No caso da Vivo, você consegue converter o chip físico em eSIM através do aplicativo, fazendo reconhecimento facial. Ele é válido para os planos pré, controle e pós. No Easy ainda não tem está função.
Aí você compra um SIM card 4FF, cadastra ele no seu CPF, solicita a portabilidade da linha da Claro para ele através do comando que consta no site, espera a conclusão do processo e aí faz a conversão pelo próprio app Vivo. Clica nas três barrinhas do canto superior direito > ASSINATURAS > ESIM > ATIVAR. Precisa estar com a bateria com no mínimo de 50% e conectado no Wi-fi.
Até o presente momento, nunca vi a venda de eSIM da Vivo, nem em site ou em lojas físicas.
É isso mesmo. Consegui falar com o suporte.
Realmente precisar ativar o eSIM com número no pré pelo menos e fazer a conversão. Só depois de ativado o eSIM aí dá para migrar para o Vivo easy.
Porém desisti de fazer. Porque se eu precisar reativar o eSIM por algum motivo vai dar uma dor de cabeça…
Não entendo em 2024 as operadoras ainda travarem o eSIM…
Podia ser um negócio que em 5min você adquiria a linha pelo site da operadora ou aplicativo.
Acho que isso só vai acontecer quando os celulares não vierem mais com chip físico.
Mas de fato poderia ser mais simples adquirir uma linha já no eSIM. Quanto ativar com Vivo Easy, só na loja da Vivo, chato ter que ir presencialmente, mas foi super de boas a troca. Acho que paguei algo, não lembro.
Além disso, você também pode pedir o QR Code pelo WhatsApp de uma loja física (sem ser as franqueadas) que eles só irão compartilhar o link de uma plataforma de autenticação de identidade e, após concluído, te enviam a foto dele. Já fiz por este método e super funciona.
Na Vivo ainda é fácil, agora imagina os clientes da TIM? Só conseguem comprar eSIM em lojas físicas e a conversão de chip físico para eSIM só está disponível de forma online para clientes pós-pagos.
Na verdade vc consegue sim… Eu precisei transformar esse eSIM em chip físico pra usar num iPhone 8 antigo e consegui trocar na loja pagando os R$ 13,00. Eu realmente me surpreendi pq achei que iriam ficar me empurrando plano controle e tal, mas deu tudo certinho.
É um mero telefone secundário de backup mesmo, então pra mim tá funcionando bem.
Agora, se fosse pra fazer portabilidade e tudo mais, acho que teria problemas.