Chrome 94 traz recurso polêmico criticado por Mozilla e Apple

O problema não é somente sites e também empresas utilizando o sistema para monitorar saídas do computador e ida ao banheiro de seus funcionários

1 curtida

Chrome deixou de ser um navegador viável tem muitos anos.

7 curtidas

Eu acho esse discurso da Mozilla uma grande lorota.

Quando eles anunciaram o Proton, foi dito que as “melhorias” foram feitas com base nos “bilhões de cliques” dos usuários. Este tipo de telemetria também não é uma invasão de privacidade?

E se a Google é tão malévola, que tal abandonar o buscador padrão deles e passar a usar algo coerente com o discurso, como o DuckDuckGo?

A Fundação Mozilla tá perdida…

1 curtida

É impossível se livrar da Google 100%, mas há um tempo tenho tentado me desligar mais dos produtos dela sempre que possível. Google Chrome já saiu há anos, Gmail está em processo, buscador uso o DuckDuckGo e quando não acho o que quero (ainda bem que tem sido cada vez mais raro) vou ao Google. Próximo passo será o Android. Infelizmente coisas com o YouTube não dá nem pra tentar.

Google Chrome foi muito importante. Mudou o mundo dos navegadores para melhor em muita coisa. Mas agora, obrigado pelo biscoitos e adeus.

A Fundação Mozilla até que ainda tenta. E acredito no esforço deles. Realmente temos sempre que olhar telemetria com cuidado, mas pelo menos o Firefox tem código aberto. Logo, se essa telemetria coletasse dados pessoais acho que já teríamos ouvido reclamações. Mas pessoalmente prefiro desabilitar também.

Infelizmente a Fundação Mozilla não tem muitas fontes de receita, logo, o buscador padrão não poderia ser o DuckDuckGo.

5 curtidas

Isso afeta todos os navegadores baseados em Chromium? Vou voltar pro Firefox pelo visto

por padrão sim, afeta, mas cada browser pode decidir ele mesmo remover essa api, embora eu não acho que esse tipo de coisa seja comum. mas assim, você precisa consentir para a api ser usada, então é só negar a permissão quando ela for pedida

1 curtida

google devia ser parado. nos anos 90 a microsoft foi processada por coisas parecidas ao que o google tem feito. antigamente a microsoft trazia o internet explorer pré-instalado em windows e o navegador era bastante conhecido por desrespeitar padrões da web quando foram criados.

agora chrome vem pré-instalado com android (e não dá para desinstalar) e por mais que ele respeite os padrões da web o google é mestre em fazer propostas de padronização de apis como essa e implementá-las antes mesmo de deixarem de ser aprovadas (essa api de idle detection mesmo ainda é um rascunho que foi o próprio google quem fez).

aí google acaba usando o fato de o chrome ser de longe o navegador mais usado como uma forma de basicamente forçar a apple e mozilla a implementar essas apis para não perderem clientes que reclamariam que sites que usam essas apis não-padrão não funcionam nos navegadores delas.

okay, apple basicamente não implementaria mesmo, mas é só porque ela não precisa de usuários que usam safari porque esse não é o negócio mais relevante pra ela, além de que webkit, o motor de navegador do safari, é obrigatório para todos os navegadores para ios, então uma pessoa deixar de usar o safari para usar google chrome no ios não muda basicamente nada.

infelizmente, mozilla por outro lado acaba sendo mais suscetível às táticas do google e fica nesse dilema entre implementar ou não essas apis, correndo o risco de perder milhões de usuários – como tem acontecido nos últimos anos – caso não implemente elas.

1 curtida

Entendi, dei uma vasculhada nas configurações mas não achei nada sobre, achei que era ‘obrigatório’

eu não tenho certeza mas parece ela funciona que nem as permissões que aparecem quando um site pede para usar a câmera ou o microfone, sabe? eu acho meio inútil porque acaba derrotando o ponto de ela existir, mas é melhor que não pedir seu consetimento

Google pedindo cada vez mais pra mudarmos de navegadore.

Isso seria fichinha para o que o Google faz, kkkkkkk. Agora que estao surpresos?

será q tem como implementar duckduckgo no opera? pqp sai fora chrome

Na realidade, as empresas já usam algo bastante semelhante a isso, não me lembro do nome do aplicativo agora, mas qualquer coisa eu edito isso mais tarde, com ele você consegue saber exatamente o que está ocorrendo em cada computador, você consegue saber o horário e tudo mais, então não acho que isso vai mudar muita coisa.

Poderiam pelo menos fazer ele para que ocupe 98% da memória e 90% do uso do HD. Lamentável.