Clientes Claro NET Virtua têm velocidade reduzida após uso intenso da banda larga

8 curtidas

Pode me colocar nessa lista também. Tenho Claro 120mbps em casa e costumo utilizar intensamente os serviços de nuvem, tais quais OneDrive e Google Drive. Percebi a redução da velocidade para 30mbps nos últimos dois meses, coincidentemente após eu fazer a sincronização de muitos arquivos no Google Drive.

Eu já desconfiava que poderia ser limitação da operadora, mas visto o fato de que, em tese, eles não poderiam fazer isso, fiquei em dúvida. Agora com a matéria o Tecnoblog, ficou evidente de que a operadora está limitando a velocidade de quem tem usado intensamente o serviço, o que eu penso ser abusivo e desrespeitoso, inclusive em tempos de IoT, serviços de nuvem e jogos e softwares cada vez mais pesados.

image

Na imagem que anexo é possível perceber a oscilação de velocidade registrada pelo SpeedTest. Os picos referem-se à velocidade contratada e as quedas são os momentos em que a velocidade foi limitada a 30mbps. E vale salientar que essa janela é somente dos últimos 2 meses, contudo, o registro de limitações vem desde o início do ano.

19 curtidas

A desculpa é sempre acusar o cliente de vender o sinal para terceiros, o q sabemos que acontece, mas não é o comum para um usuário doméstico…
Essas operadoras são mais lisas q lambari…

18 curtidas

São uns canalhas, né? A Vivo até então não vi ninguém reportar esse tipo de problema (ainda!).

10 curtidas

Quando eu tinha Claro eles faziam isto comigo. Principalmente durante os mês de férias, que eu ficava em casa e estourava a franquia assistindo Youtube/Netflix e torrent.

4 curtidas

Sinceramente, com a quantidade de streaming q acontece em casa não sei como não estourei a franquia da tim (ou estouro e nunca me dei conta).

Aliás, vou testar esse mês, creio q estoure sim, mas a livetim frauda o speedtest pra me mostrar uma conexão normal.

No mais, é revoltante esse tipo de atitude das operadoras.

3 curtidas

A Claro sempre praticou traffic shaping! Tenho amigos que trabalham lá e dizem isso. A Vivo até o momento não faz isso. Sou heavy user do Speedy há muito tempo e nunca sofri traffic shaping. A TIM no início não fazia também. Hoje não sei dizer.

4 curtidas

Eu acho q anda fazendo sim, já cansei de usar a internet e o vídeo abrir em 720p ao invés de 4k, um jogo no celular q não carrega nunca, mas o speedtest sempre acusa a velocidade contratada. Vou me atentar mais em quais dias isso costuma ocorrer pra mim e avaliar se o problema é traffic shaping ou só instabilidade de rede mesmo.

2 curtidas

Esse tipo de coisa é o que me mantém na Copel.
Está em contrato a inexistência de franquia. Tem meses com mais de 8TB de dados trafegados, somando up e down, isso com um link de 100Mbps.

Até hoje, não tive problemas de limitação de velocidade.

3 curtidas

Eu tenho TIM Live, mês passado eu tive um problema no meu NAS onde guardo todos os meus backups, e tive que restaurar um backup que guardo na nuvem. Foi um backup de 4tb, por causa disso perto do final do mês recebi uma notificação extrajudicial por carta e email informando que meu contrato seria encerrado dentro de 5 dias por uso que estrapola o regulamento deles. Eu liguei na central e a atendente me informou que eles não tem nenhum limite e que podia desconsiderar essas coisas. Não sei se foi sorte ou se realmente não estão chegando a cancelar o contrato, mas não cancelaram o meu serviço.

Essa semana mesmo estava ajudando uma amiga a achar provedores alternativos a Claro, ela estava me reclamando que entre as 18h e 2h da manha o upload está horrível, inviabilizando de fazer chamadas de vídeo.

A Claro continua vendendo acima da capacidade da sua rede e empurrando upgrades de velocidades para os clientes, e ai quando os clientes usam o que contrataram ela limita a velocidade pois a rede não aguenta o que vendeu.
Queria ver a Claro tomar uma medida judicial de proibição de venda de novos planos até resolver essas limitações de velocidades, provavelmente poucos técnicos do alto escalão sabem o que e como isso está sendo aplicado na rede, a maioria deles fica no escuro sobre o que a operadora está fazendo.

11 curtidas

Tenta o minhaconexao ponto com ponto br

3 curtidas

Que a Claro vende mais pontos de acesso que sua infra suporta não é novidade.

Aqui na minha rua eles chegaram a colocar divisores de sinais (desses que os técnicos colocam dentro de casa para poder plugar 2 ou mais decodificadores e/ou modem no mesmo cabo) pendurados nos cabos, no poste.

Minha relação com eles é de puro ódio. Infelizmente a única alternativa seria o link TIM Live, que no meu bairro é limitado a 60Mbps teóricos, mas 30Mbps reais, por usarem cabos de liga de alumínio que é mau condutor, devido ao furto constante de cabos de cobre.

5 curtidas

Isso não é traffic shaping. É pior, rebaixar o perfil do cliente.

5 curtidas

mas sua limitação é referente a oscilação? Pois se existe picos de velocidade normal e quedas para 30mbps, seu caso se enquadra em outro problema. O do artigo se refere a ativação de um ou mais flags internos na operadora e o cliente tem o seu perfil setado rebaixado ad aeternum.

2 curtidas

Esse lixo de Net sempre teve franquia, se lascaram quando todas as outras naquela época queriam colocar franquia e acabou que a Anatel proibiu todas de colocarem franquia.

1 curtida

Mas esse é o ponto, a velocidade é reduzidamente exatamente para 30mbps. Não é uma oscilação casual, que normalmente tem valores discrepantes e volta à normalidade algum tempo depois.

Passo dias com a velocidade cravada em 30mbps e, coincidentemente, após uso intenso da rede. Eu abri a notícia sem pensar muito no meu próprio caso e conforme fui lendo, percebi que a minha situação era exatamente a relatada na matéria.

Vou ampliar a visualização dos testes de velocidade. Contratei o Google One no final de janeiro e em fevereiro começou a ter quedas cravadas em 30mbps conforme usava o serviço. (Ignorem o pico riscado com X, pois é outra rede - fibra).

5 curtidas

Eu gostaria de saber pq a tx de upload da claro eh tão ruim, no meu caso 520m de Down e 35m de Up. Isso o Max.

1 curtida

Apesar de não ter tido problemas por aqui, eu tenho acompanhado esse tópico do Adrenaline a algum tempo. Fico feliz em ver que agora foi pra mídia.

Aproveitem que vocês tem influência e cobrem da Anatel um posicionamento também!

4 curtidas