Como criar o próprio site?

Boa tarde pessoal, estou com a intenção de ter um site próprio, para divulgação dos serviços profissionais e um blog.

Não atuo na área de tecnologia e n tenho qualquer conhecimento a respeito. Gostaria de ajuda dos nobres colegas.

Claro, pretendo procurar algum profissional pra fazer o leiaute, mas gostaria de maires informações a respeito, quais passos seguir, etc., como onde comprar o domínio, onde hospedar, o que mais preciso fazer… ajuda para criar e-mail personalizado com o domínio…

Você pode fazer de duas maneiras:

Criar seu próprio site com CMS existem vários nesse mercado Wordpress, Joomla etc com layout e design de vários modelos prontos.

ou contratar uma Agência digital que crie o site pra você.

recomendo o GoDaddy pois lá você poderá contratar tudo que vai precisar para seu site, como hospedagem e endereço de domínio. Ele tambem possui aqueles serviços de criar site no estilo “arrastar e soltar”.

Domínios com terminações .br você pode comprar direto na fonte: https://registro.br

Domínios com outras terminações, .com por exemplo você poderá utilizar o Google Domains: Página inicial – Google Domains

Se for um site simples, você pode cadastrar o seu negócio no Google Meu Negócio e pode montar ele de forma simples por lá mesmo, depois só configurar o domínio comprado.

Se precisar de um site mais avançado, com algum tipo de recurso ai aconselharia a contratar um profissional da área.

Sobre hospedagem, recomendo dar uma conferida nesse tópico, pessoal já deixou várias dicas (eu incluso):

Mas se a sua necessidade for mais simples, existem serviços onde você pode subir um blog sem precisar se preocupar com hospedagem própria. Ex: wordpress.com e medium.com.

O segundo te dá menos controle sobre o layout, mas em ambos dá pra usar um domínio próprio.

1 curtida

Se o seu objetivo com a empreitada for pegar alguma experiência na parte técnica da coisa, como por exemplo, passar a entender um pouco de HTML, CSS, banco de dados, domínios, etc e tal, o caminho é esse mesmo indicado pelos colegas acima: compra um domínio, assina um host, compra um layout semi-pronto no Bootstrap e enfia a cara em material técnico.

Agora, se sua necessidade é marcar presença profissional na web com possibilidade de colher frutos; se você espera fortemente que o site lhe renda algum retorno (contatos, vendas, serviços, etc), daí o caminho precisa ser outro. O site tem que ser pensado em sua usabilidade, design, conteúdo, atualizações, SEO, sistema de e-commerce (se for vendas) e tudo mais. Contrate um profissional de marketing digital.

Você também pode usar serviços/plataformas para criação de sites completos, com blog e até integração com e-commerce, sem mexer em uma linha de código, como o https://webflow.com/ e o https://pt.wix.com/ :slight_smile:

2 curtidas