Como combinar roteador da operadora com um dispositivo mesh?

Pessoal, tudo bom?

Andei pesquisando bastante, mas não achei tantos conteudos e nem nenhum passo a passo para tentar fazer sozinho, então to precisando muito de uma ajuda.

Basicamente eu tenho um roteador da operadora Claro/Net aqui em SP que já utiliza tecnlogia mesh, eu tenho uma rede só em casa e meus dispositivos mudam automaticamente de frequencia.

Porém em alguns comodos aqui de casa o sinal é fraquissimo e até não chega dependendo do local, por conta disso eu comprei dois dispositivos da Xiaomi AX3000 para ampliar esse sinal. Mas quando eu fui fazer a configuração dele, ele acabou criando uma nova rede, como se fosse um novo gateway. Aí ficou dessa forma:

  • Rede_Operadora
  • Rede_Xiaomi_Mesh

Como eu faço para o Xiaomi utilizar o mesmo sinal da operadora e amplificar apenas? Vi que tem diversos tipos de configuração: bridge, ap, etc. Mas sou leigo neste assunto de redes.

Obrigadão!

Pelo que me lembro os dispositivos tem que ser da mesma marca, porém posso estar enganado.

1 curtida

Só é possível se ambos os aparelhos tiverem o certificado WiFi Easy Mesh, caso contrario apenas aparelhos de uma mesma marca.
Acho mais fácil vc desligar o wifi da claro e ficar só com os xiaomi

1 curtida

Entendi, achei que por ser “mesh”, todos conversariam entre si facilmente. Como saber se possuem o certificado WiFi Easy Mesh?

E caso possuem, quais informações/configurações eu precisaria passar do roteador da Claro para o dispositivo mesh da Xiaomi? Pois é o tipo de informação que eu não encontrei em lugar nenhum.

Saberia me dizer como desligar o wifi da claro também por favor?

Entre nas configurações do modem da Claro e deaabilite o wi-fi dele.

Agora configure o wi-fi pelo Xiaomi.

Só isso!

Entendi, obrigado!

Como saber se possuem o certificado WiFi Easy Mesh?

E caso possuem, quais informações/configurações eu precisaria passar do roteador da Claro para o dispositivo mesh da Xiaomi?

na hora de comprar o roteador essa informação deve estar nas especificações, além da caixa poder ter um logo da WiFi Alliance com a frase Wi-Fi CERTIFIED EasyMesh.
Para configurar pode variar um pouco de acordo com o modelo dos roteadores usados, alguns usam o botão WPS para isso, outros vem com um botão Mesh e em outros vc tem que configurar via painel de configurações do roteador.

Eu jogo o modem da operadora em bridge porque geralmente o sinal é uma desgraça só… (se bem que esse ultimo que a Claro deixou aqui até é decente, mas eu joguei em bridge pela força do hábito… hahaha)

No caso, aqui eu desligo as redes Wi-Fi do modem da operadora, jogo o modem pra bridge, enfio o roteador via ethernet e configuro o roteador como indicado no site da operadora… ai no segundo aparelho, é só colocar para repetir o sinal ou ligar por ethernet. (caso tu precise configurar o modem, nem precisa resetar: os da claro por exemplo mudam de 192.168.0.1 pra 192.168.100.1, só jogar o ip que acessa mesmo não estando na mesma rede. alguns modems mudam a porta do 80 pra 8080)

Aparentemente o meu Intelbras Action RG1200U consegue repetir sinais do da operadora que é um xingling disconnector 3000.

@Keaton, obrigado pelos pontos! Acabei ligando pra Claro pra pegar aqueles 2 pontos repetidores mesh pra ver o técnico conseguiria me ajudar de alguma forma rs

Pra que serve o modo bridge? Procurei aqui, mas não entendi nada :frowning_face:

Com essa configuração que você fez, você manteve apenas o seu Intelbras então? Desativou o modem da operadora que transmitia sinal?

Eu achei que podia manter o da operadora e um dispositivo mesh ampliaria esse sinal somente.

