Claro Fibra dando upgrade nos planos

Não é o caso da Claro, como ela está lançando a rede GPON em cidades pequenas não tá tendo servidores de testes próximos. No meu caso o mais próximo fica a 100KM daqui. Mas eu prefiro testar nos servidores de São Paulo e dos concorrentes para provar meu ponto hehehe.

Servidor da Vivo em São Paulo a 200Km daqui e teste feito as 21h:

4 curtidas

Interessante esse upgrade da Claro. Será que a Vivo vai fazer o mesmo? Atualmente estou com o plano de 300/150 e confesso que nunca tive problemas com a velocidade contratada.

Sobre upgrade eu não sei, mas tente uma degustação da velocidade 600 Mbps no 10315, então dando para alguns clientes. Essa velocidade não aparece no site ainda.

2 curtidas

Nunca vi um modem da Claro Fibra. Nem sequer achei no site os planos pra fibra da Claro. Tão curioso quanto, não achei nenhum vídeo de demonstração da Claro Fibra (mostrando o cabeamento, modem, etc). Só achei videos relacionados a noticias. Será que existe mesmo Claro Fibra?

Opa, eu tenho Claro Fibra 600 Mbps, segue:

Fibra sai do CTO lá do poste:


Entra em casa e cai nessa caixa que muda de drop para uma fibra mais flexível:

E chega no “modem” Huawei HG8245Q2, esse é um dos primeiros, hj são outros:

Alguns testes de quando eu tinha o plano de 500 Mbps:

3 curtidas

Parece que tu tá sozinho nesse CTO que maravilha.

Mesmo padrão de instalação da vivo fibra antigamente, hoje cortaram os custos e ligam a fibra drop direto no “modem”/ONU, provedores regionais também costumam fazer assim.

1 curtida

Isso reduz a qualidade de alguma forma?
Quando eu tive Vivo Fibra era assim mesmo, com essa caixinha que recebia a fibra da rua e lançava um cabo mais fino para o modem. Mas achava redundante, ou melhor, era mais uma caixa pra ocupar espaço no meu apartamento apertado da época.
Ou é só questão de risco de o cliente quebrar a fibra?

1 curtida

Facilita manutenção, por que se o cliente quebrar a fibra, só trocar a parte dentro da casa que tem conectores, em vez de ter que mandar alguém com máquina de fusão ou pior, ter que trocar toda a fibra.

1 curtida

Quem dera se o provedor local que uso fizesse a mesma coisa e colocasse fibra óptica padrão FTTH…

Verdade. Não tinha pensado nisso.

Aqui a tática deles foi colocar bastante fibra “a mais” no porão da casa, onde ninguém vê, já profetizando (e acertando depois) que a gente ia quebrar a fibra mais pra frente quando reformássemos a casa e mexêssemos no modem

1 curtida

é só o risco de quebrar a fibra, é bem fácil danificar ela já que fica uma ponta dura e com arco de curvatura longo

normalmente quebra na entrada do modem, então é só cortar uns 5-10cm e fazer uma ponta nova, se costuma deixar pelo menos 0,5m de folga na fibra.
Se quebrar perto da parede, ai colocam uma dessas caixinhas pra fazer a emenda, mas nada é feito com fusão, tudo com conector.

Já vi fazerem muita gambiarra com as fibras (uma das que mais lamentei foi terem metido cimento em cima de uma que atravessava a parede) e é ai que começam os problemas, o ideal da fibra é não ter emendas e consertos, rebentou tem de puxar uma nova do poste.

Fusão só vi nos primórdios da Copel telecom (PR) em 2012. O prédio onde eu trabalhava foi um dos pilotos do produto e lembro do instalador fazendo a fusão entre a infra do prédio e a fibra que ia pra dentro da empresa.

A Vivo fibra é tudo na base do conector, muito mais simples.

Essa foto foi de quando liberaram a instalação, hoje está quase cheio esse CTO.

Lembro que quando assinei Vivo fibra no passado tinha essa caixa e a fusão dentro, hoje é conectorizada:

Aqui deixaram uma sobra tbm caso precise mudar o local ou se der ■■■■■.

1 curtida

Acho que fusão fazia sentido quando tinha muitos clientes por porta gpon, a perda nas divisões/splits se tornava relevante, naquela época dava pra colocar 64 clientes em uma porta, hoje em dia acho difícil de colocar mais do que 8 clientes, logo tem menos divisões no caminho e sobra mais sinal que pode ser perdido nos conectores em vez de fusão.

1 curtida

Eu estou tentando migrar para este plano, com fibra, pois ta sofrível os 15mb via cabo coaxial que ainda chega aqui pra mim

Claro fibra é bom mesmo? Cumpre a velocidade contratada?

Tenho hoje Net no meu trabalho, e unifique em casa(pago alto para pouca velocidade). Então queria migrar para claro, pois não alcança na minha casa sinal da Net, só claro mesmo. Só não sei se é uma internet boa.
Como é a de vcs? Vale a pena a mudança da unifique para a claro fibra?

Claro e NET são a mesma empresa há 10 anos (a Claro só matou o nome NET recentemente).
Se vc está falando do nome Claro para internet fixa e existe esse produto, com esse nome no seu endereço, provável q seja fibra. Pois os locais com cabo coaxial eram todos NET anteriormente e só agora, como a notícia explica, estão migrando devagar, os cabos coaxiais para fibra. Certifique-se disso se optar ela contratação.

1 curtida

Negativo, eu testo em servidores do outro lado do mundo e bate mais de 600mbps.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.