Celular da Samsung mantém histórico de qualquer coisa copiada - Cuidado com as suas senhas

Por curiosidade resolvi adicionar no edge panel a opção ‘Área de Transferência’ e me deparei com uma desagradável surpresa, a Samsung estava mantendo um histórico de tudo inclusive minhas senhas copiadas do Bitwarden.

Essa função é habilitada por padrão e não importa qual teclado você esteja usando, a Samsung vai continuar mantendo o histórico em background.

Único jeito de remover é deletar manualmente. A… e a função do Bitwarden de limpar a Área de Transferência depôs de X tempo é inútil nesse caso e só adiciona um entrada vazia ao histórico.

3 curtidas

Se você desativar o painel da Área de Transferência nas configurações do painel Edge, os dados deixam de ser coletados.

Já sobre a função de limpeza da área de transferência do Bitwarden não funcionar, é esperado. A área de transferência do sistema (que é o que o Bitwarden limpa) e a área de transferência do painel Edge são independentes…

1 curtida

Infelizmente não é bem assim, eu nunca tive o painel de área de transferência ativado anteriormente, hoje foi a primeira vez. A Samsung coleta os dados quer eu queira ou não

1 curtida

Ele vem ativo por padrão, de fábrica. Se você não for nas configurações do painel Edge e desativar manualmente, os dados vão ser coletados, mesmo que você não utilize o painel Edge.

Fiz um teste rápido aqui no S10e e ele parou de coletar dados depois que foi desligado, conforme o esperado. Copiei algumas coisas enquanto o painel da Área de Transferência estava desativado e ele estava vazio quando foi reativado…

O meus testes mostram exatamente o oposto, não só isso se você pesquisar internet a fora vai ver que é uma reclamação comum e que a única maneira de fazer parar é desinstalar pelo adb o clipboard da Samsung.

1 curtida

¯\_(ツ)_/¯

Eu mantenho ativado porque uso bastante, mas como disse, no meu S10e o painel deixou de coletar dados enquanto estava desligado. Tô com a firmware mais recente pra esse aparelho (Android 12, One UI 4.1, patch de segurança de maio de 2022) e não precisei usar o ADB nem nada do tipo…

O Samsung Clipboard nada mais é que a área de transferência… ou seja, se tu copiar alguma coisa, ele gerencia… e as vezes mantém histórico para facilitar… não é como se isso estivesse te espionando…

Tem que ver se o aplicativo não se conecta a um monte de servidores, como o do Appsflyer e a da Samsung, do Google e afins.
No S8 não parece ter esse Samsung Clipboard especifico, mas tem dois aplicativos/serviços de gerenciamento de clipboard (ClipboardSaveService e ClipboardUIService)) e ambos se conectam aos servidores da Appsflyer, da Samsung, do Google, da Amazon e da Limelight.
Não significa que estão espionando, eu não sei o que eles estão fazendo ao conectar nesses servidores, mas o potencial existe.

Pelo que lembro, é uma das opções do Teclado da Samsung… mas acho que eu desinstalei o teclado da Samsung via adb pq sempre tiro os bloatwares. Ou eu desinstalei isso junto.

Eu nem penso que eles estejam me espionando, mas com o tanto de roubo que tem de celular ter um lugar onde as senhas podem estar em texto simples, por acidente me parece ser um péssima ideia. Não duvido nada que os bandidos tenham consigo algumas senhas assim.

Ah, isso realmente é um problema. Eles deveriam filtrar o que foi colado num campo de senhas ou de login. Mas não sei se eles teriam vontade de fazer. Tenta entrar em contato com os envolvidos para ver se eles fazem algo se não troca navegador e teclado.

1 curtida

S21+ aqui, vai fazer 5 meses de uso em breve, desativei o Edge no primeiro dia que peguei, porque não curto, uso Gboard também desde de o primeiro dia, meu teclado preferido. Fui testar conforme o rapaz falou, liguei o painel Edge, coloquei pra mostrar a área de transferência, tem coisas lá de precisamente 1 semana e 2 dias, vários prints, texto puro (incluindo as senhas que sempre esqueço e tenho que copiar do Bitwarden) e links.
There is fck (ai é fda).

Android 12, One UI 4.1, Patch de 1 de abril de 2022

1 curtida

Bom saber, tenho esse mesmo S10e, mas não uso o painel Edge, pra mim essa coisa é inútil. De fato o clipboard coleta tudo e deixa. Preciso limpar manualmente.

Tem como desabilitar sem precisar recorrer ao adb? Ou é só trocar o teclado (Swiftkey por exemplo, que permite desligar Lembrar itens copiados e Sincronizar o histórico)

Eu acho que faz parte do pacote do teclado Samsung, que faz parte do sistema.

Provavelmente não porque são componentes integrados ao sistema.
Não tem como desinstalar ou desabilitar o teclado Samsung e nem os componentes individuais (como o ClipboardSaveService, por exemplo) pelo aparelho, então só vai sobrar recorrer ao adb.

Sim sim, até editei. Vi agora que ele está integrado ao teclado da samsung. Nem vi no painel Edge.

É o que farei

Tenho um tablet com Pixel Experience e também mantém no teclado do Google. Acho bem útil.

No teclado do Google, pelo aqui comigo eu consigo desativar se eu quiser, a Samsung não deixa desativar e mesmo quando não uso o teclado dela, ela continua coletando

To tão descrente com segurança digital q um negócio desses nem me surpreende mais.
Fora q o trabalho pra desativar é tanto e suas senhas ainda podem vazar de tantos jeitos q é mais fácil ganhar da mega sena do q proteger as senhas.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.