Como a Amazon lucra com o Amazon Prime?

Não sabia do Blazing Chrome, já vou baixar. Sei que o @higa fala que as empresas não são nossas amigas, mas como a Amazon tá lucrando com esses R$ 9,90?

1 curtida

O principal negócio da Amazon é varejo. No Brasil, o mercado é dominado por B2W, Via Varejo e Magalu há muito tempo. Então, a Amazon precisa oferecer um atrativo em relação às concorrentes para ter espaço.

Por ser uma gigante, a Amazon tem muito caixa para queimar. E o “prejuízo” com o Prime (se é que existe mesmo) é meramente um investimento da empresa para conquistar mercado nessa fase inicial.

Lembra que varejo não tem muita margem de lucro (não dá para baixar muito os preços dos produtos) e uma das sacadas do Prime é o frete grátis, que faz você comprar mais na Amazon. Aliás, sendo cliente Prime você naturalmente vai pensar na Amazon quando quiser comprar qualquer coisa, o que já é um puta negócio para a empresa.

Nos EUA, o custo do Amazon Prime sobe quase todo ano e é muito mais alto que aqui. Eles já dominam o mercado lá, não precisam oferecer o atrativo do preço.

27 curtidas

A resposta do Higa já tá perfeita!

Isto q a Amazon tá fazendo e fez no passado nos USA (e outras empresas tb fazem) é ótimo no curto prazo para o consumidor. Mas a ideia disso é dominar o mercado, diminuindo a participação de outras gigantes e excluindo qualquer possibilidade de uma pequena se manter no mercado.

A longo prazo, ela domina o mercado e depois faz o que quer. :confused: E como ela tem muita grana, ela literalmente consegue queimar o dinheiro q for necessário pra matar qualquer concorrente por esta estratégia.

Então, torço para que a Amazon cresça no Brasil, mas não a ponto dela se tornar a gigante absoluta no Brasil.

10 curtidas

Se a Amazon crescer melhor porque o consumidor ganha mais, ficar dependendo de B2W, via varejo e Magalu (se bem que essa ai tem o caixa bem grande) fica muito meh, porque tem muita reclamação principalmente da B2W e Via Varejo que são as mais conhecidas.

Só da Amazon oferecer o frete gratis com o prime ja é um belo diferencial pra comprar varias coisas.

Já viu que grande parte, se não a maioria, dos preçoss dos “frete grátis” pelo Amazon Prime é quase o mesmo que o produto sem frete grátis + frete? :V

Eu assino mais por causa do streaming.

Agora que eu percebi que abri um tópico. Foi sem querer. Pra mim eu tinha só comentado naquela matéria falando da mudança do nome de Twitch Prime para Amazon Prime Gaming.

Desde que eu assinei o Amazon Prime, eu só compro minhas coisas lá kkkkk

Essa é a sacada deles.
Oferece frete grátis mediante pagamento de uma mensalidade e você acaba se amarrando ao serviço porque você quer fazer a mensalidade valer a pena (ainda mais se pegar o anual).

Com isso pode ser que você (e outros assinantes) acabe comprando sem precisar, só pra “economizar” no frete e fazer o preço Prime “valer a pena” ou mesmo acabe comprando lá sem nem pesquisar em outras lojas pra ver se não tem uma opção mais barata.

3 curtidas

Com tudo tomado pelo marketplace, ultimamente só tenho pesquisado na Amazon mesmo. Principalmente pra livros, tá me saindo muito bom. Tô colecionando o mangá Edição Definitiva do Dragon Ball comprando com quase 50% de desconto (o preço de capa é 64,90 e compro sempre perto dos 36 reais). E o frete grátis, obviamente, é um atrativo arrebatador.

Quanto ao Prime Vídeo, passo raiva diariamente com o app dele pra Android TV. Muitos travamentos, demora pra carregar, áudio e vídeo fora de sincronia, etc.

A Amazon demorou uma década pra começar a dar lucro. Acredito que no Brasil a estratégia é a mesma. Por enquanto, não lucra mesmo e tudo bem, dinheiro não falta. Quando tiver dominado o mercado e reduzido os concorrentes, o preço do prime certamente irá aumentar. No curto prazo, bom para o consumidor, no longo prazo, nem tanto.

