Como dar boot pelo USB nos notebooks Dell

Alguem pode me ajudar? Estou tentando trocar o hd do meu Dell e instalar o Windows11, mas nao consigo dar boot pelo pendrive, há alguma solução?

Como você não deu o modelo específico do notebook e nem especificou o que você já tentou, eu vou dar os passos genéricos que deve servir para a maioria dos computadores.

Geralmente você entra no BIOS apertando algum dos F (geralmente o 12) ou ESC logo que liga o notebook.

Espeta o pendrive, liga o notebook e fica apertando F12 e ESC constantemente pra ver se entra na BIOS. Se não entrar, tenta as teclas F1, F2, F8 ou F11, as vezes o seu modelo usa alguma outra tecla.

Lá você deve ter algum lugar pra definir por onde vai dar boot. Se o pendrive não estiver aparecendo, experimente espetar o pendrive em outra porta USB (desliga, tira o pendrive, espeta na outra porta e repete o processo).
Se mesmo assim não aparecer, tenta usar outro pendrive.

1 curtida

Dá uma olhada na BIOS pra ver se o Secure Boot está ativado. Se estiver, desative-o.

Depois, coloque o pendrive bootavel em alguma porta USB, pressiona e segura a tecla F12 e liga o notebook. Vai aparecer o menu de boot. Seleciona o USB que está o pendrive e dá enter.

1 curtida

tem de usar a ferramenta oficial da microsoft pra criar o pendrive, ou uma que suporte boot uefi, a maioria ainda estão presas em boot legacy.

Err, não. Ainda mais que ele quer instalar o Windows 11.

Em Dell (pelo menos no meu 5491 2n1 é) você usa a tecla F12 no boot pra escolher o dispositivo de boot.

1 curtida

Felizmente isso deve mudar em breve. Tive contato com um Acer e com um Dell usando CPUs de 11ª geração da Intel e o CSM, junto com outras opções de boot legacy, foram completamente removidas…

Não me referia aos computadores presos em opção legacy, me refiro as ferramentas de criar os pendrive, mesmo com a extinção dessa opção nos computadores novos, ainda deve levar um bom tempo até que as ferramentas sejam totalmente adaptadas.

2 curtidas

Rufus é muito melhor em comparação com a ferramenta da Microsoft

1 curtida

Engraçado que nunca tive problema com a ferramenta oficial, e já tive com o Rufus e todas as outras que usei, como Yumi e e2b. São raros os problemas, mas já tive.

1 curtida

Com computadores novos suportando apenas UEFI, a pressão para atualizar essas ferramentas vai ser maior, visto que os usuários começarão a reclamar que não tá funcionando ou então vão partir para outro concorrente que suporte UEFI…

Num universo onde tu não paga pelas ferramentas, partir para concorrentes não chega a ser um problema para o desenvolvedor, as vezes os custos envolvidos pra quem mantem aquele projeto atualizar ele não vão ter retorno.

1 curtida

eu já tive problemas com instalador do windows, mas era em Pc que não suportada uefi, rufus que solucionou.

mas não é perfeito, já tive problemas que etcher que solucionou

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.