aguardando os cupons agressivos
Como eu comentei na matéria do “iFood aumentar a taxa mínima aos entregadores para R$ 7,50”, eu disse que o problema não está na falta de concorrência no mercado, o problema são os consumidores olharem pra concorrência, eu mesmo, uso muitas vezes o Rappi, em vez do iFood, por ofertas melhores, mas o consumidor se acomodou ao iFood, como o exemplo que citei na outra matéria:
Então, o sucesso da Meituan, não depende só do investimento em marketing da marca, e nem da “força” do serviço em outro país ou segmento (basta que, mesmo a Uber dominando com folga o segmento de corridas, se tornando até referência em viagens via app, não conseguiu emplacar o Uber Eats por aqui), vai depender de mudar a mentalidade dos consumidores!!!
O que é o mais difícil.
Veja pelas marcas que viraram o nome do produto, e é que é mais fácil, pois estão na mesma “prateleira” na frente do consumidor, e nós continuamos a usar o nome da marca para se referir ao produto (as vezes levando o produto concorrente) vide achocolatado.
Acredito que se o Meituan entrar no Brasil, a estratégia para penetrar no mercado será, sim, muito parecida com a que vimos a Shopee usar: um investimento inicial massivo em subsídios, cupons de desconto generosos e promoções extremamente agressivas. O objetivo será claro: conquistar rapidamente uma base de usuários leal e criar o hábito de usar a plataforma, mesmo que isso signifique operar com prejuízo no começo. É a forma mais eficaz de desafiar players já estabelecidos em um mercado competitivo como o nosso.
Nesse cenário, a 99Food e a Rappi, que poderiam ter sido mais agressivas no início, agora se veem em uma posição desafiadora. Com o anúncio de um novo player de peso no mercado brasileiro (Meituan), resolveram se mexer, mas será muito difícil conseguir protagonismo, dado o investimento massivo que o Meituan irá aplicar aqui de quase R$ 6 bilhões em apenas 5 anos. Essa injeção de capital cria uma barreira significativa para os concorrentes que não acompanharam o ritmo de investimento no passado.