Como descobrir quem mandou pergunta no Tellonym?

Dá pra saber quem mandou a pergunta no Tellonym?

1 curtida

Não conheço o app, mas a julgar pelo propósito (app de mensagens anônimas), 99% de chance de que não é possível.

1 curtida

Ué, pela Constituição Federal não é vedado o anonimato(Art. 5º, inciso IV)??

Olha não sou advogado nem nada, mas esse app (que também não conheço) é de uma empresa estrangeira com toda operação e servidores provavelmente fora do Brasil. A constituição Brasileira (mesmo eu não conhecendo essa parte) não tem jurisdição sobre eles.

Além do que, mesmo que fosse uma empresa de osasco em vez de Berlin, sua única chance de usar a constituição pra conseguir essa informação seria com um processo judicial que além de tudo tem grandes chances de ser perdido.

Então, se for uma coisa séria, procure autoridades responsáveis. Se não, acho que o melhor caminho é esquecer isso.

Aparentemente sim.
Eu só achei um artigo na Folha tentando argumentar que não é exatamente assim.
O que se encontra são artigos dizendo que o direito ao anonimado decorre da liberdade de expressão, entendimento que parece ser seguido por muitas cortes de países europeus e também alguns artigos discutindo como o anonimato e a quebra de sigilo dos dados para a identificação de usuários online se dá no judiciário brasileiro. Alguns links:
Justbrasil - Direito ao anonimato na Internet
JusBrasil - Liberdade de Expressão e Anonimato na Internet
Consultor Jurídico - Direito ao anonimato decorre da liberdade de expressão, defende professor alemão
Jus.com.br - Direitos de personalidade, anonimato e direito ao esquecimento
Não sei se existe algum movimento de mudança por causa desses debates (provavelmente não), mas tem a questão do pseudônimo, que não é igual ao anonimato. E o pseudônimo não é proibido na constituição. Agora, aonde está o limite do pseudônimo são outros quinhentos.

1 curtida