Como dar certo no YouTube?

Queria saber dicas para iniciar no YouTube sem gastar muito dinheiro em equipamentos. Tem segredo? Basta apenas celular? Precisa investir em áudio e vídeo? Algo mais?

Fiz as perguntas porque tenho sonho de ser youtuber desde 2010, mas não coloquei na prática por receio em fracassar.

Acompanha as livre de entrevista do Marcel Campos no YouTube, lá vai convidados de diferentes nichos e sempre dão dicas e pode ser bom ter contato com diferentes pontos de vista.

Fracassar é inevitável, mas o que o fará ter sucesso é perseverar e ter resiliência.

Existem diversos canais no YouTube sobre vídeo e fotografia, comece a acompanhá-los se já não o faz, e absorva os conceitos básicos.

Comece a gravar os vídeos para você, e coloque em prática estás novas skills (iluminação, áudio, postura em frente às câmeras, pauta e edição).

Isso irá ajudar a identificar problemas básicos que comprometam a experiência de assistir um vídeo. Comece a praticar, e assim que decidir que é algo que você quer levar a diante, vá em frente. O importante é você tomar uma atitude.

6 curtidas

Em tese, só com o celular já basta.

Você precisa ver se consegue editar vídeos com ele.

1 curtida

Entendi. O celular precisa ter memória de 64GB?

O aparelho precisa ter espaço suficiente para a qualidade e tempo que irá gravar o vídeo. Quem vai saber dizer isso é você, assim que começar a por em prática os seus testes. Tudo depende do seu projeto.

Agora que 64GB é pouco, é. Provavelmente a cada vez que finalizar um projeto, terá que subir ele e apagar do aparelho (armazenar em nuvem, hardware externo).

2 curtidas

Sem ser chato, mas usar o microfone do fone de ouvido estaria no patamar decente de áudio?

Eu diria aceitável. Se puder comprar aqueles microfones de lapela fica melhor. Tem no ML e eh baratinho

2 curtidas

Ok. Se iniciasse a carreira, não iria mostrar meu rosto, tampouco placa de 100k inscritos (quase certo e se conseguir)! Falaria temas relacionados à cultura pop e tecnologia.

De que fone de ouvido está falando ? Mas via de regra, não.

Geralmente o microfone do smartphone é melhor. Você pode usá-lo e inserir o áudio posteriormente.

Áudio é a parte mais importante. As pessoas podem olhar para uma imagem estática, mas não ficam nem 1 min em um vídeo com áudio de latinha. Mesmo que seu equipamento não seja bom, tente preparar o ambiente para reduzir ecos, estática.

1 curtida

Fone de ouvido P2 Asus!

Sendo bem sincero, é complicado um canal onde o criador de conteúdo não aparece. Fica até mais difícil de gerar engajamento, porque não gera identificação facilmente. Hoje essas plataformas evoluíram e meio que requerem um rosto, uma identidade, ainda mais quando o canal é pessoal e você ainda está na fase de criar uma audiência.

Para não mostrar o rosto, você vai precisar criar outra âncora que forneça esse fator de identificação.

1 curtida

Essa parte não entendi. Poderia explicar-me?

As pessoas estão em uma constante busca por identificação e se você não der a elas algo que crie esse vínculo, pode ter a melhor qualidade técnica que ainda assim não irá se destacar. Esse vínculo na maioria das vezes acaba sendo a imagem do criador de conteúdo, e é o meio mais orgânico de gerar essa identificação.

Quando você remove esse rosto da equação, precisa substituir por outra coisa. É tudo sobre se conectar com a sua audiência. O YouTube é uma plataforma majoritariamente visual. Então se alguém abre um vídeo e não vê quem está falando, precisam encontrar outra coisa em que possam se ancorar e criar essa identificação com o canal.

No podcast essa identificação ocorre através da voz e de um bom storytelling. No YouTube o core da plataforma é visual. Você precisa se conectar com a sua audiência, e a forma mais orgânica, é a sua identidade, que naturalmente carrega sua personalidade; linguagem corporal e expressões faciais. Na falta disso, você precisa transferir esse fator de identificação para outra coisa. E essa coisa é parte do que fará o seu canal ser lembrado.

