E… essa discussão não para de render. Pra mim a culpa não é do Nubank, antes de mais nada. A Americanas, antes do “tombo”, era uma empresa sólida e qualquer analista de mercado, por mais pessimista que fosse, não diria pra fugir dos papéis da empresa. E o mesmo analista nunca preveria que haveria essa hecatombe e que os papéis iam praticamente virar fumaça.
Claro, fica aí uma lição: investimento pra fundo de emergência é 100% do CDI e só. Qualquer coisa acima disso é risco. Não são fundos a serem evitados mas deve-se ter cautela e saber que eles estão sujeitos a perda de rendimento.
Qualquer fundo que contenha ações de varejo nunca deveria ser taxado de baixo risco hahahahahaha um dos se não o pior setor para comprar ações em solo brasileiro.
Eu perdi uma mixaria, de um fundo q investia uma pequena parte em debêntures da Americanas.
Mas não era reserva de emergência.
COntudo, as debêntures das Americanas eram de alto nível. Quem estava de fora não imaginaria o problema, considerando que a PwC auditou as contas…
Esse assunto ainda vai dar muita repercussão…
Mas concordo, reserva de emergência não deve incluir papéis de varejo. É CDI / SELIC e só! Até poupança em último caso, se a pessoa não sabe bem o q fazer.
Deixa ver se entendi:
Nubank afirmava que o fundo era de baixíssimo risco, composto apenas de renda fixa e agora que vimos que ele apostou essa grana em debêntures de alto risco (todas relacionados a varejo se classificam como alto risco) a culpa não é dele?
Não tem nada a ver a Americanas ter saúde financeira ou não mas sim na mentira que o nubank passou a seus clientes.
Na minha opinião, o Nubank tem mea culpa sim. E o texto deixa claro que o Nubank mudou depois a descrição deste tipo de investimento. Algo que já deveria ter sido feita desde o inicio, independente do nível de confiança. Houve uma falha de transparência que pegou muitos de surpresa.
Usando as palavras do colega:
Uma coisa hoje é você fugir dos papéis da Petrobrás e de qualquer empresa de economia mista por causa das políticas do novo governo. Outra é você ter papéis de uma empresa com histórico de solidez que desabam de uma hora pra outra. Não foi algo que o mercado previu com antecedência e pode evitar, a exemplo de outros varejistas. Eles podem ter culpa por não informarem claramente a composição da carteira. Mas culpa pelo tombo de jeito nenhum.
Perderam quanto? R$2,00?
Cara, principio básico do mundo de investimentos, varejo não é baixo risco. Principalmente pq todo o mercado já sabia do cenário do Varejo para esse ano, o que aumenta o risco.
Então mesmo sem o cenário da Americanas, que foi uma surpresa, o Nubank está errado em oferecer um fundo como baixo risco e focado em reserva de emergência tendo debentures de varejo (Independente de qual empresa seja).
Nubank errou e pronto. O cenário da Americanas só escancarou um enorme erro, colocar debentures de varejo em um fundo, dizer que é de baixo risco e ainda oferecer para quem quer ter uma reserva de emergência.
Principalmente, considerando o perfil de clientes do Nubank, baixa renda e baixo conhecimento na área de investimentos.
Vai olhar de os demais bancos e corretoras que oferecem propostas para guardar dinheiro de reserva de emergência, usam debentures de varejo. Foi muita falta de preparo do Nubank para esse tipo de produto.
A questão não é ela pegar as melhores ações, a questão é de como ela vendeu, ela vendeu com renda fixa de risco baixo, ação não é renda fixa ou de risco baixo, nunca foi e nunca vai ser.
É só olhar a poupança, nunca vai ter renda negativo, pode render zero, pode render menos que a inflação, mas nunca vai ser negativo.
Nubank tem muita culpa por fazer propaganda enganosa.
O que ela deveria ter feito era informa que investia em renda fixa e em ações com as empresas nota triple A, aí sim, no caso da Americanas, ela era isenta de culpa
Não era ação, era debentures, estes são considerados renda fixa. Pois você tem uma parte da divida da empresa.
Porém, debenture já não é de baixo risco (Não é como um CDB que seu dinheiro está garantido, falindo ou não a empresa), de varejo, pior ainda. Debentures possui um risco de calote, agravado pelo segmento e pela empresa. Americanas é uma empresa tradicional, mas tradicionalmente, o varejo já tem um risco de calote.
E desde o ano passado, tudo relacionado ao varejo teve um aumento de risco, com o cenário de recessão e queda do poder financeiro das familias.
Debentures nem mesmo são recomendados para perfis de baixo risco, imagina para quem quer fazer uma reserva de emergência.
Debêntures, não considero nunca de risco baixo, faz nem sentido. Só colocaria risco baixo se a empresa desse uma garantia, uma boa garantia, não qualquer uma, mas aí já imagino que ela preferia banco.
O que eu vi de reclamação, era que o Nubank estava vendendo as caixinhas como reserva de dinheiro como liquidez diária, e os consumidores estavam colocando como uma “poupança”, em outras palavras, pessoas com muito baixo conhecimento em investimento como você falou
Depois da treta e as mundanas que o @Felipepperoni mencionou, o Nubank já mudou o discurso de investimento de mais um longo prazo, mencionando até 1 ano, assim as variações compensaria as perdas.
Sim, exatamente. Não é risco baixo, nunca vi um unico profissional do setor colocar debentures como risco baixo, Nubank quis pagar de inovador e se lascou. Tem um motivo para esse ativo não ser usado nesse tipo de produto.
Erros do Nubank:
- Classificar o produto como baixo risco;
- Direcionar o produto para reserva de emergência;
- Omitir informações sobre os ativos do fundo;
Concordo que o Nubank não tem qualquer culpa da queda da Americanas, mas não é esse o ponto, a queda escancarou os erros acima que estavam ocultos até então.
Concordo
Vai ser uma quebra na imagem do Nubank.
A sorte das pessoas que o valores foram baixo da queda
Sem querer me protegi disso. Tirei o dinheiro de uma caixinha Reserva Imediata no domingo e coloquei no Resgate Imediato… hehe
Prefiro o ITI e deixei lá por um tempo, a única coisa que fiz foi bloquear o cartão da conta
C6 tem CDB com 104% do CDI em liquidez diária, para uma reserva de emergência, trata-se de um bom rendimento.
É que CDB tem imposto de renda e é obrigatório fazer
4% não vale a pena sair e ir logo pro C6 e receita federal, risco aumenta
Uai
Mas o Iti também é CDB…rsss
Atrelado a conta corrente, mas que tem IR da mesma forma (descontado da fonte, antes de ser creditado na sua conta) e que você deveria declarar, da mesma forma.
A única diferença é que o processo é transparente para você, assim como ocorre com o InvestFacil do Bradesco, ContaMax do Santander, entre outros, esse dinheiro parado em conta é colocado em um investimento e liberado a liquidez, diariamente, já descontado os devidos valores.
Se você pegar o informe de rendimentos do Iti, verá lá os valores a lançar em seu IR.
E detalhe, se você tem movimentação anual para declarar IR, mesmo dinheiro parado em conta sem rendimento, mas com saldo superior a 140 reais, precisa ser declarado.
Kkkkkk em outras palavras, estou ferrado