Clientes de fundo do Nubank tem prejuízo com crise na Americanas

1 curtida

E… essa discussão não para de render. Pra mim a culpa não é do Nubank, antes de mais nada. A Americanas, antes do “tombo”, era uma empresa sólida e qualquer analista de mercado, por mais pessimista que fosse, não diria pra fugir dos papéis da empresa. E o mesmo analista nunca preveria que haveria essa hecatombe e que os papéis iam praticamente virar fumaça.

Claro, fica aí uma lição: investimento pra fundo de emergência é 100% do CDI e só. Qualquer coisa acima disso é risco. Não são fundos a serem evitados mas deve-se ter cautela e saber que eles estão sujeitos a perda de rendimento.

10 curtidas

Qualquer fundo que contenha ações de varejo nunca deveria ser taxado de baixo risco hahahahahaha um dos se não o pior setor para comprar ações em solo brasileiro.

5 curtidas

Eu perdi uma mixaria, de um fundo q investia uma pequena parte em debêntures da Americanas.
Mas não era reserva de emergência.

COntudo, as debêntures das Americanas eram de alto nível. Quem estava de fora não imaginaria o problema, considerando que a PwC auditou as contas…

Esse assunto ainda vai dar muita repercussão…
Mas concordo, reserva de emergência não deve incluir papéis de varejo. É CDI / SELIC e só! Até poupança em último caso, se a pessoa não sabe bem o q fazer.

4 curtidas

Deixa ver se entendi:

Nubank afirmava que o fundo era de baixíssimo risco, composto apenas de renda fixa e agora que vimos que ele apostou essa grana em debêntures de alto risco (todas relacionados a varejo se classificam como alto risco) a culpa não é dele?

Não tem nada a ver a Americanas ter saúde financeira ou não mas sim na mentira que o nubank passou a seus clientes.

8 curtidas

Na minha opinião, o Nubank tem mea culpa sim. E o texto deixa claro que o Nubank mudou depois a descrição deste tipo de investimento. Algo que já deveria ter sido feita desde o inicio, independente do nível de confiança. Houve uma falha de transparência que pegou muitos de surpresa.

6 curtidas

Usando as palavras do colega:

Uma coisa hoje é você fugir dos papéis da Petrobrás e de qualquer empresa de economia mista por causa das políticas do novo governo. Outra é você ter papéis de uma empresa com histórico de solidez que desabam de uma hora pra outra. Não foi algo que o mercado previu com antecedência e pode evitar, a exemplo de outros varejistas. Eles podem ter culpa por não informarem claramente a composição da carteira. Mas culpa pelo tombo de jeito nenhum.

1 curtida

Perderam quanto? R$2,00?

1 curtida

Cara, principio básico do mundo de investimentos, varejo não é baixo risco. Principalmente pq todo o mercado já sabia do cenário do Varejo para esse ano, o que aumenta o risco.

Então mesmo sem o cenário da Americanas, que foi uma surpresa, o Nubank está errado em oferecer um fundo como baixo risco e focado em reserva de emergência tendo debentures de varejo (Independente de qual empresa seja).

Nubank errou e pronto. O cenário da Americanas só escancarou um enorme erro, colocar debentures de varejo em um fundo, dizer que é de baixo risco e ainda oferecer para quem quer ter uma reserva de emergência.

Principalmente, considerando o perfil de clientes do Nubank, baixa renda e baixo conhecimento na área de investimentos.

Vai olhar de os demais bancos e corretoras que oferecem propostas para guardar dinheiro de reserva de emergência, usam debentures de varejo. Foi muita falta de preparo do Nubank para esse tipo de produto.

5 curtidas

A questão não é ela pegar as melhores ações, a questão é de como ela vendeu, ela vendeu com renda fixa de risco baixo, ação não é renda fixa ou de risco baixo, nunca foi e nunca vai ser.