Falo isso mas sou o primeiro a comprar todas as traquitanas que existem na Amazon - o frete é grátis mesmo…

1 curtida

Comigo acontece isso apenas com itens grandes.
Outros de categoria “mercado” quase sempre é até mais baixo que a média.
Ontem mesmo, comprei um sabonete Granado por R$ 30,00, enquanto em outras lojas está por volta de R$ 35,00

Paulo Higa…(deve ser polako…rsrs), enfim, sua explicação foi precisa, oportuna e de um conhecimento do ramo que pouco vi por aqui…parabéns.

Pra quem mora no Norte e Nordeste o Prime é um alento. Para mim que moro numa capital no Nordeste, comércio online se resume a Amazon e Magazine Luiza, pois são as únicas lojas com frete aceitável para cá. Do contrário acontece como no Mercado Livre, em que um pendrive custa 20 reais e o frete custa o dobro.

Eu também não compro em grandes lojas de informática como Kabum, Pichau e Terabyte, por causa do frete insano para cá. Se bem que no caso delas é malandragem mesmo de querer lucrar com frete, pois o frete é caro mesmo para quem mora em São Paulo.

Não duvido que logo a concorrência irá acusar a varejista de dumping, mas aí pergunta se B2W e Via Varejo da vida planejam investir em centros de distribuição fora do Sul e Sudeste para baratear o frete para outras regiões, não querem não. Enquanto a Amazon anunciou a construção de um CDD em Pernambuco e o Mercado Livre um na Bahia.

1 curtida

Os mods (e na verdade o próprio usuário também) podem pegar uma resposta de um tópico e transformá-la em um tópico a parte.

Eu não percebi isso não, tenho comprado muita coisa que estava com menor preço lá, e com o bônus do frete grátis.

Eu assino Amazon Prime, mas ultimamente minhas compras de miudezas têm dado mais certo no Mercado Livre.
Moro no interior, perto dos armazéns logísticos. O frete costuma ser barato e muito rápido, às vezes chega no dia seguinte.

Virou uma prática comum as empresas segurarem prejuízos em troca de conseguir crescimento orgânico.

Praticamente todas seguem essa estratégia, seja no streaming ou demais ramos. A Netflix fez isso, a Disney tinha afirmado aos acionistas, logo que anunciou o Disney Plus que iria operar com prejuízo nos primeiros anos (Apesar que isso parece que talvez não aconteça, uma vez que a empresa conseguiu em alguns meses a quantidade de usuários estimado para 5 anos de serviço).

Mas fintechs isso tem sido uma prática comum, Nubank, Uber, Rappi e assim por diante operam com prejuízos ano após ano para continuarem tomando mercado.

Mas o padrão é ocorrer como foi com a Netflix, uma vez consolidada naquele mercado, os preços começam a subir.

Lembrando que enquanto a Amazon diminui o valor do Prime aqui, devido a difícil disputa com Magalu, B2W e Mercado Livre no varejo e da Netflix no streaming, como o @higa pontuou, nos EUA o valor do Prime é mais alto e tem reajuste regular.

Quanto custa a assinatura Amazon Prime nos EUA atualmente, só por curiosidade?
Acho que há uma grande concorrência no varejo brasileiro. Por isso, o Amazon Prime está barato por aqui. Mas pelo que o serviço oferece, custaria no mínimo uns 30 reais por mês. Seria um preço justo pelo que a Amazon dá com a assinatura Prime.

Atualmente, 13 dólares mensais.

Olha. Considerando que a Netflix custa 40 pilas para oferecer o acesso a 4 telas (mesma quantidade de telas ofertada hoje pelo Prime Vídeo). Eu considero que 40 reais ainda seria um bom preço, visto que junto do Prime Vídeo, ainda temos o Prime Gaming, Prime Reading, Prime Music e as entregas.

Lembrando que o Prime da Americanas custa R$ 6,65 por mês (79,90 o ano) e oferece APENAS as entregas.