Cobrança automática do pedágio sem a tag instalado no carro (C6 Taggy). Como?

Pessoal, boa tarde. Hoje aconteceu algo inusitado comigo e gostaria de compartilhar com vocês e ouvir as suas opiniões.

Eu tenho uma tag de pedágio automático do Veloe que uso instalada no carro, e tenho também uma do C6Bank (a C6 Taggy) que eu não uso, fica guardada em casa.

Toda semana eu passo por pedágio na fila expressa e pago pelo Veloe. Mas hoje, ao passar, para a minha surpresa a tarifa foi cobrada tanto no Veloe quanto na C6 Taggy.

O que me surpreendeu é que, como eu disse, a minha tag do C6 não foi instalada no carro, ela fica em casa, guardada. Como a concessionária poderia ter cobrado no C6 Taggy se eu não tenho ela instalada no carro? O único dispositivo que eu tinha do C6 Bank no carro quando passei era o cartão de crédito. Seria possível que essa cobrança tenha sido feita pelo meu cartão de crédito? O cartão tem tecnologia contactless, mas até onde eu sei isso não viabiliza a cobrança do pedágio na fila expressa.

Um detalhe que talvez seja relevante é que a fila estava parada pois havia um caminhão na frente cuja passagem não foi liberada, então eu fiquei por algum tempo (cerca de um ou dois minutos) parado, já próximo da cancela, esperando a liberação.

Alguém tem alguma explicação lógica para isso ter acontecido? :crazy_face:

Na teoria as tecnologias são parentes, mas acho muito difícil ela enviarem o mesmo tipo de identificação.

Podem ter algum sistema que puxe pela placa do carro também.

Provavelmente quando você passou não foi cobrado automaticamente na cancela (como ficou parado na fila por conta do caminhão). Quando isso acontece eles lançam na placa do carro.
Você deixa a Taggy bloqueada no aplicativo do C6? Porque lá tem essa opção

1 curtida

É isso aí, eu já tive contato com a tecnologia do sem parar e ela é similar a todas essas outras então acho que podemos assumir que é isso mesmo. Quando não há a cobrança automática existe um sistema de fallback que reconhece a placa e lança para a tag correspondente. É o mesmo que acontece caso sua tag não abra a cancela. Você espera um pouco, vem um operador com uma tablet, insere sua placa e você é cobrado pelos meios padrão.

Agora tudo faz sentido hahah Obrigado por esclarecer, não sabia dessa forma alternativa mas faz bastante sentido. Só achei vacilo o sistema ter cobrado das duas tags né? Acabei pagando a tarifa em dobro.

2 curtidas

Sim, é chato mesmo, se quiser deve ter como cancelar uma delas. Talvez ligar direto na concessionária do pedágio seja o melhor caminho. Mas cai dar um trabalho aí hahaha dependendo do preço do pedágio nem vale a pena.

Vale seguir a dica do @thiagolferreira e deixar a do c6 desativada ou até cancelar ela já que não está utilizando para evitar esse problema no futuro.

2 curtidas

Essa cobrança dupla, se não for revertida pela turma do pedágio, deve contar como cobrança indevida, não?

É, certamente foi isso mesmo. Nunca me preocupei em bloquear porque achava que, não tendo instalado a tag, não haveria risco de cobrança (não sabia desse método alternativo de cobrança que não usa a tag). Mas agora já bloqueei, obrigado!

Quando você passa numa cancela automática e por algum motivo não registra a passagem, eles são obrigados a verificar a câmera de segurança pra garantir não ser abandono de pedágio, o que seria infração de trânsito.

Uma vez identificado o veículo, eles precisam consultar os serviços de tag existentes e registram a cobrança. O primeiro que acharam no seu caso fizeram a cobrança, pois não é comum ter duas tags para o mesmo veículo.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.