguém precisa ter peito para bater de frente e fazer o certo, no entanto, o empresariado de hoje é mais vulnerável e sem coragem que o governo. Alguém ter conta no onlyfans a demissão é quase certa se depender da empresa.

acho que hoje está pior, e não vejo que seja por culpa das redes sociais, e sim porque as pessoas começaram a criar conta e falar como elas são, a dez anos atrás, não era todo mundo que tinha conta em rede social, a porcentagem da população era baixa, hoje em dia, quase toda a população tem conta em rede social, porcentagem bem superior, só que aí vem os preconceitos, as redes são obrigadas a dar uma controlada, e os controlados apelam para a liberdade de expressão

1 curtida

Já vi vários casos desses rolando. Tipo, nada a ver mas mesmo assim a pessoa rodou por conta do trampo paralelo.

Droga, tinha esquecido desse detalhe ainda…

Antigamente existia o guarda-chuva do anonimato e a falta de leis pra incriminar essa turma, então qualquer formulário poderia ser fraudado com um “João da Silva” no nome, um e-mail falso e o cara descarregava o ódio no comentário. Hoje pelo menos existe (teoricamente) uma moderação no backstage e a rastreabilidade está um pouco mais aprimorada. Mas o mesmo “João da Silva” se esquece disso e continua achando que a Web de 2010 é a mesma hoje em 2023.

1 curtida

Por algum motivo esse episódio não está no Google Podcasts.

Nossa, eu tenho muito FOMO! Volta-e-meia, me dá os “cinco minutos”, eu tiro os aplicativos da tela inicial do celular, mas, não adianta, eu acabo voltando a cair no “golpe o feed infinito” do Instagram, no Twitter, de qualquer aplicativo que seja…
Quanto ao noticiário, concordo totalmente com o Higga: a maioria das coisas, eu não posso fazer nada a respeito!

1 curtida

Conta no Tecnoblog vale como rede social?
Essa é minha única, não tenho face nem twitter nem insta nem tik nem hello nem kwai… nem koo eu tenho heheheh.

se WhatsApp está sendo considerado, certeza que aqui é

Muito interessante seu ponto de vista, me fez refletir também sobre meu “vício” nas redes sociais.

1 curtida

Somos dois. Quanto penso “nossa preciso mudar isso” eu já mudo de ideia depois de 2 segundos vendo um video qualquer no feed :clown_face:

1 curtida

Realmente é complicado isso. Uma pergunta: como que a pessoa vai trabalhar sem registar? a empresa precisa pagar IMPOSTOS desses funcionarios…

1 curtida