Oi, tudo bom? alguém poderia me esclarecer algumas dúvidas?
Essa memória virtual; ela é de paginação, memória compartilhada (GPU), ou o quê? Não tem como desativar? Aumentar? Ela parece ser espelho da memória, mas acredito que esteja no armazenamento. Isso não diminui o ciclo do SSD?
Hello.
São coisas diferentes.
Memória virtual basicamente é como se fosse uma memória RAM, porém o sistema pega emprestado da unidade de armazenamento seja HDD ou SSD.
Não é bom desativar, tem programas que dependem disso ou bugam com isso desabilitado, inclusive, o próprio Windows se não me falha a memória depende disso para anotar os erros das telas azuis.
Memória compartilhada com a GPU é quando sua memória seja virtual ou física é compartilhada com a GPU logo após a memória de vídeo da GPU acabar, se não me engano talvez tenha como desligar isso na BIOS, mas não é bom desligar também, quando a memória de vídeo é esgotada, o sistema solicita a memória RAM física ou virtual, porém isso torna um gargalo no sistema caso aconteça, pois a memória RAM é mais lenta do que a memória de vídeo (VRAM) porém igual não é bom desabilitar pois é melhor ter um gargalo ali do que o jogo simplesmente bugar todo logo de cara por que não conseguiu carregar todas texturas.
Arquivo de paginação é um arquivo que o Windows salva e acessa a todo momento dentro da unidade de armazenamento para agilizar o sistema, a um tempo atrás era muito utilizado e recomendado por tutoriais habilitar o arquivo de paginação em pendrives para supostamente aumentar a velocidade do sistema, basicamente é sua memória RAM virtual.
O desgaste do SSD é pífio comparado as vantagens que você pode ter.
Memória virtual é só o swap, memória de paginação/troca. Onde dados e coisas não essenciais são jogados quando precisa-se de mais memória RAM pros programas que tu tá rodando… ela não é espelhada. E sim, ela pode reduzir a durabilidade dos SSDs… porém os SSDs atuais de qualidade razoável (nada de Western Green e tier garbage de SSD) tem uma boa durabilidade. Então nem precisa se preocupar com isso.
Não é compatilhada com GPU. Até tem como desativar, mas com 8GB de RAM e Windows10/11, eu recomendaria tu não reduzir ou desativar, eu colocaria 16GB ou 32GB de SWAP dependendo do teu uso. (Ou deixa em automático que o Windows faz isso sozinho)
Mas se mesmo assim tu quiser fazer isso… aperta winkey+r => SystemPropertiesPerformance.exe
Aba avançado, memória virtual → Alterar. (Recomendo deixar marcado o primeiro box dessa janela)
Obrigada pessoal! Acho que entendi. Eu cheguei a desabilitar; mas, não consegui nem abrir 5 abas no Chrome.
Eu lembro de ter feito isso no Windows 10, em um notebook limitado, e ganhei mais performance. Mas como o notebook já era limitado, de qualquer maneira não conseguiria fazer muita coisa; e processos em segundo plano já era limitado mesmo. Talvez, com 32 GB de memória, realmente seja viável.
Com os ssd nvme (me arrisco a dizer que até mesmo com os ssd sata) essa questão da memória virtual, como regra geral, é para esquecer e deixar o sistema trabalhar com o swap normalmente.
Só nos antigos hd é que, em se tendo mais gb de ram (de 16 para cima), conseguiria aumento de desempenho.