Como descobrir os dados EXIF de uma foto no Android, iOS, Windows e macOS

S√≥ com isso n√£o, mas isso somado a outras informa√ß√Ķes, sim.
Com um punhado de data/horário e localilzação de GPS (mesmo que imprecisos) dá pra triangular aonde mais ou menos a pessoa mora e qual a rotina que ela tem. Se a pessoa tem costume de compartilhar fotos do cotidiano online, fica mais fácil ainda.
Um cen√°rio besta, mas poss√≠vel, √© se voc√™ vende produto online de segunda m√£o e tira fotos do produto dentro da sua casa. Se o GPS da c√Ęmera/smartphone estiver ativado, o EXIF vai conter a localiza√ß√£o da sua casa. Ao usar essa foto pro an√ļncio, voc√™ pode estar expondo a localiza√ß√£o da sua casa pra quem quisere ver.

Por isso que é recomendado apagar os dados EXIF antes de compartilhar qualquer foto online, porque você não tem garantia que a plataforma que você está fazendo o upload faz o trato do EXIF antes de publicar.
No Android tem apps específicos pra isso também, como o Scrambled Exif:

Quando você faz backup na nuvem, os dados EXIF também são mantidos e, claro, as plataformas vão ter acesso a esses dados. Parece que o Google e a Apple, pelo menos, usam os dados EXIF pra ajudar a catalogar as fotos, mas é improvável que eles não estejam coletando esses dados pra alguma outra coisa também. O Facebook muito provavelmente usa esses dados pra outra coisa além de organizar suas fotos.
Algumas plataformas também dão a opção de compartilhar fotos sem os EXIF, mas eu acho que a maioria das plataformas não faz isso por padrão, então você tem que marcar uma opção pra fazer isso.

1 curtida

o problema que hoje em dia, quase tudo tem haver com fotos, est√° tendo GPS como padr√£o, at√© as c√Ęmeras DSLR

quando eu usava android, eu usava o app da ObscuraCam , tinha outro também da guardian project, mas não lembro o nome

1 curtida

Conhece alguma rede social que mantem os dados exif acessíveis as outras pessoas?

1 curtida

Das grandes do ocidente (Facebook, Instagram, Twitter), muito provavelmente todas removem quando tornam a foto p√ļblica.
As grandes do oriente (principalmente as chinesas e russas) eu n√£o sei.
As outras que come√ßaram a crescer nos √ļltimos anos eu tamb√©m n√£o sei, mas n√£o me surpreenderia se alguma delas mantenham.

Algumas das redes com um foco maior em fotografia parece que não removem, como o Flickr. O Pinterest parece que também mantinha, mas não sei se mudaram.

2 curtidas