Como fazer um dual boot com Windows e Linux

2 curtidas

Sinceramente, não consigo gostar do Ubutun, sempre da uns bugs estranho, Eu gosto do Fedora e do Pop!_OS.

1 curtida

Sério? só costumo ter algum problemas logo que lanças uma LTS nova, mas logo corrigem e fica rodando de boas. Por exemplo, devo esperar até junho pra atualizar o computador.

Pode ser questões de hardware tb, mas com o POP e o Fedora sempre tive mais desempenho.

Realmente o Ubuntu não é tão fluido assim, tanto que no notebook eu costumo usar Xubuntu pq ele é mais antiguinho. Vantagem do Xubuntu é que usa o mesmo core do Ubuntu, só muda a interface gráfica, então raramente algo que funcione bem no Ubuntu da problema com ele.

Alguém pode me indicar uma distro para trabalhar com ilustração? Quero testar algo diferente do Windows, e como uso principalmente ferramentas open source para tal (Krita, Blender e Inkscape), não vejo motivo para não testar. Vou manter o Windows 11 em dual pois algumas ferramentas (Suite Adobe) e jogos ainda não rodam no Linux.

Uma distro que chamou muito minha atenção foi o Elementary OS, pois parece ser bem polido visualmente (isso sempre é um ponto importante para mim), o que acham?

1 curtida

Já que visual é importante para você (assim como para mim), vai de Pop!_OS. Vi esses dias um vídeo do Diolinux que o Pop!_OS é a distro que ele esta usando desde o ano passado.

1 curtida

Ubuntu studio

@darth mesmo motivo de não usar o Ubuntu, as vezes da bug na primeira inicialização do sistema

1 curtida

Ubuntu… não.

Recomendo o Fedora Workstation ou o openSUSE Leap.

E o Rufus ao invés do Balena Etcher. Apesar do visual mais espartano, ele é mais leve (1,3MB versus 138MB).

3 curtidas

Rufus é vida, melhor solução pra 95% das criações de pendrive, só uso o Balena quando preciso fazer gravação bit a bit de alguma imagem pq ele sempre funciona bem pra isso (até tem soluções mais leves, mas a preguiça impede de procurar elas na hora da pressa)

Mint pra mim é o que me dá menos dor de cabeça, principalmente na hora da instalação. Não sei se é burrice minha, mas em alguns PCs antigos eu tive dificuldade de conseguir bootar outras distros, inclusive via PXE. Se todo PC fosse igual meu desktop o mundo era mais calmo, reconhece e roda qualquer treco sem reclamar.

1 curtida

Ubuntu sempre foi pesado no meu note (Core i5 5500U [g5], 12gb de ram, 380 ssd) e o Mint “Cinnamon” é o mais amigável pra quem está buscando uma alternativa ao Windows.

Tem ± 4 anos que resolvi dar uma chance do Mint e nunca mais usei outro (já passei por Slackware, Ubuntu e até o Solaris [entre outras distribuições]).

Recomendo fortemente o Mint!

São maravilhosos, tanto visual quanto desempenho.

Eu particularmente curto muito o visual do elementary e deppin, entretanto a longo prazo sempre tem bugs irritantes, não consegui me manter neles, agora o Zorin OS consegui a estabilidade, sistema bem feito e como disse antes me lembra o Windows.

Uma dica: Sempre marquem a opção de instalar softwares de terceiros. Isso não serve somente para instalar drivers de placas dedicadas, mas tmb de outros componentes e hardwares. Enfim, façam isso pra garantir que todo o seu hardware e codecs funcionem completamente.

1 curtida

Corajoso vc viu, visto que o PoP e Fedora lançam muitos updates que geralmente quebram os drivers por conta de atualizações sensíveis de Kernel. O melhor pra quem quer um sistema estável e solido no dia a dia é usar Ubuntu LTS.

cara to usando o Pop!_OS 21.10 desde o lançamento e sem dor de cabeça nenhuma, olha que rodo muita coisa.

Não te recomendo por 2 motivos:
1 - Tem bastante bug e algumas restrições chatas para usar/instalar determinadas coisas
2 - Atualmente o projeto está com problemas e pode ter seu desenvolvimento paralisado, ou seja vc pode acabar usando um sistema que deixe de receber updates de segurança ou pior q venha a ser abandonado. O ideal é se manter em distros grandes como: Ubuntu, Mint, PoP (N recomendo mt), Zorin OS.

2 curtidas

Recomendaria o Zorin OS, Kubuntu ou Deepin, mas se você tiver um conhecimento um pouco mais avançado o Fedora que é a distro que uso atualmente

1 curtida

Ubuntu LTS sólido… em qual universo? A diferença é que eles tem uma política de updates mais longa (5 anos ao invés de 2) e lançam updates um pouco mais estáveis. E só. Instale o Ubuntu LTS hoje, use pelos 5 anos que eles garantem update e no final tente o upgrade pra versão LTS mais recente sem quebrar o sistema.

Se quer algo sólido de verdade e baseada em apt, vá de Debian ou alguma distro baseada no Debian-Stable. Qualquer coisa baseada em Debian-Unstable (Ubuntu, Mint e centenas de outras) é gostar de correr risco desnecessário. Basicamente é você participar do programa Windows Insider e optar pelo canal Dev.

PS: Gentoo aqui desde muito tempo. Até tentei partir pra Debian, Fedora ou openSUSE mas mesmo em máquinas modernas mais modestas (i3-9100F) esses patinam. Gentoo com Desktop GNOME consigo ter a máquina pronta pra uso em menos de 15 segundos. MX Linux, o último que testei, até chegar na tela de login quase 1 minuto.

Grande sacrifício formatar a maquina a cada 5 anos. Aproveita e ja faz um upgrade de hardware e uma limpeza, pq deve tá precisando tambem.