Chegou o dia: Claro começa a fazer sobreposição de rede e FTTH chega em São Paulo

Um usuário de outra comunidade postou que a Claro começou a trocar o HFC (coaxial) por GPON (fibra) na capital, fibra que estava somente disponíveis em 80 cidades no Brasil agora começa entrar nas capitais.

De início a rede irá trabalhar de forma mista (internet e telefone pela fibra e TV pelo coaxial) até as configurações da rede de TV estiverem prontas no datacenter da capital (igual acontece nas cidades menores).

3 curtidas

Depois do vexame q foi (e está sendo) esses home-office com essa rede antiga, a Claro resolveu se mexer…

6 curtidas

Achei que iam esperar mais uns 10 anos e deixar a Vivo e a Oi junto dos provedores locais dominarem o FTTH.

Pelo jeito os gestores da Claro não são totalmente incompetentes, espero que levem a rede FTTH pra mais cidades que já tem HFC.

3 curtidas

Até que enfim. Com a enrola da Claro de sempre, mas chegou… logo mais veremos as propagandas “Você merece o novo”, como se os clientes não tivessem passado no mínimo uns 20 anos com o HFC.

1 curtida

Tarde demais, já migrei para a concorrência, isso que era cliente deles faz mais de uma década ¯\_(ツ)_/¯

6 curtidas

Em paralelo, a Claro está oferecendo o serviço de passagem de cabo, para que vc possa conectar seus computadores, video-games, TV por cabo, ao invés de usar wifi.
Cobram 50 reais por ponto (edit - o preço no site é 150/ponto - 50 é para o meu condominio).
Certamente mais barato para eles do que oferecer um modem/roteador de melhor qualidade.

Mas acredito q é tanta encheção de saco de pessoas q não entendem de tecnologia, q criaram esse serviço.
Fora desse nosso ambiente de tecnologia, fóruns, etc, as pessoas acham q o wifi tem a obrigação de ceder 100% do sinal 100% do tempo e q interferências não existem.

Tinha curiosidade de saber a qualidade do serviço, pois uma coisa é passar cabeamento num apartamento novo, com eletrodutos suficientes pra passagem de cabos. Outra é fazer a mesma coisa em casas e apartamentos antigos, não preparados para rede.

Me lembro nos anos 90, qd coloquei TV a cabo em casa, foi uma furação de parede, fio passando pelos cantos das portas, uma lástima. Mas era o q se tinha naquela época, para um apartamento velho.

3 curtidas

Imagino que se não tem espaço nos dutos eles vão passar os cabos de rede como passam os coaxial/fibra, pelos cantos das paredes e sair furando as paredes.

Se estiverem usando cabo de rede com o mínimo de qualidade (100% cobre), não tá fora do preço esses 50 reais por ponto, afinal é trabalho de pelo menos 1 hora pra furar e fixar o cabo de um cômodo para o outro.

1 curtida

a claro 150 reais no ultra ponto, não apenas 50.

3 curtidas

Tô vendo aqui no site.

O consultor que atende meu condomínio falou que era 50 reais o ponto. Deve ser algum desconto pro condomínio.

150 ainda está no preço que um eletricista cobraria. O problema continua ser a de qual é a qualidade do serviço.

2 curtidas

provavelmente, pois ela cobra 150 dividimos em 3 vezes direto na conta.

1 curtida

Não moro em SP mas… tarde demais (2).

Tinha Claro Fixo até algum tempo atrás. Aquele cabo coaxial medonho que não permitia manobra direito… Vivo Fibra chegou no meu condomínio, migrei porque além de mais barato ainda tenho upload de 50% da velocidade contratada (300/150). Na Claro tinha 240/20 e ainda por cima me enfiaram TV sem eu pedir.

2 curtidas

Em que bairro você mora? Estou próximo a Bela Vista, por enquanto nada por aqui.

2 curtidas

Eu estou tentando migrar meu plano pra esse com fibra.
O de 15mb coaxial aqui tá complicado

2 curtidas

Uso provedor local que ainda não possui padrão FTTH e as quedas de sinal são constantes; qualidade deixa a desejar! Sério mesmo: mal consigo assistir vídeos HD/Full HD no YouTube — por causa disso, deixei de acompanhar a plataforma!!

Pacote do plano: 15MB, 50 reais! Sou usuário há quase 6 anos – exatamente agosto/2015 – convivendo com estes problemas!! Tanto tempo assim, mudará algo para melhor?? No acompanhamento deste plano: roteador 150Mbps(de 1 antena)!! Coisa boa, né?

Planejo mudar de provedor com preço e velocidade excelentes – também vir no padrão GPON/FTTH!

1 curtida

Até minha internet via radio de 7 Mbps rodava liso youtube fullhd, tu tá mal de internet ai, mas por 50 reais é difícil mesmo colocarem equipamento de ponta pra entregar a internet.

2 curtidas

Deve ser ADSL. Até 2018, início de 19, eu ainda tinha uma conexão de 10mbps que me supria tranquilamente pra ver Netflix e YouTube em fullhd.

2 curtidas

Mas espero algo decente para poder usar tranquilamente a internet! Seria demais exigir ter roteador 2 antenas 300Mbps(pelo menos) e fibra óptica FTTH?? No momento, apenas sonho distante da realidade… precisa de melhorias urgentes!!

1 curtida

Nos últimos 10 anos da pra contar as vezes que usei o roteador da operadora, sempre colocava os equipamentos em bridge e deixava equipamentos meus cuidando da internet, deve ser por isso que tenho poucos problemas.
Agora meu TP-link TL-WDR4300 já não tá mais aguentando os meus projetos malucos, estou a procura de um substituto mais potente, e também quero coloca um nobreak 12v pros equipamentos de internet (não é pq vou ficar sem luz que tenho de ficar sem wifi)

2 curtidas

Eu saí de um WDR4300 pra um DIR-882, só alegria, mas infelizmente não estão mais comercializando esse modelo por aqui. Sobrou o DIR-878, o mesmo roteador* mas sem portas USB, ou então os DIR-1960 / DIR-2660, também os mesmos roteadores mas com mais memória…

Asterisco

A D-Link utilizou exatamente a mesma placa e os mesmos componentes nesses roteadores, as únicas diferenças são o design externo, a presença ou não das portas USB, a quantidade de RAM e memória flash instalada em cada modelo.

Inclusive o limite teórico de 1900 Mbps no Wi-Fi no DIR-878 e DIR-1960 é totalmente via software, instalando neles o OpenWrt ou a firmware original dos “irmãos” mais potentes, a trava some e eles passam a entregar até 2600 Mbps, como nos modelos mais caros.

3 curtidas

Pra mim é um forte indício de que a Claro não vai mais investir no upgrade da rede HFC para o DOCSIS 4.0, pra mim faz sentido investir em tecnologia mais recente e que dá bem menos manutenção do que fiação de cobre.

2 curtidas