Celular, DSLR ou mirrorless: smartphones podem substituir câmeras profissionais?

https://tecnoblog.net/responde/celular-dslr-ou-mirrorless-smartphones-podem-substituir-cameras-profissionais/

Deve demorar pra substituição acontecer. Mas ela tende a acontecer!

Pelo menos para fotografia amadora.

Agora profissional, ai não sei!

2 curtidas

Sempre vão existir produtos super específicos (e caros) para os mais diferentes nichos. Além disso, não vejo motivo para os smartphones se especializarem tanto em câmeras a ponto de substituírem as profissionais.

1 curtida

Como fotógrafo profissional, afirmo que não, pelo menos no curto e médio prazo, não vai substituir.

A foto é 40% da câmera e 60% de lente, e isso, dado limitação de espaço físico, não dá pra contornar em smartphones.
E nem estou falando de lente em “captar mais luz”, é sobre compressão de perspectiva, distância focal, aberrações cromáticas e tudo mais.

4 curtidas

Ué… mas o smartphone não é capaz de certas coisas que uma câmera profissional faz? Quando eu falei em algumas ocasiões que smartphone é limitado em fotografia só faltou gente querendo me linchar.

Mas está aí: esclarecido e desmistificado. Smartphone não faz e nunca vai ser capaz de fazer o que uma câmera e um bom conjunto de lentes faz.

Houve um Lumia que substituia.

Alguns profissionais chegaram a fazer filmes (casamento, e
tc) com ele.

Eu tive, praticamente, todos os Lumias com o Windows Phone, menos esse que tinha a câmera “profissional”.

Gostava do sistema e dos aparelhos.

Mas móooorreu, né!

Vida que segue…

1 curtida

Nas duas ocasiões que me recordo, você estava confundindo equipamento profissional com arquivos RAW. O que é BEEEEEEEM diferente do tratado aqui.

1 curtida

Você fazer um efeito panning, light trail e vários outros com smartphone é dose. Em algumas situações se exige uma pequena abertura e diferentes distância focais que o aparelho não oferece.

E nem mesmo com essas grandes aberturas, você não consegue um efeito retrato decente com uma certa distância do assunto, aí o aparelho tem que recorrer a um recurso que depende muito do software, e você percebe, nitidamente, a diferença quando se trata de um retrato de smartphone ou DSLR.

Smartphones estão focando em fotos mais nítidas em ambientes com pouca luz. Por isso as aberturas absurdas e alto processamento. Fotografia é mais do que isso.

2 curtidas

Como fotografo profissional, afirmo com todas as letras, nenhum smartphone na face terrestre, nem Mesmo os Xperia Profissionais, cujo as descrições e falas da matéria estão absolutamente erradas sobre sensores de 1", pois somente os Xperia tem Sensores de uma polegada dentre os Smartphones, e mesmo eles sendo os melhores para produzir tudo profissionalmente dentre os Smartphones, conseguem o que as câmeras Profissionais com os Profissionais fazem.
A matéria tem muita falácia, desvio de assuntos e falta de foco e objetivo sendo mais publicidade do que de fatos, fatos…

Não viaja, Xiaomi, Oppo, Vivo e Sharp também lançaram smartphones com sensor de uma polegada na câmera principal…

2 curtidas