Como a Amazon lucra com o Amazon Prime?

Desde que eu assinei o Amazon Prime, eu só compro minhas coisas lá kkkkk

Essa é a sacada deles.
Oferece frete grátis mediante pagamento de uma mensalidade e você acaba se amarrando ao serviço porque você quer fazer a mensalidade valer a pena (ainda mais se pegar o anual).

Com isso pode ser que você (e outros assinantes) acabe comprando sem precisar, só pra “economizar” no frete e fazer o preço Prime “valer a pena” ou mesmo acabe comprando lá sem nem pesquisar em outras lojas pra ver se não tem uma opção mais barata.

3 curtidas

Com tudo tomado pelo marketplace, ultimamente só tenho pesquisado na Amazon mesmo. Principalmente pra livros, tá me saindo muito bom. Tô colecionando o mangá Edição Definitiva do Dragon Ball comprando com quase 50% de desconto (o preço de capa é 64,90 e compro sempre perto dos 36 reais). E o frete grátis, obviamente, é um atrativo arrebatador.

Quanto ao Prime Vídeo, passo raiva diariamente com o app dele pra Android TV. Muitos travamentos, demora pra carregar, áudio e vídeo fora de sincronia, etc.

A Amazon demorou uma década pra começar a dar lucro. Acredito que no Brasil a estratégia é a mesma. Por enquanto, não lucra mesmo e tudo bem, dinheiro não falta. Quando tiver dominado o mercado e reduzido os concorrentes, o preço do prime certamente irá aumentar. No curto prazo, bom para o consumidor, no longo prazo, nem tanto.

Falo isso mas sou o primeiro a comprar todas as traquitanas que existem na Amazon - o frete é grátis mesmo…

1 curtida

Comigo acontece isso apenas com itens grandes.
Outros de categoria “mercado” quase sempre é até mais baixo que a média.
Ontem mesmo, comprei um sabonete Granado por R$ 30,00, enquanto em outras lojas está por volta de R$ 35,00

Paulo Higa…(deve ser polako…rsrs), enfim, sua explicação foi precisa, oportuna e de um conhecimento do ramo que pouco vi por aqui…parabéns.

Pra quem mora no Norte e Nordeste o Prime é um alento. Para mim que moro numa capital no Nordeste, comércio online se resume a Amazon e Magazine Luiza, pois são as únicas lojas com frete aceitável para cá. Do contrário acontece como no Mercado Livre, em que um pendrive custa 20 reais e o frete custa o dobro.

Eu também não compro em grandes lojas de informática como Kabum, Pichau e Terabyte, por causa do frete insano para cá. Se bem que no caso delas é malandragem mesmo de querer lucrar com frete, pois o frete é caro mesmo para quem mora em São Paulo.

Não duvido que logo a concorrência irá acusar a varejista de dumping, mas aí pergunta se B2W e Via Varejo da vida planejam investir em centros de distribuição fora do Sul e Sudeste para baratear o frete para outras regiões, não querem não. Enquanto a Amazon anunciou a construção de um CDD em Pernambuco e o Mercado Livre um na Bahia.

1 curtida

Os mods (e na verdade o próprio usuário também) podem pegar uma resposta de um tópico e transformá-la em um tópico a parte.

Eu não percebi isso não, tenho comprado muita coisa que estava com menor preço lá, e com o bônus do frete grátis.

Eu assino Amazon Prime, mas ultimamente minhas compras de miudezas têm dado mais certo no Mercado Livre.
Moro no interior, perto dos armazéns logísticos. O frete costuma ser barato e muito rápido, às vezes chega no dia seguinte.

Virou uma prática comum as empresas segurarem prejuízos em troca de conseguir crescimento orgânico.

Praticamente todas seguem essa estratégia, seja no streaming ou demais ramos. A Netflix fez isso, a Disney tinha afirmado aos acionistas, logo que anunciou o Disney Plus que iria operar com prejuízo nos primeiros anos (Apesar que isso parece que talvez não aconteça, uma vez que a empresa conseguiu em alguns meses a quantidade de usuários estimado para 5 anos de serviço).

Mas fintechs isso tem sido uma prática comum, Nubank, Uber, Rappi e assim por diante operam com prejuízos ano após ano para continuarem tomando mercado.

Mas o padrão é ocorrer como foi com a Netflix, uma vez consolidada naquele mercado, os preços começam a subir.

Lembrando que enquanto a Amazon diminui o valor do Prime aqui, devido a difícil disputa com Magalu, B2W e Mercado Livre no varejo e da Netflix no streaming, como o @higa pontuou, nos EUA o valor do Prime é mais alto e tem reajuste regular.

