Como cadastrar o seu Pix com segurança no banco e aplicativos

Originally published at: Como cadastrar o seu Pix com segurança no banco e aplicativos – Finanças – Tecnoblog

Escolha cadastrar as chaves do Pix pelo aplicativo do banco, para evitar fraudes relacionadas ao novo sistema de pagamentos

1 curtida

Não totalmente relacionado ao ponto da matéria, mas ainda um ponto válido.

O que me garante que alguem não vai na operadora, pega um chip virgem com meu numero se passando por mim e vai trocar meu PIX pra uma conta dessa pessoa? Mesma coisa pra CPF, tem alguma validação antes de vincular meu cpf pra alguma conta?

Email da pra ativar two factor autentication, então uma vez que eu cadastrei um email com isso estou mais seguro que nas outras opções, mas ainda vejo como algo bem inseguro.

CPF só é pra dar pra vincular o mesmo número do titular da conta.

Já o número do celular é do interesse da operadora impedir que alguém consiga transferir uma linha qualquer de terceiros para outro chip. Porque se não protegerem isso, o cliente pode (e deve) entrar com processo contra a operadora.

2 curtidas

Nada impede que abram uma conta falsa sua com seu nome. Só precisa de uma foto do seu documento (falsificado ou um que você perdeu) e uma selfie (pega nas suas redes sociais) e pronto, uma conta com seus dados em poder de terceiros.

E sobre a operadora, há varios casos disso acontecendo, tanto que 2FA não é recomendado ser feito por numero de celular porque a operadora é um elo fraquissimo.

Bom de toda forma se alguém fizer um SIM Swap com seu número e conseguir “sequestrar” sua chave vinculada ao celular, quando solicitar pagamento a um amigo ou parente seu quando a pessoa digitar a chave que no caso é o seu celular, vai ver que os dados bancários não são os seus (ou pelo menos deveria ver), cabe as pessoas terem um mínimo de atenção e cuidado.

2 curtidas

O risco de fraude existe independente do sistema hoje em dia.

Se quiser um sistema totalmente blindado contra fraudes, vai ter um sistema altamente burocrático, pouco prático e que ninguém vai usar.

1 curtida

O banco que você cadastrou a chave.

Quando alguém tentar cadastrar, vai acusar no seu banco que tem outro tentando cadastrar a chave. Você pode negar.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.