5 curtidas

Concordo com tudo q o Douglas falou. Se prefere não mostrar seu rosto, pode fazer um blog*.

Vale lembrar que tem alguns canais extremamente de nincho e que o autor não mostra o rosto. Ex. Dicas de Windows, tv box e etc.

*eu ainda sou um usuário recorrente de blogs e leitura por rss

2 curtidas

Seu primeiro vídeo vai ficar péssimo, independente da qualidade da câmera ou microfone. Se você olhar os primeiros vídeos de qualquer canal grande vai ver que eram bem ruins, mas eles começaram mal e foram melhorando, então comece agora e melhore com o tempo.
Faça um roteiro com tópicos e grave um vídeo pra testar, edite e veja como ficou o resultado final. Se não gostar, é só deletar e tentar de novo.

Não se preocupe com câmera no início, pode gravar com o celular, uma boa iluminação e um bom áudio são muito mais importantes que a qualidade da sua câmera. Hoje em dia a maioria das pessoas consome vídeos pelo celular, então full HD já é suficiente pra começar um canal.

E a chance do seu canal não ter sucesso é enorme, pois ser YouTuber é igual ser jogador de futebol, muitos tentam, poucos se dão bem.

2 curtidas

E não adianta só ser persistente, tem um canal no Youtube de um cara chamado Emerson Martins, eu conheci o canal dele quando estava pesquisando sobre a Austrália e vi que ele mora em Sydney. Basicamente o cara grava vídeos pro YouTube há 10 anos, produz vários vídeos por mês e mesmo sendo muito persistente o canal dele não cresce.

E mesmo que você venha a ficar famoso, saiba que a fama pode ser passageira e depender de uma única plataforma é muito arriscado.
O Guilherme Gamer teve uma fama expressiva no início, época em que o Youtube Gamer era muito forte e pagava bem, mas aí ele fez um vídeo sobre política e cancelaram ele. O cara continuou tentando por vários anos voltar ao sucesso e mesmo com um canal de 1 milhão de inscritos os vídeos dele raramente passam de 10k.

1 curtida

Dei uma olhada no site socialblade.com sobre lucro estimado do canal, e parece não ter retorno positivo!

Como funciona o roteiro? Escrevo no papel e decoro por partes?

Vou levantar um outro viés desta discussão:

Você tem o sonho de ser YouTuber, ser famoso ou ser rico?
Antes de qualquer coisa relacionada a equipamentos, roteiro, tema do canal, o mais importante é ter definido um objetivo muito mais primário do que simplesmente “ter um canal”.

Digo isso pois muitos dos que tem canais de sucesso hoje em dia, e que começaram já há um bom tempo, quase sempre falam a mesma coisa: usou o espaço para dar voz aos seus pensamentos. O Leon do Coisa de Nerd começou fazendo gameplay, porque era algo que quase não existia em português. Já o Marques do MKBHD começou falando das coisas tecnológicas dele, que à época, também não era comum. Enquanto a Lorelay Fox (ou Danilo), começou a usar o espaço pra falar da vivência de uma drag e do meio LGBTQIA+.

Meu ponto principal é pra você definir de fato qual é o seu sonho. Não há problemas em querer ser famoso, ou ser rico, até porque tem muitos canais que os donos já começaram com essa ideia e se deram bem, assim como milhares “morreram na praia”.

Mas eu acho que você não tem sonho em ser YouTuber no sentido literal da palavra, pois se você tivesse, já teria usado o espaço pra dar voz aos seus pensamentos, independente se vai ter a melhor câmera, melhor microfone ou melhor editor.

É totalmente legítimo o sonho em ficar rico (?) ou conhecido, mas no caso o YouTube será apenas o meio, não o reason why, assim como existe os influencers de Instagram ou de TikTok.

3 curtidas

se vc não quer mostrar o rosto vc pode criar um vtuber tbm.

3 curtidas