Como a Amazon ocupou o espaço das grandes livrarias

1 curtida

Eu acredito que a Amazon veio no timming perfeito.

A Dupla de Lojas iria cair de um jeito ou de outro pelos tropeços que já vinham cometendo com fornecedores, clientes e principalmente funcionários. Aqui mesmo tem post denunciando os bastidores de uma das livrarias envolvidas.

A empresa do Tio Bezos apenas acelerou o processo de enterro da Saraiva e da Livraria Cultura que já criaram a própria cova.

5 curtidas

Livrarias tinham seu espaço, porem era muito politizada e claro a ideia de esperar chegar algo que vc foi comprar ja pra ter em maos, acaba levando o cliente pro meio digital.
Eu ainda compro edicoes atualizadas de medicina em loja fisica, prefiro ver em maos do que esperar chegar, porem no center norte tem uma loja que segue o padrao citado no começo, porem ainda acho que procuro na hora.

1 curtida

A Amazon praticamente domina o mercado de livros por algumas razões: o preço dos livros, iniciativas como o Prime Reading e o Kindle Unlimited que ajudam na popularização da leitura de ebooks. No caso dos livros físicos, a agilidade na entrega e os preços.
Praticamente não temos concorrência com a Amazon no setor de ebooks. O Skeelo lançou recentemente uma loja de ebooks, mas o catálogo ainda é baixo comparado à Amazon. Iniciativas de assinatura de ebooks nacionais tem surgido para amenizar a crise no mercado editorial. Os livros do PNLD tem ficado gratuitos para professores, que divulgam os PDF’s na web, sinal de que a crise no mercado editorial atingiu também a área educacional.

4 curtidas

Nos EUA a Amazon dominou em tudo, não só livrarias. As lojas pequenas estão falindo aos montes.

1 curtida

A Amazon segue uma tática simples dumping.

Dumping simples assim.

Não tem segredo não tem textão.
Ela faz isso desde quando nasceu.
E em todo país que entra

Não é questão de textão, é questão de trocar ideias e analisar diferentes pontos de vista.

A Amazon é tão referência para mim que, quando eu vou em uma livraria física, eu já fico com o celular na mão para comparar os valores, já sabendo que os valores serão, pelo menos, minimamente menores na Amazon. Não tem jeito.

Eu nem tenho acompanhado tanto o mercado de livros, porque eu mal estou lendo a pilha que eu tenho em casa, mas um ou outro acaba chamando sua atenção quando você entra no site da Amazon e, geralmente, são os livros que estão na porta da frente de uma livraria física e os valores assustam de tão altos. Confesso que eu acho que a palavra competição perde até o sentido nesse ponto.

2 curtidas

Nessa questão do preço, não tem jeito, mesmo. A Amazon é quem tem condições de dar descontos maiores, e nesse momento a tendência é que isso fique ainda mais visível. O preço do papel não para de subir, e com isso o preço de capa do livro sobe junto… Tecnocast 235 – Nem o papel escapou da inflação – Tecnoblog

2 curtidas

Não tem competição com a Amazon. Isso que caracteriza o dumping.

Bom eu encotrei uma difinição de Dumping:

é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus 
produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo 
para outro país

Se estiver de acordo, eu discordo totalmente do que foi dito por ti. Tanto como a Saraiva como a Livraria Cultura, já tinham dividas absurdas e não conseguiam atender os prazo de pagamento das editoras bem antes da Amazon notar o Brasil como um possível mercado atrativo. Foram anos e anos acumulando dividas, pedindo empréstimos com uma pressa absurda de fazer lojas cada vez maiores. Péssimo ocontrole de estoque, do que era vendido, repasse para as editoras e tudo o mais…se a Amazon tivesse cagado para o Brasil, a recuperação judicial das duas poderia ter demorado um pouco mais, apenas um pouco mais, para acontecer.

A Amazon não quebrou as duas com uma concorrência “desleal” e foi exatamente essa situação das duas que permitiu com que a Amazon se colocasse na posição que tem hoje.

Sobre a questão da venda dos produtos por um valor que poderia ser considerado justo ou não, nesse ponto a Amazon e qualquer outra livraria trabalha com uma margem com as Editoras, mais ou menos da seguinte forma “meu valor minimo é esse” exatamente para ser justo. A Amazon eu entendo que trabalha com margens bem pequenas se comparado a uma Saraiva e uma Livraria Cultura da vida, ainda mais que para duas que ainda tem livrarias enormes, seus custos com distribuição deviam ser surreais no final da conta para colocar um livro na prateleira.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.