É só olhar a poupança, nunca vai ter renda negativo, pode render zero, pode render menos que a inflação, mas nunca vai ser negativo.

Nubank tem muita culpa por fazer propaganda enganosa.

O que ela deveria ter feito era informa que investia em renda fixa e em ações com as empresas nota triple A, aí sim, no caso da Americanas, ela era isenta de culpa

3 curtidas

Não era ação, era debentures, estes são considerados renda fixa. Pois você tem uma parte da divida da empresa.

Porém, debenture já não é de baixo risco (Não é como um CDB que seu dinheiro está garantido, falindo ou não a empresa), de varejo, pior ainda. Debentures possui um risco de calote, agravado pelo segmento e pela empresa. Americanas é uma empresa tradicional, mas tradicionalmente, o varejo já tem um risco de calote.

E desde o ano passado, tudo relacionado ao varejo teve um aumento de risco, com o cenário de recessão e queda do poder financeiro das familias.

Debentures nem mesmo são recomendados para perfis de baixo risco, imagina para quem quer fazer uma reserva de emergência.

4 curtidas

Debêntures, não considero nunca de risco baixo, faz nem sentido. Só colocaria risco baixo se a empresa desse uma garantia, uma boa garantia, não qualquer uma, mas aí já imagino que ela preferia banco.

O que eu vi de reclamação, era que o Nubank estava vendendo as caixinhas como reserva de dinheiro como liquidez diária, e os consumidores estavam colocando como uma “poupança”, em outras palavras, pessoas com muito baixo conhecimento em investimento como você falou

Depois da treta e as mundanas que o @Felipepperoni mencionou, o Nubank já mudou o discurso de investimento de mais um longo prazo, mencionando até 1 ano, assim as variações compensaria as perdas.

3 curtidas

Sim, exatamente. Não é risco baixo, nunca vi um unico profissional do setor colocar debentures como risco baixo, Nubank quis pagar de inovador e se lascou. Tem um motivo para esse ativo não ser usado nesse tipo de produto.

Erros do Nubank:

  • Classificar o produto como baixo risco;
  • Direcionar o produto para reserva de emergência;
  • Omitir informações sobre os ativos do fundo;

Concordo que o Nubank não tem qualquer culpa da queda da Americanas, mas não é esse o ponto, a queda escancarou os erros acima que estavam ocultos até então.

7 curtidas

Concordo

Vai ser uma quebra na imagem do Nubank.

A sorte das pessoas que o valores foram baixo da queda

3 curtidas

Sem querer me protegi disso. Tirei o dinheiro de uma caixinha Reserva Imediata no domingo e coloquei no Resgate Imediato… hehe

3 curtidas

Prefiro o ITI e deixei lá por um tempo, a única coisa que fiz foi bloquear o cartão da conta

1 curtida

C6 tem CDB com 104% do CDI em liquidez diária, para uma reserva de emergência, trata-se de um bom rendimento.

2 curtidas

É que CDB tem imposto de renda e é obrigatório fazer

4% não vale a pena sair e ir logo pro C6 e receita federal, risco aumenta

1 curtida

Uai

Mas o Iti também é CDB…rsss

Atrelado a conta corrente, mas que tem IR da mesma forma (descontado da fonte, antes de ser creditado na sua conta) e que você deveria declarar, da mesma forma.

A única diferença é que o processo é transparente para você, assim como ocorre com o InvestFacil do Bradesco, ContaMax do Santander, entre outros, esse dinheiro parado em conta é colocado em um investimento e liberado a liquidez, diariamente, já descontado os devidos valores.

Se você pegar o informe de rendimentos do Iti, verá lá os valores a lançar em seu IR.

E detalhe, se você tem movimentação anual para declarar IR, mesmo dinheiro parado em conta sem rendimento, mas com saldo superior a 140 reais, precisa ser declarado.

3 curtidas

Kkkkkk em outras palavras, estou ferrado