Como desativar o uso de memória virtual no Windows 11?

Oi, tudo bom? alguém poderia me esclarecer algumas dúvidas?

Essa memória virtual; ela é de paginação, memória compartilhada (GPU), ou o quê? Não tem como desativar? Aumentar? Ela parece ser espelho da memória, mas acredito que esteja no armazenamento. Isso não diminui o ciclo do SSD?

Hello.
São coisas diferentes.
Memória virtual basicamente é como se fosse uma memória RAM, porém o sistema pega emprestado da unidade de armazenamento seja HDD ou SSD.
Não é bom desativar, tem programas que dependem disso ou bugam com isso desabilitado, inclusive, o próprio Windows se não me falha a memória depende disso para anotar os erros das telas azuis.
Memória compartilhada com a GPU é quando sua memória seja virtual ou física é compartilhada com a GPU logo após a memória de vídeo da GPU acabar, se não me engano talvez tenha como desligar isso na BIOS, mas não é bom desligar também, quando a memória de vídeo é esgotada, o sistema solicita a memória RAM física ou virtual, porém isso torna um gargalo no sistema caso aconteça, pois a memória RAM é mais lenta do que a memória de vídeo (VRAM) porém igual não é bom desabilitar pois é melhor ter um gargalo ali do que o jogo simplesmente bugar todo logo de cara por que não conseguiu carregar todas texturas.
Arquivo de paginação é um arquivo que o Windows salva e acessa a todo momento dentro da unidade de armazenamento para agilizar o sistema, a um tempo atrás era muito utilizado e recomendado por tutoriais habilitar o arquivo de paginação em pendrives para supostamente aumentar a velocidade do sistema, basicamente é sua memória RAM virtual.
O desgaste do SSD é pífio comparado as vantagens que você pode ter.

1 curtida

E se o seu desktop/notebook tiver ssd nvme, a memória virtual poderá ser de grande valia para máquinas com 8gb ram.

Se tiver 4gb de ram, tendo ssd (preferível o nvme), pode ser até melhor aumentar o tamanho dela.

Pra desabilitar o melhor seria com máquinas com 32gb ram, ou acima disso. E mesmo assim, dependendo dos programas que são rodados nela.

1 curtida

Memória virtual é só o swap, memória de paginação/troca. Onde dados e coisas não essenciais são jogados quando precisa-se de mais memória RAM pros programas que tu tá rodando… ela não é espelhada. E sim, ela pode reduzir a durabilidade dos SSDs… porém os SSDs atuais de qualidade razoável (nada de Western Green e tier garbage de SSD) tem uma boa durabilidade. Então nem precisa se preocupar com isso.

Não é compatilhada com GPU. Até tem como desativar, mas com 8GB de RAM e Windows10/11, eu recomendaria tu não reduzir ou desativar, eu colocaria 16GB ou 32GB de SWAP dependendo do teu uso. (Ou deixa em automático que o Windows faz isso sozinho)

Mas se mesmo assim tu quiser fazer isso… aperta winkey+r => SystemPropertiesPerformance.exe
Aba avançado, memória virtual → Alterar. (Recomendo deixar marcado o primeiro box dessa janela)

Depende do uso… hahaha
image

1 curtida

Obrigada pessoal! Acho que entendi. Eu cheguei a desabilitar; mas, não consegui nem abrir 5 abas no Chrome. :sweat_smile:

Eu lembro de ter feito isso no Windows 10, em um notebook limitado, e ganhei mais performance. Mas como o notebook já era limitado, de qualquer maneira não conseguiria fazer muita coisa; e processos em segundo plano já era limitado mesmo. Talvez, com 32 GB de memória, realmente seja viável.

Por aí, mas dependendo muito do uso da máquina.

Com os ssd nvme (me arrisco a dizer que até mesmo com os ssd sata) essa questão da memória virtual, como regra geral, é para esquecer e deixar o sistema trabalhar com o swap normalmente.

Só nos antigos hd é que, em se tendo mais gb de ram (de 16 para cima), conseguiria aumento de desempenho.

Mas é um caso a caso e cada um, com o seu caso.

1 curtida