Como descobrir os dados EXIF de uma foto no Android, iOS, Windows e macOS

Só com isso não, mas isso somado a outras informações, sim.
Com um punhado de data/horário e localilzação de GPS (mesmo que imprecisos) dá pra triangular aonde mais ou menos a pessoa mora e qual a rotina que ela tem. Se a pessoa tem costume de compartilhar fotos do cotidiano online, fica mais fácil ainda.
Um cenário besta, mas possível, é se você vende produto online de segunda mão e tira fotos do produto dentro da sua casa. Se o GPS da câmera/smartphone estiver ativado, o EXIF vai conter a localização da sua casa. Ao usar essa foto pro anúncio, você pode estar expondo a localização da sua casa pra quem quisere ver.

Por isso que é recomendado apagar os dados EXIF antes de compartilhar qualquer foto online, porque você não tem garantia que a plataforma que você está fazendo o upload faz o trato do EXIF antes de publicar.
No Android tem apps específicos pra isso também, como o Scrambled Exif:

Quando você faz backup na nuvem, os dados EXIF também são mantidos e, claro, as plataformas vão ter acesso a esses dados. Parece que o Google e a Apple, pelo menos, usam os dados EXIF pra ajudar a catalogar as fotos, mas é improvável que eles não estejam coletando esses dados pra alguma outra coisa também. O Facebook muito provavelmente usa esses dados pra outra coisa além de organizar suas fotos.
Algumas plataformas também dão a opção de compartilhar fotos sem os EXIF, mas eu acho que a maioria das plataformas não faz isso por padrão, então você tem que marcar uma opção pra fazer isso.

1 curtida

o problema que hoje em dia, quase tudo tem haver com fotos, está tendo GPS como padrão, até as câmeras DSLR

quando eu usava android, eu usava o app da ObscuraCam , tinha outro também da guardian project, mas não lembro o nome

1 curtida

Conhece alguma rede social que mantem os dados exif acessíveis as outras pessoas?

1 curtida

Das grandes do ocidente (Facebook, Instagram, Twitter), muito provavelmente todas removem quando tornam a foto pública.
As grandes do oriente (principalmente as chinesas e russas) eu não sei.
As outras que começaram a crescer nos últimos anos eu também não sei, mas não me surpreenderia se alguma delas mantenham.

Algumas das redes com um foco maior em fotografia parece que não removem, como o Flickr. O Pinterest parece que também mantinha, mas não sei se mudaram.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.