Com Pix, uso de cheque cai 95% no Brasil, mas modalidade resiste

Pera… aonde tem gente que AINDA usa cheque? Que banco AINDA emite cheque? Estou em 2024?

Vocês se lembram da vida antes do Pix? Claro que estou exagerando um pouco, mas sei lá, parece que já usamos há décadas, porém não completou nem quatro anos ainda.

Tenho uma conta no Banco do Brasil e a cada duas semanas (em média) me enviam uma notificação no app dizendo que eu tenho um talão de cheque pré aprovado, perguntando se eu quero aderir…

1 curtida

Me surpreende que ainda existem pessoas que usam cheques. Minha mãe, até uns anos atrás, costumava usar mas parou tb. Eu nunca emiti um cheque em meu nome

Fico imaginando como estão sobrevivendo os mendigos pedintes pois nem quando estou na fila da padaria é raro ver alguém com dinheiro.

Agora eles ficam na porta das padarias e supermercados, pedindo que compre comida.

Acredito que a maioria seja de idosos, sem muita habilidade com meios digitais. Ou então empresas que usam o cheque como uma forma de segurança nos pagamentos, pois ainda depende da assinatura para liberar o pagamento, e pode também arquivar uma cópia, caso precise.

Sim eles pedem dinheiro dizendo que estão com fome, se você diz que não tem dinheiro eles peedem pra comprar um lanche, mas na verdade poucos querem mesmo comida, na padaria que compro mesmo já cansei de ver lanche jogado no chão, caixinha de suco cheia pisada.

Em minha cidade tem restaurante comunitário que por R$1 o cara toma um café da manhã de responsa, R$1,50 um almoço com suco e sobremesa.
R$1 na padaria não compra um pão francês, então se o fato fosse mesmo fome, eles estariam na porta do restaurante comunitário.

Supermercado a mesma coisa, no início da pandemia fui num Carrefour comprar algumas cestas básicas pra doar ai perto do caixa sempre ficam várias crianças pedindo, ai uma menina estava com um pacote de café e algumas coisas na mão resolvi pagar pra ela, depois que paguei tudo e a menina foi embora uma senhora que estava atrás de mim me disse que eles ficavam pedindo ali entregavam pros pais e voltavam pra pedir, que depois os pais vendiam.
Difícil demais ajudar quem está em situação de rua, eu faço doações pra instituições pois acredito que eles tenham pessoal capacitado pra ajudar quem de fato precisa, agora quem pede na rua não dou mais um centavo furato.

3 curtidas

Tenho cheque só em ouvir falar esse nome: pavor.

Eles estão evoluindo e já andam com código QR no bolso. Agora sim não teremos mais desculpas. hahaha

Algumas empresas ainda usam muito, na empresa que trabalhei até ano passado eles tinham até impressora de cheques.

Não sei todos os critérios que faziam eles usarem cheques, mas um deles era o seguinte:
A empresa precisava comprar terras para construir linhas de transmissão, então alguém ia até a fazenda, conversava com o dono e falava que precisavam fazer um acordo de servidão para eles construírem linhas de transmissão em uma área da fazenda.
A área e valor já era calculado, então já levavam um cheque preenchido com o valor e assinado, assim era mais rápido convencer o dono das terras e em muitos lugares nem tinha sinal de celular ou internet.
Dessa forma o cara que ia até o local conseguia resolver o assunto rápido, as vezes o dono até estava esperando pois os vizinhos já tinham avisado.

Resumo

Tem gente que não aceitava o valor ou não aceitava ceder parte das terras, aí é preciso entrar com pedido judicial. Mas isso é rápido e a empresa sempre ganha.
Até é possível negociar, mas não tem como pedir um valor muito alto, no máximo uns 20 mil a mais que é o dinheiro que acabam gastando juridicamente se for entrar com ação.
E se o dono da propriedade achar que o valor não é justo, ele precisa entrar com outra ação pedindo uma reavaliação. Mas geralmente o preço é justo sim.

Se vc pedir, acho q todos.

Lembro q eu recebia dinheiro em espécie em outra empresa e eu tinha q depositar no caixa eletrônico

Eu fui obrigado a emitir um talão pra pagar um implante da minha mãe pq eu não tinha limite no cartão na época. Fora isso, nunca mais usei.

Imagina ter coragem de sacar o telefone no meio da rua pra fazer um Pix pra um pedinte, mas tem doido pra tudo kkkkk

2 curtidas

Eu já estou achando arcaico o uso de dinheiro vivo, quiçá um cheque. :sweat_smile:

Curiosidade: Em Brasília, existe 1 único lugar no DF todo que só aceita dinheiro em espécie: o Memorial JK. Fui levar meu irmão pra conhecer o memorial e demos meia-volta, porque ninguém tinha dinheiro nas carteiras.

até um pouco antes da pandemia, pedagio de SP só aceitava dinheiro ou cheque, não sei como está hoje com cartões sendo colocados, mas não duvido que ainda continua recebendo

Já usei cheque e realmente era um tempo em que internet móvel não funcionava direito, máquinas de cartão eram arcaicas e etc. Atualmente, com o Pix e outras modalidades de pagamentos mais rápidas o cheque continua a ser utilizado apenas entre empresas.

Em 2019~2020 fui no zoo e também era só em espécie, dei meia volta e fui embora. Não sei hoje como está.

Cliente do Nubank não tem essa regalia. : (