Quanto custa a assinatura Amazon Prime nos EUA atualmente, só por curiosidade?
Acho que há uma grande concorrência no varejo brasileiro. Por isso, o Amazon Prime está barato por aqui. Mas pelo que o serviço oferece, custaria no mínimo uns 30 reais por mês. Seria um preço justo pelo que a Amazon dá com a assinatura Prime.

Atualmente, 13 dólares mensais.

Olha. Considerando que a Netflix custa 40 pilas para oferecer o acesso a 4 telas (mesma quantidade de telas ofertada hoje pelo Prime Vídeo). Eu considero que 40 reais ainda seria um bom preço, visto que junto do Prime Vídeo, ainda temos o Prime Gaming, Prime Reading, Prime Music e as entregas.

Lembrando que o Prime da Americanas custa R$ 6,65 por mês (79,90 o ano) e oferece APENAS as entregas.

Ela tá destruindo aos poucos a concorrência, é um dumping fodido e o consumidor muitas vezes só tem a Amazon como vantagem mesmo, bola de neve enorme. Ainda dá pra pegar muita coisa com preço bom, mas no setor de literatura por exemplo (único que ela tinha quando chegou no Brasil) nem se compara com quando ela chegou aqui. A Saraiva com a chegada da Amazon e somado com incompetência própria, acabou se sabotando e criando uma dívida enorme, perdendo fornecimento de editoras, mas para quem é/era comprador de livro e quadrinho assíduo, vai lembrar da promoção de Desconto Progressivo com Visa Checkout da Saraiva. Não tinha pra Amazon, nem pra ninguém. O serviço de frete da Amazon sempre foi claramente melhor, mas com essa e outras promoções, a Saraiva era o melhor lugar pra comprar leitura e a Amazon ainda disputava muito em preço, hoje em dia não dá pra pegar as mesmas promoções com consistência (muitas coisas minhas tão no carrinho há séculos e nada de promo) e muita coisa eu nem consigo desconto, isso é o que dá falta de concorrência (nem tudo são flores).

Bons tempos quando eu pegava 40-50% de desconto em todos os itens do carrinho, hoje em dia abandonei geral até pela frequência menor de promos, muito quadrinho de luxo e caro.

E @ksio89, pois é. Eu moro no Nordeste também e vários fretes estão proibitivos pra cá e pro Norte, mas não acho que seja só má vontade, é falta de visão e ignorância quanto à você investir a longo prazo no mercado daqui. Com certeza a gente não consome tanto quanto o Sudeste e Sul, mas existe muita gente que não compra mais online por causa do frete. Até no Mercado Livre lascou tudo, porém, estou percebendo algumas empresas que compro criando sim centros de distribuição aqui recentemente. Vamos torcer.

E informática não tem jeito, ainda vale mais a pena comprar na Kabum a maioria das coisas quando entra em promoção. Placa de vídeo, processador, SSD, RAM, é quase tudo lá.

O lucro da Amazon com o Prime é te fazer escolher eles ao invés dos concorrentes em uma compra e no futuro fazer com que você deixe de ir ao mercado pra comprar produto de limpeza, etc, com essa lista de produtos mensal com desconto que eles implementaram no Brasil agora…

Imagine você pegar e ter de forma recorrente a compra dos produtos (que hoje estão menores que no mercado local), porém lá na frente, caso eles subam o valor, muita gente nem vai perceber pois vai ser como conta em débito automático, a pessoa acaba nem percebendo que o valor aumentou até ser tarde demais…

Pelo menos essa é minha visão para o Amazon Prime, o Prime vídeo e outros serviços são só pra deixar o Prime mais atrativo para vender essa forma de negócio que falei antes.

Além do fato já destacado que talvez o frete esteja embutido no preço, é interessante considerar que a assinatura recorrente do frete por um grande número de usuários permite custear a rede de distribuição, de forma independente dos volumes transportados.

É como se a gente pagasse para o caminhão passar periodicamente na nossa porta, independente de ter algo para entregar ou não.

É mais ou menos essa lógica que deu origem à Total Express (assinantes / bancas Abril), Transfolha (Distribuição Folha de S. Paulo) e as transportadoras ligadas às empresas de ônibus / aviões: Buslog, Tex, Azul Cargo, TAM Express, etc.

1 curtida

Isso funciona quando a empresa tem transportadora própria, como a B2W. A Amazon aqui no Brasil depende de transportadores de terceiro.

Porém é sabido que a Amazon está de olho em adquirir o Correios, aí vai ser uma rasteira grande nos concorrentes.

Na maioria das vezes que vou comprar na Amazon com o Prime, consigo achar por um preço melhor em concorrentes, incluindo os custos de frete. Ao contrário do que acontece nos EUA, a Amazon não atua no setor de logística no Brasil e não tem um longo relacionamento com fornecedores para conseguir preços melhores. A Amazon só consegue ser atraente nos livros.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.