até queria comprar um pc novo…mas com os preços atuais hein…
Mas as especificações são tão baixas, que dá pra instalar até em Tablet Multilaser.
Resolvi instalando Chromebook flex da Google.
Instalei o Ubuntu em uma máquina antiga da Acer com core i7 de sétima geração (que o Windows 11 não suporta) mas a experiência foi lastimável. A tela dá uns glitches bizarros com linhas horizontais piscando, como se o monitor estivesse com defeito. Sem falar que para poder jogar com a GTX 1060 foi outro sofrimento, pois os drivers da NVidia mais recentes são bugados e limitavam o desempenho da placa. Após muita pesquisa e dezenas de comandos consegui fazer uma gambiarra com um driver antigo e liberou 100% do desempenho dela. Isso que já sou habituado a usar Linux no trabalho, mas se for para algum leigo a experiência será ainda pior.
Outra opção é comprar um MacBook Air com chip M1 em lojas de importados. Sai mais barato do que um notebook com windows.
Todo dia instalo Linux Mint em máquinas que o Windows 11 recusa a instalação. Um ssd e um pouco de memória deixa a máquina para mais 5 anos de uso. Compro muita coisa na Tesco do Brasil e MonteSeuPC (os sites são brasileiros) e não há reclamação dos clientes. Além disso deixa o desktop com a cara de Windows 10 para facilitar a adaptação.
Tenho um parecido com o que você falou, acer i7 7ª e gtx1060, provavelmente é a mesma máquina e testei o linux mint e nao ocorreram esses problemas, fica aí a dica que pode funcionar também para você.
Instalei hoje o Windows 11 num Core i7 3ªgen com 8Gb e SSD, e Windows 10 num Core2Duo com 3Gb e SSD e ambos ficaram com desenpenho muito satisfatorio para a necessidade do equipamento.
Na real um i7 desse primeiro caso atende a necessidade de 90% das pessoas.
Um PC novo do jeito que eu quero é mais de 6 mil. Já até tenho o Big Linux em dual boot para quando começar a ter problema com o Windows 10. E o pior que meu PC nem é antigo, comprei em 2021 zerado e não tem compatibilidade com o Windows 11.
Tem algo de errado, ou te empurraram um PC velho como novo, ou o seu PC “novo” não tá configurado corretamente…
Considerando que tem processador lançado em 2018 que é compatível com Windows 11, é realmente bem estranho venderem um computador zerado em pleno 2021 com um processador que não é compatível com Windows 11.
Agora consegui resolver esse problema. A Bios da minha placa mãe estava desatualizada.
Pesquise sobre o Zorin OS
O Windows “não suporta”, mas se você instalar, roda. E recebe atualizações de segurança (não recebe atualizações de “versões” tipo 24H1 para 24H2).
Se houver alguma limitação por TPM, o Rufus consegue tirar na hora de fazer o pen drive bootável.