Alguem pode me ajudar? Estou tentando trocar o hd do meu Dell e instalar o Windows11, mas nao consigo dar boot pelo pendrive, há alguma solução?
Como você não deu o modelo específico do notebook e nem especificou o que você já tentou, eu vou dar os passos genéricos que deve servir para a maioria dos computadores.
Geralmente você entra no BIOS apertando algum dos F (geralmente o 12) ou ESC logo que liga o notebook.
Espeta o pendrive, liga o notebook e fica apertando F12 e ESC constantemente pra ver se entra na BIOS. Se não entrar, tenta as teclas F1, F2, F8 ou F11, as vezes o seu modelo usa alguma outra tecla.
Lá você deve ter algum lugar pra definir por onde vai dar boot. Se o pendrive não estiver aparecendo, experimente espetar o pendrive em outra porta USB (desliga, tira o pendrive, espeta na outra porta e repete o processo).
Se mesmo assim não aparecer, tenta usar outro pendrive.
Dá uma olhada na BIOS pra ver se o Secure Boot está ativado. Se estiver, desative-o.
Depois, coloque o pendrive bootavel em alguma porta USB, pressiona e segura a tecla F12 e liga o notebook. Vai aparecer o menu de boot. Seleciona o USB que está o pendrive e dá enter.
tem de usar a ferramenta oficial da microsoft pra criar o pendrive, ou uma que suporte boot uefi, a maioria ainda estão presas em boot legacy.
Err, não. Ainda mais que ele quer instalar o Windows 11.
Em Dell (pelo menos no meu 5491 2n1 é) você usa a tecla F12 no boot pra escolher o dispositivo de boot.
Felizmente isso deve mudar em breve. Tive contato com um Acer e com um Dell usando CPUs de 11ª geração da Intel e o CSM, junto com outras opções de boot legacy, foram completamente removidas…
Não me referia aos computadores presos em opção legacy, me refiro as ferramentas de criar os pendrive, mesmo com a extinção dessa opção nos computadores novos, ainda deve levar um bom tempo até que as ferramentas sejam totalmente adaptadas.
Rufus é muito melhor em comparação com a ferramenta da Microsoft
Engraçado que nunca tive problema com a ferramenta oficial, e já tive com o Rufus e todas as outras que usei, como Yumi e e2b. São raros os problemas, mas já tive.
Com computadores novos suportando apenas UEFI, a pressão para atualizar essas ferramentas vai ser maior, visto que os usuários começarão a reclamar que não tá funcionando ou então vão partir para outro concorrente que suporte UEFI…
Num universo onde tu não paga pelas ferramentas, partir para concorrentes não chega a ser um problema para o desenvolvedor, as vezes os custos envolvidos pra quem mantem aquele projeto atualizar ele não vão ter retorno.
eu já tive problemas com instalador do windows, mas era em Pc que não suportada uefi, rufus que solucionou.
mas não é perfeito, já tive problemas que etcher que solucionou
Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.