1 curtida

Praticamente simplesmente tira a parte roteador do roteador e faz o aparelho servir apenas como uma ponte entre a operadora e o teu roteador (os Xiaomis).

Não, desativei o roteamento do router da operadora. Tu precisa manter ele ali. hahaha

Tem como compartilhar link dessa parte? o roteador/modem da claro que tenho tem a opção, mas quando coloco fico sem rede, na época tentei achar no site e até liguei para lá e não encontrei meio para resolver o problema.

Ué… mudei agora e deu certo apenas ativando, dá para sentir a diferença…

Só colocar a conexão no roteador Wi-Fi como IP Dinamico. (Ao menos no Claro é só fazer isso. No VIVO era PPPoE pelo que lembro. Por isso que eu digo pra olhar o site da operadora… Também depende do tipo de internet que tu tem. O meu é fibra até o armário, coaxial do armário pro modem… nem lembro o nome disso.)

Confesso que estou totalmente perdido para saber se consigo usar o dispositivo da Xiaomi como extensor do meu roteador da Claro ou não rs

Ou se vocês possuem alguma indicação de algum outro dispositivo para que eu possa usar como “repetidor” mesh, sem desligar o sinal wifi da Claro.

Se alguém tiver o conhecimento, ajuda por favor! :slight_smile:

A melhor resposta é: não.
Só dispositivos de mesma marca e tipo conseguem fazer mesh.

Com o wifi da Claro você pode usar um repetidor, mas não será a mesma coisa que mesh.

A alternativa mais simples: ligue o Xiaomi como uma rede wi-fi secundária e teste o alcance, possivelmente só com ele já vai resolver seu problema.

@xavier era exatemente isso que eu queria saber, obrigadão!

Quando você diz para eu ligar o Xiaomi com uma rede wifi secundaria, é pra usar o dispositivo com um “novo” roteador gateway ou até mesmo um roteador proprio da xiaomi utilizando o roteador da Claro pra enviar esse sinal e depois adicionar os mesh na malha?

Você não precisa necessáriamente desligar o Wi-Fi da Claro (eu desligo pq fica feio e o sinal é fraco)… pode usar um dos teus roteadores Xiaomi via ethernet numa rede nova e repetir o sinal com o outro Xiaomi.

Um dos motivos pelo qual você deve, mas não precisa, desligar o wi-fi da Claro, é que o chip que controla a rede como um todo é único (via de regra nos modens baratos e xinglings - não posso afirmar nos das últimas gerações).

Dessa forma, deixando o wi-fi da Claro ligado, vai perder capacidade de processamento na rede. Fora a questão da interferência dos sinais.

Mas, a rigor, não precisa desligar o wi-fi da Claro.

O modem novo da Claro é capaz de lidar com o Wi-Fi ligado, mas pelo que eu percebi esquenta um tanto a mais. A questão de poluição dos sinais é mais importante. Principalmente se tu vive numa cidade como Sampa.

Sim, ligue o AX3000, e com o cabo de rede saia da porta Lan do modem da Claro e na porta Wan do Xiaomi.
Ele vai criar uma nova rede wi-fi, independente. Teste em todos os cômodos da casa, se o alcance foi melhor (provavelmente é, tem 4 amplificadores de sinal. Se for a versão chinesa, é ainda mais potente).

Se após os testes você notar que sim, ele te fornece um wi-fi melhor, aí você se preocupa com os outros itens que falaram aqui.

1 curtida

@xavier @crmuniz + Keaton, desabilitei o wifi da Claro e mantive só o da Xiaomi e deu super certo!

Caso tenham alguma outra recomendação, me avisem por favor. Essa parte de redes é muito complexa.

Eu vou usar dispositivos inteligentes em casa e vi que a recomendação é deixar eles conectados na rede 2.4GHZ, mas se eu separar a rede, meus outros dispositivos não irá fazer o roaming automaticamente né? Então não sei como fazer essa pate ainda também.