Celular Seguro: Apple, Google e Samsung ficam de fora do projeto

1 curtida

A ideia do Celular Seguro se torna mais funcional, ao meu ver, por bloquear acesso à conta bancária e número telefônico além de em teoria inutilizar o aparelho com bloqueio do IMEI, tudo num único lugar. Digo em teoria porque os criminosos já conseguem trocar o IMEI fazendo o aparelho ser reutilizável mas já gera uma dor de cabeça a mais para os bandidos.

2 curtidas

A idéia é boa, mas ainda acho que falta “boa vontade” pra que iniciativas como essa funcionem bem no Brasil. Enquanto uma pessoa desenvolve a cura, tem outros dez fazendo o vírus…

6 curtidas

A parada nem lançou direito e já tesouraram os principais celulares vendidos e mais visados por criminosos. Enfim, parece que só a Apple vai se mexer. Mas não por conta da situação no BR, mas sim, no mundo.

1 curtida

Na apple eu travei um iphone e ate hoje recebo email de golpista se passando por policia falando que recuperou o celular. bloquei no icloud, IMEI e o mesmo tem ESIM.

1 curtida

A verdade é que não é do interesse dos fabricantes de smartphones impedir o roubo de seus aparelhos. Pois quanto mais aparelhos forem roubados, mais aparelhos são vendidos. E para que um aparelho fosse a prova de roubo, ele deveria ser tão seguro que nem mesmo o fabricante conseguiria desbloqueá-lo e nem resetá-lo na autorizada, isso implicaria em inconveniências para alguns consumidores que, por exemplo, esqueceram a senha do aparelho.

1 curtida

O que eu não consigo entender é o povo criticando a iniciativa do governo, não dá articular uma iniciativa complexa como essa na primeira tentativa. Não deve ficar pronto nesse governo e vai precisar atualizar os parâmetros no mínimo de 2 em dois anos, mas tem de começar de algum momento, que seja agora.

12 curtidas

Não tem como esse “celular Seguro” funcionar, cada sistema já tem sua ferramenta de bloqueio, e já é possível bloquear o IMEI o que não torna o celular completamente inútil, mas pelo menos não pega mais chip, o governo só tem péssimas ideias mesmo

1 curtida

A ideia é muito boa, mas a implementação é ineficaz para as fabricantes.

Estamos falando de empresas com alcance global para implementar soluções que iria funcionar em apenas um único país (q nem é tão relevante assim quanto a lucros). Imagina a dor de cabeça de ter que implementar soluções complexas para cada país? Totalmente inviável!

O governo quer que Apple, Google e Samsung adicione código em seus projetos para funcionar em, sei lá, 3% da base de usuários. E não só adicionar, manter funcionando e compatível com versões futuras. Simplesmente não rola!

Se o governo quer tanto o apoio das fabricantes, ele deveria se esforçar um pouco mais, se unir com outros países e propor algo a nível global.

1 curtida

Mas essa iniciativa é do governo federal, combater roubo de celular é competência dos governos estaduais Uma coisa não exclui a outra. :man_shrugging:

Tudo bem que não dá pra fazer tudo de primeira e é até louvável a iniciativa (vai resolver muitos problemas, principalmente com as instituições financeiras). Mas vender o app como uma “feature killer” de segurança, que nem bloqueia as operações do celular (e sim simplemente o IMEI) aí foi exagero ou total desconhecimento do secretário de segurança.

3 curtidas

Pelo que entendi, apesar das falas bizarras feitas no lançamento, o objetivo não é bloquear o aparelho, mas preservar a vida financeira da vítima de golpes ocorridos após os roubos. Não há nada no mercado tão abrangente como essa comunicação a todas operadoras e bancos ao mesmo tempo.

3 curtidas

É aquilo, colocaram o político que tinha zero conhecimento pra apresentar a parada. Nem pra estudar o projeto já pronto serve.

Lançar um projeto desse sem realizar nenhuma consulta pública antes acaba minando toda a credibilidade dele.

Parece um golpe de marketing do Governo Federal para fugir de críticas à segurança pública, coincidentemente sendo lançado antes das festas de final de ano e das férias de verão.

2 curtidas

just for show

Acredito que essa é a uma ferramenta para o governo rastrear a população, só acho. Ainda mais no atual governo.

2 curtidas

Deixa eu ver se eu entendi… a matéria diz que Google e Samsung figuram como apoiadores, com o Google afirmando que está colaborando com as autoridades, o que me leva a entender que eles estão no projeto - mas em um papel secundário.

Só a Apple tá de fato fora.

Mas a manchete diz que as três estão de fora?

Diz aí, é só uma barrigada ou isso foi proposital?

Governo passado já nos rastreada através da Abin.

1 curtida

Não tenha essa ilusão de que vc é anônimo.

1 curtida

Exato, o anúncio foi mal feito.
Vendeu como um bloqueador de celular o que não é.
Mas como um sistema de aviso rápido para várias instituições e serviços que podem agilizar bloqueios é realmente uma boa ideia.

Perder o celular a gente já perdeu, mas você faz o bloqueio pelo app e corre atrás do BO já mais calmo por ter cortado os acessos do bandido.

1 curtida