Originally published at: Citibank perde US$ 500 milhões por causa de interface ruim em software • Finanças • Tecnoblog
Dificuldade de uso de sistema fez funcionário do Citibank transferir mais dinheiro do que deveria; prejuízo chega a US$ 500 milhões
quando um credor não tiver conhecimento de que um pagamento foi realizado por erro, pode tratá-lo como uma restituição do empréstimo e, assim, não precisa devolvê-lo.
Espera… eles não foram informados da bobagem? Então como “não tiver conhecimento” foi válido? wtf?
Na decisão do juiz ele expandiu um pouco mais a explicação.
O argumento é de que não é razoável imaginar que uma instituição do tamanho do Citibank (principalmente em termos de capital e, portanto, capacidade de investimento em sistema de segurança para evitar erros) iria mandar exatamente o valor que cada credor deveria receber por engano.
Nas palavras dele:
Sim, sim, mas ele desconsidera o fator humano.Sempre há a primeira vez pra tudo. Se ele realmente acredita que os seres humanos não poderiam errar, ele deve ser meio doido da cabeça… :\
Eu acho (e eu também) que ele pensa que um banco desse tamanho pelo menos teria rotinas redundantes para verificação de valores tão altos assim antes de serem enviados.
Sim, eu sei que deve ter. Mas sempre tem o fator humano para fazer bobagem. hahaha
(funcionário exausto acaba ficando desatento para detalhes e pode ser que num momento de exaustão simplesmente liberou)
O credor pode fingir demência ué. “Puxa, que legal que adiantaram o pagamento do empréstimo! Obrigado Citibank”. (Credor deixa a sala).
Citibank tenta contato, mas só encontra o vácuo do espaço.
“Cara, ainda bem que não sou você”
O banco tinha uma rotina pra isso. A rotina era que uma transação desse valor teria que ser assinada por 3 funcionários diferentes.
Segundo o Ars:
Me parece razoável pensar que uma transação aprovada e realizada num sistema que requer a assinatura de 3 pessoas diferentes de locais diferentes e graus diferentes de função (e que precisam revisar a transação) não vai ser um erro.
Olha, eu acho que bancos são instituicoes com lucros absurdos e tudo mais, mas nao entendo pq um erro nao deva ser corrigido. Nao vejo sentido em alguem ficar com um dinheiro q nao é seu. Muito menos em ser necessaria uma briga na justiça pra isso. Nao importa a causa, se recebeu a mais devolve e fim de papo.
É a má fé do pessoal que recebeu.
Mas o dinheiro é de quem recebeu.
Quem recebeu o dinheiro era credor do Revlon. O banco estava agindo como intermediário.
O banco enviou o pagamento da dívida antes do previsto.
Quem recebeu supos que o banco resolveu, por qualquer motivo que seja, liquidar a dívida antes.
Tem outro detalhe nesse rolo todo também.
Teve uns rolos que a Revlon passou por dificuldades financeiras por causa da pandemia e pra conseguir um novo empréstimo acabou transferindo o colateral do empréstimo antigo para esse novo contra a vontade dos credores antigos. Isso significa que se a Revlon quebrasse os credores antigos (esses que receberam o dinheiro nesse rolo) ficariam a ver navio.
De qualquer forma, o Citibank ainda tem direito de recorrer da decisão favorável aos credores.
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.