Claro expande troca de cabo coaxial por fibra após queda na receita fixa

Só não adianta fazer como a Vivo que só passa fibra nos bairros depois que os clientes já foram pra fibra dos concorrentes e ai fica reclamando da concorrencia, tem de passar nos bairros que ainda não tem fibra das concorrentes e principalmente nos predios que a concorrencia não consegue colocar a sua fibra.

11 curtidas

Esta ai o maior problema da claro emendas ate o sinal chegar no meu roteador tem 4 emendas o próprio tecnico da claro disse que isto é pessimo.

No contexto em que vivo, o marketing da concorrência é muito efetivo. Conheço muita, mas muita gente que não entende de tecnologia que quer mudar pra concorrência porque acredita que “a fibra é melhor”. Sendo que há muitos perfis de usuários cuja tecnologia da claro de cabo coaxial pouco perde pra fibra. Pessoas que só ficam vendo feed de rede social ou Netflix nunca vão ver diferença alguma. E a Claro perdendo tempo e usuários

4 curtidas

Grande Dia :+1:

Tarde demais, dentre as grandes operadoras só a Oi (em seu gigantesco contexto) que entendeu a necessidade da fibra ótica. Aqui em Goiânia Claro e Vivo (GVT) eram líderes disparadas, agora ninguém mais quer saber do serviço. Migraram de volta para Oi ou foram para pequenos provedores regionais, só no meu bairro eles são três e com a Oi, quatro redes de fibra. Claro e Vivo aqui seriam a 5a e 6a operadoras, justifica investir tanto para capitar tão poucos clientes?

Em minha cidade (Maceió), a rede da Claro para de crescer há uns 7 anos ou mais. É a mesma cobertura, mesmo com o crescimento veloz dos pequenos provedores.
Anos atrás, era meu sonho que ela cobrisse minha rua com sua Internet. Hoje em dia, não faz diferença se ela cobrir ou não.
Já estou bem servido com os serviços da brisanet!

Aqui na minha região aconteceu exatamente isso. Chegou primeiro a Oi Fibra. Só agora 6 meses depois que a Vivo começou a montar a rede FTTH pra substituir a rede de cobre da GVT.

1 curtida

Se a Claro instalasse roteadores decentes já daria uma sobrevida imensa no hfc. É incrível como os aparelhos que colocam tornam a experiência traumática pra quem tem o serviço deles. Qualquer roteador extra que vc coloque já melhor sensivelmente a qualidade.

se começar a vender só o que o cliente precisa e com preço bom é capaz de dar uma melhorada, mas fica com essa historia de combos, pra mim não serve.

2 curtidas

Coincidência ou não, sempre que o TB posta algo de queda de clientes, lucro, etc, normalmente é depois de eu ter cancelado alguma coisa. :joy:. Recentemente cancelei um plano antigo de internet fixa da NET.

Tenho outro, mas não é FTTH. Quero só ver se vão recabear o prédio… Duvido muito.

Isso está acontecendo nos principais noticiários com as falácias do 5G também.

A maioria dos usuários domésticos conseguiria ainda viver um bom tempo com rede coaxial. Como vão viver sem 5G e nem vai fazer diferença por um bom tempo.

1 curtida

Não seria um péssimo investimento, já que o 5G também pode substituir a internet fixa?

Pode até substituir em áreas rurais onde não existe cabeamento. 5G vai ter franquia de dados, aí já começa o problema, porque se for analisar bem, até o 4G poderia substituir a internet fixa, mas também tem franquia. Outra questão é que o 5G exige uma quantidade bem maior de antenas, então nos grandes centros urbanos não tem a menor chance do 5G substituir em massa a rede cabeada.

2 curtidas

Esqueci de citar outro ponto, rede sem fio nunca tem a mesma estabilidade da rede cabeada de fibra. 5G pode ter muitas vantagens, mas é transmissão por onda eletromagnética suscetível a interferências. A gente pode concluir que o 5G vai ser uma opção a mais de conexão, mas de forma alguma vai substituir a rede fixa de fibra.

2 curtidas

O 5g pode atender grande parte das pessoas. Importante lembrar que rede cabeada tem valor de instalação e manutenção bem mais alto, o que faria as operadoras preferir fornecer uma internet ilimitada em 5g.

Pelo contrário…o 5G também é fibra…em algum ponto o nó precisa ser amarrado fisicamente pois o sinal vai se degradando, se acontecer air to air apenas.

Em cidades adensadas o 5G é um plus (integra usos, não os substitui apenas). Não substituirá uma infra instalada e em operação tão cedo, ate mesmo pelos problemas, já citados aí em cima, da transmissão pelo ar.

2 curtidas

Um modem 5G deve começar o custo de instalação para o cliente em 1000 reais, só ai tu já pagou mais de 6 meses na maioria dos provedores FTTH.
Hoje o KM do cabo drop (o usado do poste até o modem) tá na faixa dos 500 reais, e da pra instalar vários clientes com 1 KM de cabo.

2 curtidas

Sim, 5G exige uma grande quantidade de antenas pra atender uma área relativamente pequena, sendo que todas essas antenas precisam ser alimentadas por uma robusta rede de cabos de fibra ótica.

Não sei por aí, mas a diferença do cabo pra fibra aqui onde eu moro foi gritante. Dizer que é só culpa do marketing é ignorar a rede legada muito limitada em banda. Tudo bem que um cabo de qualidade conseguiria entregar uma internet decente para uma casa, mas na prática os cabos são pessimos e é um para switches que são ligados em dezenas de casas.

3 curtidas