Categoria Tema Livre é livre mas nem tanto?

Fora spam, coisa adulta e coisa ilegal, o que também não pode nessa categoria? Coisas mais polêmicas? Discussão politica mesmo que sejam apenas os termos?

Tema livre é estritamente sobre assuntos relacionados à tecnologia?

Pergunto porque tinha criado um tópico sobre termos que o pessoal usa em relação à politica e ele foi excluido sem mais nem menos. hahaha

2 curtidas

Não acho que isso agregue para a comunidade. Melhor manter a comunidade neutra.

Daqui a pouco isso aqui vira um reduto de bate boca ideológico e aí vai acabar ficando insuportável, pra quem em primeiro lugar veio pela tecnologia.

16 curtidas

Não achei nada no FAQ que proíba, mas concordo com o @Douglas_Knevitz , não vejo sentido nesse tipo de tópico aqui num fórum de um blog sobre tecnologia, e como é um assunto delicado que costuma sair briga e a equipe do blog não é ampla para poder ficar moderando, é uma boa evitar ao máximo o assunto.

7 curtidas

O site até tá tentando, mas a comunidade (pessoal que comenta) neutra, pelo que eu tenho visto, não é mesmo.

Vários assuntos costumam ter briga, até a Dell demitindo os funcionários deu briga. Então sei lá. hahaha

Mas enfim. A pergunta foi ligeiramente diferente: “é o que não pode?”

2 curtidas

Para saber isso tem que esperar alguém da staff, como já disse eu mesmo não achei nada no faq que dia que seja proíbido

Livre porém depende.

1 curtida

Então, todo mundo tem um lado, e uma ideologia de certa forma. E esse posicionamento naturalmente está embutido nos comentários. Agora imagina deixar livre para debater outros tópicos descaradamente políticos, aí não dou nem duas horas pra terem que encerrar o tópico.

O site em si ter uma linha editorial pendente para qualquer lado que seja, não é um problema. E na maioria das vezes é até bom quando é explicitado. Mas mesmo isso, não anula o fato de que a sessão dos comentários deve se manter neutra em relação à política, para não desvirtuar do core da comunidade, que é tecnologia.

1 curtida

Política e religião nunca dão certo em fóruns de tecnologia
Prefiro um tópico Windows x Linux, iOS x Android, q pelo menos tem a ver…

Acho correto deletar. As matérias q citam política por aqui acabam sendo fechadas depois de muito bate-boca.

3 curtidas

Pois é, mas nem era coisa que deveria gerar taaaaaanta polemica. Eu só perguntei qual era o uso dos termos pois eles estão sendo usados nos comentários de uma forma totalmente diferente do que eu tinha aprendido. (praticamente como xingamentos com quem discorda de qualquer coisa) hahaha mas enfim… a pergunta desse tópico é outra. hahaha

Não estou questionando deletarem. Estou perguntando o que não pode. hahaha :I

Eu mesmo silencio quando aparece na página inicial.

Não quero e nem tenho paciência ou condições emocionais pra discutir qualquer coisa relacionada à política.

1 curtida

Política é um tema que já tem de sobra nas redes sociais, né? Não vejo sentido em mais um espaço pra bater-boca sobre isso hahaha

Eu não sei o que rolou com o tópico que você citou, mas a ideia do tema livre é dar espaço para os temas que não encaixam em nenhuma categoria específica. Tipo, se alguém quiser abrir um tópico sobre um anime, ou sobre melhores rótulos de cerveja weiss, por que não?

E se forem temas que a gente vê que muita gente aqui se interessa, podemos transformar em categorias fixas no futuro.

Em resumo, é um laboratório. Mas acho que podemos focar em temas mais produtivos do que política. Mesmo que seja um tema só para descontração…

10 curtidas

Sim, sim, mas não era partido vs partido ou o que tu pensa de candidato x. Em resumo era “qual a definição de esquerda e direita?”, nada além disso. Eu postei porque não achei que traria problema algum. hahaha (Pois esses termos vem sendo usados de uma maneira um tanto estranha pra mim, mas enfim… hahaha)

Mas yep. Deixando politica de lado.

Favor proibir também religião e futebol.

Obrigado.

4 curtidas

Futebol é uma coisa que eu nunca vi aparecer no Tecnoblog. hahaha

A política infelizmente está atrelada a nossa realidade, então não da pra escapar dela, já que uma hora ou outra algo desse tema esbarra em outro, como na tecnologia por exemplo.

Mas endossando apoio ao @Douglas_Knevitz, @mobilon e demais, acho que o foco da comunidade deva ser primariamente no nicho da tecnologia, onde todos nós damos os melhores pitacos sobre o assunto.

Não vejo problema em debatermos política quando ela está presente em um tópico de forma agregada (tema não principal), seja de um matéria do TB ou feito por um usuário, desde que a discussão concentre-se naquele assunto e não saia por inúmeras tangentes.

Se todos seguirmos a velha cartilha de pessoas civilizadas, tratando todos com respeito, sem agressões pessoais, e argumentando com fatos, acho que o ambiente fica minimamente decente para cada um compartilhar seu ponto de vista e todos evoluirmos um pouquinho no mundo das idéias.

5 curtidas

Acredito que o perfil da maioria aqui deve ser o mesmo nesses três tópicos:

Política: centro-esquerda / centro
Religião: ateu / agnóstico
Futebol: torce pra algum time, mas raramente acompanha

1 curtida

Não vi isso não, que treta foi essa?

Nem foi treta. Só postei algo que eu achei que ia ser de boa mas consideraram que ia dar problema. Ai acabei ficando curioso para saber o que não dá para postar. (fora o óbvio)
Nada demais. hahaha

Kkkkk o povo sempre reclama de tudo, desde que tenha respeito e bom-senso , daria para postar qualquer coisa aqui, mas…

Não sei se é a maioria, ou apenas a maioria dos que manifestam suas posições a respeito desses 3 temas. Eu mesmo não me encaixo em nada disso aí, mas nunca vi relevância em manifestar algo nesse sentido.

1 curtida