CEO da Nvidia diz que Lei de Moore acabou; preços de chips devem continuar subindo

Tecnicamente a RTX 4080 12GB deveria ser uma 4070, daí a questão do preço fica pior ainda.

3 curtidas

Sobre a Lei de Moore ter chegado a seu limite, isso já era esperado. O problema é começar justificar aumento de preço por conta disso.
Eu estou ciente de que com esse limite alcançado, fabricantes de componentes eletrônicos vão ter que se virar nos trinta pra fazer seus produtos terem avanços relevantes. Mas pegar isso pra basicamente falar “vamos deixar tudo caro, se virem lol” chega a soar como escarnio.

Nessas horas que a gente fica se questionando se a AMD vai trazer algo pra bater de frente com os recursos de render e drivers pra dar um chega pra lá na nVidia, assim como o Ryzen deu um chega pra lá na Intel…

6 curtidas

Preços altos é por conta das placas antigas que estão encalhadas no mercado devido o declínio do mercado de mineração.

4 curtidas

A diferença é que a Intel ficou dormindo no ponto após assumir a liderança, já a NVIDIA, por mais mesquinha e arrogante que seja, tá sempre avançando, só ver a RTX 4090 e a RTX 4080 16 GB, ignorando o preço sugerido, ambas tiveram um salto significativo de desempenho em relação aos modelos anteriores, que embora a AMD tenha conseguido chegar muito perto com a RX 6900 XT, ainda deixava muito a desejar na questão do Ray Tracing e também dos drivers…

3 curtidas

penso que a Nvidia seja a única dos grandes players que continua evoluindo e ao mesmo tempo sendo agressiva com o mercado e as concorrentes

aumentar, não vejo como isso não acontecer: demanda só aumenta, areia não é tão abundante como antes e as maquinas de chips está ficando cada vez mais cara, ainda mais que elas precisa evoluir para fazer chips mais evoluído. As maquinas da ASML custava 150 milhões de dólares, as novas custa 300 milhões e mesmo assim não consegue produzir tantas maquinas quanto o mercado precisa.

infelizmente não vejo a fala do CEO da Nvidia está errado, talvez os motivos dele pode estar, mas o aumento do valor chips, pelo menos mais avançados não vejo como isso não acontecer

1 curtida

Sem a lei de Moore não tem como seguir aumentando o numero de transistor e mantendo os custos, não tem melhora no processo de fabricação que acompanhe a sanha do mercado por cada ano mais potencia sem aumentar os custos.

Só vai estabilizar ou reduzir o preço quando pararem os aumentos anuais de potencia e usarem a tecnologia já consolidada e com custos já amortizados.

1 curtida

O Moore não previu que as empresas fariam chips do tamanho de uma mesa de pingpong. hahahaha

Enquanto a NVidia faz declarações desse tipo, a AMD está bem perto de ter uma linha competitiva e a Intel está queimando uma montanha de dinheiro para ser competitiva nesse mercado também.

Incrementos de desempenho não estão relacionados apenas ao processo litográfico. Tem muita margem pra melhorar em questão de arquitetura e eficiência energética.

A prova disso é que essas RTX 4090 consomem inacreditáveis 600W 450W de potência… Dobraram o desempenho mas quase dobraram o consumo de energia pra isso. Esses caras estão malucos.

2 curtidas

A conta de luz também vai custar US$ 1.599.

Não era 450W

A Intel está queimando dinheiro porque trabalha em várias frentes no chip, enquanto a AMD terceira muita coisa

1 curtida

Graças a burrice dos EUA china ta vindo com força em litografia e chips.
Em menos de 10 anos já passar o que tiver de melhor no mercado!

1 curtida

Não sei se chega, 10 anos é muito pouco tempo, porque até chegar, o EUA continua evoluindo, e os EUA não é só ele, EUA tem parcerias com vários países, principalmente europeus e japonês

Nvidia tá no mundo da lua. Na gringa ela tá sendo massacrada com esse anúncio desastroso, conseguiram fazer 28718191x pior que o anúncio das RTX 2000.

2 curtidas

Pelo que sei, a china tava em mais de 100nm antes das sansões.
Hoje já sei que eles tão conseguindo 14nm oficialmente divulgado.

Tem matérias por ai dizendo até que eles chegaram nos 4nm(mas sem divulgação oficial)
https://min.news/en/digital/13de18df69b7a1185924de08827ac1fa.html

Sei que a IBM foi a primeira a anunciar 2nm.

Então não sei, com o pessoal chines com sangue no olho, e com muita muita grana do governo, logo, logo ela pode até vencer!

2 curtidas

O problema não é só chegar e sim se o chip vai ter a mesma qualidade e eficiência para aguentar concorrer

Teve um chip dela que a empresa falava que era igual a um I5 de sétima geração, mas em testes independentes mostrou que não era, em tarefas simples era 70% do I5 e tarefas complexas era 30%.

Nanômetro não é tudo, é só olhar a Intel que ainda faz de 14 nanômetro e indo para 10 e AMD que faz de 7 e deve tá indo pra 5

Mas a China está evoluindo, o que deve tá rasgando dinheiro, rasgando não, deve tá torrando dinheiro a nível industrial não deve ser pouco, dinheiro, engenharia reversa e espionagem deve tá gastando e fazendo a rodo

TSMC e ASML deva liderar por décadas ainda

1 curtida

Nasceu uma “tecnica ou filosofia” no japão
A copia fica melhor que o original na 5ª geração!
Se aprende, se copia e lança as gerações, na 5 sempre ta melhor que o original que também evoluiu nesse tempo.

Sim, no ocidente sim.
Mas a china deve inundar a africa e parte da asia e deve vir um gostinho pra ca.
Pra maioria das coisas um chip bom de 50nm ta mais que bom.

Vamos ver como vai ser os proximos anos.
Essa briga foi acelarada pelos EUA em muitos anos.

2 curtidas

Concordo contigo

E vai ser o tempo que vai dizer quem ganha mesmo

Kkkkkk e nessa briga, nós continuamos no mesmo, lascado kkkkkk

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.