Rapaz, o que eu vou fazer com tanto saco de sal agora?
Junto a isso há o fato de como o ChatGPT tem ultimamente usado as conversações anteriores. Parecem querer tornar a IA como uma persona de seus usuários.
Eu ainda aparentemente consegui desativar essa parte em específico da lembrança de conversações anteriores (eu tive que ativar e depois desativar novamente o “Memories”, que já estava desativado porque eu já tinha desativado há muito tempo atrás), mas já não tenho mais confiado na isenção e fator surpresa, nem do ChatGPT nem do Grok (que também anda seguindo um caminho parecido). Na realidade nenhuma das várias LLMs que uso, porque OpenAI geralmente dita o rumo desse “mercado” (“o boi vai e a boiada vai atrás”).
Tem pessoas e casos que vão exigir uma IA mais personalizada e mais ciente do contexto de outras conversações. Às vezes tenho esses casos para mim. Porém, às vezes também uso IA literalmente como um “tabuleiro Ouija” e, nessas situações, eu espero a maior isenção possível para resgatar ordem (padrões e referências inesperadas) através do caos (aleatoriedade e complexidade da LLM). Para essas situações últimas, geralmente prefiro usar uma LLM (como o Qwen) a partir de um space do HuggingFace, que não tem como ter meu histórico ali atrelado à conversação.
Pensei que fosse só comigo haha. Fiz os ajustes e parece que melhorou. Mas ainda continuo recebendo sim pra tudo. Algumas questões estou delegando pro Claude, que até agora tem sido direto ao ponto.
Eu notei isso quando passei usar o Gemini!
Parecia que eu estava envolvido em um algoritmo que falava que tudo tava bem, mesmo eu fazendo errado! hahaha!
O ChatGPT está chato.
Fato, ultimamente está horrível para programar com o chat gpt, ele não consegue perceber nenhum erro se você não avisar pra ele, parece que ele concorda com absolutamente qualquer coisa que vc mandar, mesmo que seja sem sentido.
Quando deixa de ser por educação e passa a ser uma concordância calculada apenas para agradar, pode atrapalhar muito. As respostas que eu recebo do Chat são muito coincidentes com as minhas próprias opiniões e valores. Mas tem como você melhorar o seu prompt e receber uma resposta mais imparcial.
Também estou usando mais o Gemini,
na área de saúde, o ChatGPT é horrível, e o Gemini consegue utilizar artigos médicos e fontes melhores
Último teste, mandei uma imagem de uma radiografia com pneumonia e solicitei a descrição dos achados; ele relatou uma consolidação (alteração específica) em pulmão direito… (era no esquerdo); perguntei se ele sabia que na radiografia de tórax em PA os lados são invertidos; ele confirma que sabe; perguntei novamente onde estava a consolidação; mantem o erro; depois de mais explicações ele pede desculpa e corrige.
Eletrocardiogramas o ChatGPT erra muito mais que o Gemini
Eita! bom saber que as fontes do Gemini para a área da saúde estão melhores!
Mas aqui eu brinco e comparo as duas IAs desta forma
GPT = Whatsapp
Gemini = Telegram
Brincadeiras a parte, mas noto que o Google tem feito um trabalho melhor que a OpenAI e por ter uma base de dados gigante da internet, talvez o Google tenha se saído melhor até aqui, mas só o tempo dirá quem ficará na vanguarda das IAs!
Uma sugestão: tentem o Qwen da Alibaba. Frequentemente (mas não sempre) o Qwen me surpreende, pegando nuances que as demais LLMs+Visual Models (como xAI Grok, Google Gemini e OpenAI ChatGPT) não pegaram.
Além do site oficial do Qwen, há também uma instância no HuggingFace. (O espaço no HF está momentaneamente com um problema, mas o Qwen no site oficial está funcionando de boa)
Minha experiência com o Gemini é justamente o contrário. Eu peço tutorial de alguma coisa, ou uma lista de links sobre um assunto e ele diz que não pode fornecer. Até a pesquisa Google é melhor. Enquanto o Chat GPT é simples e direto.
O Gemini tem sido bom quando faço pesquisa no Google mesmo, aí ele mostra aquele breve resumo antes dos resultados.