Climatizador, ventilador ou ar-condicionado?

Valendoooo: climatizador ventilador ou ar-condicionado?

Quais foram as experiências de vocês em calorão, tipo o do Rio, onde eu moro.

Apesar de quente, onde eu moro é fresco, o ventilador dá conta e ar-condicionado fica muito frio.

Daí fico desligando…

1 curtida

Devolvi recentemente um ar condicionado portátil por achar pouco prático e grande demais.

Tenho um split na sala, que veio com o apartamento, mas quase não uso (São Paulo), pois consome energia demais. Talvez eu troque por um modelo menos gastão no futuro.

Me viro, por enquanto, com meus ventiladores, que têm dado conta do recado.

Outra coisa que fiz foi colocar insulfilm nas janelas onde bate mais sol. Reduziu bem a passagem de calor.

1 curtida

Prefira ar-condicionado padrão; portátil somente fica legal quando não há jeito para instalar! Ventilador considero simples quebra-galho!

Moro em Curitiba, aqui um ventilador decente já resolve.
Tenho dois Arno que simplesmente são overkill. Tava usando o Silence Force de 40cm e até no mínimo já resolvia o problema do calor nos dias de 35 graus.

Claro, ar condicionado é melhor que ventilador ou circuladores de ar. Mas esse ventilador consome só 60w no mínimo.

Eu tenho esses Silent Force…tb só uso na velocidade mínima, pois é suficiente pra espantar o calor.

No quarto não tem como colocar split por causa da condensadora. Não tem onde colocar pois incidiria em alteração de fachada, o q é proibido.
Como mal fico na sala (sou anti-social e recebo poucas pessoas em casa :sweat_smile:), acabo só usando em janeiro, qd meus sogros vêm visitar. E eu ligo mais pra conforto deles, pq se dependesse de mim eu nem usaria, pois realmente o consumo é alto.

Já testei ar portátil/climatizador mas não chega nem perto de um ar condicionado convencional. Pra funcionar bem, ar condicionado precisa ficar no alto, além de vários outros fatores envolvidos. Ajuda se você tem um quarto pequeno, mas não vai resfriar o cômodo de verdade.

Particularmente eu não gosto muito de ventilador porque, se tá abafado, ele basicamente vai jogar ar quente na tua cara. Ele também não resfria, só dá uma refrescada na hora. Mas é interessante ter um ventilador ou climatizador pra quando não tá um calor extremo, aí acho que ele acaba sendo mais eficiente (e vai gastar bem menos que um ar condicionado).

Aqui o que tá salvando nesse calor terrível é só o ar condicionado mesmo.

3 curtidas

Pro calor de 40º que está fazendo em Goiás o ar-condicionado é indispensável. Mas é sempre bom ter um climatizador em casa para dias que não estão tão quentes também.

Eu que sou muito calorento, tô sempre com o climatizador ligado :sweat_smile:

Os climatizadores residenciais são basicamente ventiladores convencionais (principalmente no tamanho) com algum mecanismo pra umidificar o vento do ventilador. Sendo assim, não servem pra agir em um ambiente inteiro, mas sim para uma área menor. Por isso que eu digo que eles são soluções individuais.

Existe climatizador pra ambiente inteiro, claro, mas esses geralmente não são vendidos para residência, e sim para estabelecimentos comerciais e tendem a ser bem maiores.

Então se o intuito é amenizar a temperatura de um ambiente inteiro, ar-condicionado é a melhor opção.
Se o intuito é refrescar apenas aonde você está, um climatizador alimentado com água fria e/ou gelo deve resolver (supondo que você esteja num lugar seco também).

2 curtidas

Climatizador só funciona onde a umidade do ar está baixa. Se estiver alta, vai ser apenas um ventilador comum (tanto é que se ligar um em um dia chuvoso, o nível de água praticamente não baixa).
Acho que a maior diferença entre ele e um ventilador é que no segundo o motor fica atrás das hélices, o que acaba esquentando o ar que é jogado no ambiente. Já no climatizador o motor fica acima ou abaixo das hélices, então não transfere este calor e sempre dá a impressão que o ar sai mais frio (o que é de fato), mas não tanto pela água, mas pela simples disposição dos elementos de forma diferente.

2 curtidas

Eu tenho um desse e ainda bem que eu não paguei por ele (pontos do banco que já iam expirar)!!
Não serve pra nada: colocar agua nele é um saco, se tem água não faz uma diferença absurda, só a ventilação é bem fraquinha e geralmente eu tiro o filtro de trás pra ficar mais potente. Resumindo é um ventilar e só

Realmente é péssimo. O vento é muito fraco. Tenho um desses encostado.

Ar condicionado é vida. Comprei um dual inverter LG e ele consegue climatizar o ambiente sem incomodar com vento forte à noite (parece que os inverters são melhores que os convencionais nesse quesito). Até onde observei, o consumo não é absurdo face ao conforto que oferece.

Qual foi o impacto na conta de energia? Tava pensando em comprar um ar condicionado, aqui na minha cidade quando faz calor, faz muito, ventilador não dá conta e vento direto em mim me irrita, não consigo dormir.

Ainda está recente, mas pelos cálculos que fiz, cerca de 100 reais por mês usando bastante. Assim que chegar a conta com um mês completo de uso, aviso aqui.

1 curtida

Para o meu quarto, comprei um climatizador tem uns dias, serve super bem, paguei um da Ventisol de 20L.

Como em Manaus tá sempre um calor infernal, ar condicionado é indispensável. Eu só não passo o dia com o ar condicionado ligado pois o quarto precisa de uma circulação de ar diariamente.

Eu tenho um climatizador e não recomendo à ninguém, já que acabo usando o meu apenas como ventilador.

Ele até fica agradável quando se coloca água, mas pra encher o compartimento dele é tão complicado, que só o faço quando realmente está insuportável.

Moro no Piauí, poucas pessoas vai na vida sentir o calor que sentimos por aqui. Ar-condicionado não é objeto de luxo a muito tempo. Uso diariamente ao dormir, média de 7 horas por noite, o impacto na conta de luz é de em média 80 reais por mês.
Climatizadores funcionam em época de mormaço, o vento quente saindo de um ventilador comum é muito desgastante, então o climatizador consegue diminuir essa questão. Os modelos semi industriais de uma marca do estado são bons (hotSat).
Enfim; o que realmente funciona realmente para passar o calor é aquele banho de 5 minutos e pronto.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.