Como diagnosticar problemas com softwares? Blender 3D pra ser específico

Instalei o Blender 3D em um pc porém ele fecha subtamente assim que o abro, sei que o ideal é procurar ajuda com a propria comunidade Blender porém eles irão pedir diagnósticos, o problema é que ele fecha sem exibir nenhuma mensagem nem código de erro dando algum caminho sobre o porque daquilo estar ocorrendo, como obtenho alguma informação?? Prompt de conando?

É Linux?

Se for, tenta rodar o binário pelo terminal, com parâmetros de depuração (--debug-all), exemplo:

Talvez essa flag também exista no Windows (mas pode ser que seja algo como /debugall porque os parâmetros no Windows começam com barra ao invés de hífen)

Isso (bem como rodar o comando atrelado a um terminal) vai possivelmente exibir os motivos que levaram ao fechamento (bem como qual o fator último de morte prematura do processo, como um core dumped por exemplo).

1 Like

Infelizmente dessa vez não é Linux, é Windows

Tenta rodar algo como C:/Program Files/Blender/blender.exe /help (ou o blender.exe da pasta onde o Blender está instalado).

Aliás, se não me falha memória (faz anos que não uso Windows), ao clicar com botão direito no atalho de um programa enquanto pressiona-se o Shift esquerdo (ou o Ctrl esquerdo? não lembro), aparecem opções de contexto adicionais e uma delas é o “Abrir programa usando o prompt de comando” ou algo similar.

Na pior das hipóteses, botão direito, propriedades, copie o caminho do executável na janela de propriedades do atalho, abra um PowerShell/cmd, cole e depois acrescente um /help ou --help (novamente, não sei se, por ser Windows, o Blender espera barra ao invés de hífen para parâmetros de linha de comando, é necessário testar).

Esqueci de dizer que o pc em questão possui um ssd one está o sistema um hd de 1 TB para guardar arquivos, eu instalei o blender no “volume” do HD pra economizar espaço do ssd já que o ssd não tem muito espaço devido ao sistema…

Não sei dizer se é por causa disso

Um cenário que consigo pensar, nesse contexto, seria um vínculo mal-formado de biblioteca dinâmica (exemplo: o blender.exe, esperando ser instalado em %PROGRAM_FILES%\Blender\Blender.exe, linkaria para, exemplo hipotético, ..\Common Files\Blender\msvcp140.dll, um link relativo ao invés de um link absoluto). Mas não parece ser o caso, não, porque o instalador do Blender permite escolher uma pasta de instalação diferente da original.

Outro cenário seria se você tiver instalado o Blender manualmente (extraindo um .zip, ou copiando arquivos de uma pasta pra outra, por exemplo) e, nessa cópia manual, faltaram arquivos.

Em ambos os cenários, rodar o executável pelo PowerShell/cmd talvez permita saber isso aí. Navegue até à pasta onde você instalou o Blender, clique com botão direito (enquanto segura Shift/Ctrl, não lembro qual das teclas) num espaço vazio do Explorer, escolha “Abir PowerShell aqui” ou opção similar. No terminal, tente primeiro rodar sem parâmetros o “blender.exe” ou o nome do executável em questão.

1 Like

Tem 2 executáveis, um é Blender launcher exe e o outro é Blender 4.4 exe

Eu cliquei com o botão direito em cada um e copiei como caminho e colei apenas o nome do executável no power shell pois o caminho até eles já estava inserido quando usei a opção de abrir janela do power shell aqui; porém ele não abriu nenhum dos dois, ele apenas exibe o símbolo

“>>”