Caso Tiktok: como um app poderia espionar um país?

Alguém me explica como um app pode espionar um país. Vejo o governo americano falar que o Tiktok é uma ameaça à segurança americana, mas não entendo como seria essa ameaça.

2 curtidas

Você não tá entendendo:

Todo app pode espionar um país bem como espionar por um país. Um app sabe onde você está, do que você gosta, do que você não gosta, quem são seus amigos, o que você faz após o almoço e que horas você dorme simplesmente por saber quando foi seu último acesso a ele.

A diferença é que o Tiktok é da ByteDance, e a ByteDance é de uma empresa chinesa. Pela lei chinesa, o governo pode solicitar dados de qualquer empresa chinesa sem contestações cabíveis em um sistema judiciário como o nosso.

Agora você imagina um soldado americano postando vídeos divertidos no Tiktok, sendo que o app por arquitetura geolocaliza (coloca uma tag de localização) onde que esse soldado está em qualquer lugar do mundo.

Também existe a possibilidade (pra não dizer a certeza, já que em matéria de geopolítica ninguém é trouxa com exceção de um certo alguém aqui no BR) do TikTok coletar inteligência (dados/informações) sobre cidadãos americanos que sejam de interesse dos serviços de inteligência chineses.

Como o código do Tiktok é proprietário e protegido por leis de propriedade intelectual, não tem como um programador do público externo saber se tudo o que o app faz é legítimo ou não. É tipo você tomar uma Coca-Cola, mas a lei te proíbe de saber os ingredientes no rótulo. Se eles botarem cocaína, detergente, ou suco de galinha no Tiktok, você não vai saber.

Se o Trump não tem como saber, ele vai proibir até a posse desse código passar pra Microsoft e o tiktok se sujeitar à jurisdição americana. (Aí agora é a CIA e o FBI que vão ter acesso ao app pra fazer o que quiserem, não a China).

Sabe quando acontecem grandes operações contra a pedofilia, no mesmo dia, em 5-6 países? Tem dedo de serviços de inteligência nisso

Edit: Não é hipocrisia. Sabe por quê? Porque a China faz muita questão de banir todos os aplicativos de empresas sob jurisdição americana (Facebook, Google, Twitter, afins) sob argumentos similares ou mesmo sob argumentos de impedir que seus cidadãos acessassem imprensa livre. Tá mais pra “reciprocidade tardia”

8 curtidas

Você já reparou que alguns aplicativos, mesmo sem nenhuma necessidade, pedem acesso a todos os dados do seu celular?
Esses aplicativos que são moda, as vezes bobos, pedem acesso a sua agenda, fotos, localização e tudo mais, quando muitas vezes esses dados não têm nenhuma relação com o que o aplicativo se propõe.
Você já reparou, também, que o seu celular sabe mais da sua vida do que muita gente próxima a você? Localização, tempo em que passa em cada lugar, rotina, local em que você mora, estuda, trabalha e etc. E, ainda, que muitas vezes você fala alguma coisa e logo na sequência começa a aparecer anúncio daquilo que você disse?
Pois é, vivemos na sociedade da vigilância.
Esses aplicativos passam a ter acesso a TODOS os dados de inúmeras pessoas. Por mais que o Presidente não utilize, por exemplo, muitas outras pessoas utilizam. As vezes o filho de um diplomata tem isso, já imaginou os dados que eles conseguem?
É basicamente isso.
Lógico, os aplicativos americanos fazem o mesmo. Mas teoricamente as empresas americanas não utilizariam isso (sob a perspectiva deles, não a minha). Mas também sabemos que é balela.
Se tiver curiosidade sobre essas coisas, assista Privacidade Hackeada na Netflix.

3 curtidas

Agora entendi.

1 curtida

Tópico de alta qualidade. Parabéns aos envolvidos! :grinning_face_with_smiling_eyes:

8 curtidas

Tem um pouco de hipocrisia nesse banimento, a tríade Facebook/WhatsApp/Instagram, coletam mais dados que o TikTok. E a julgar pelo tempo de existência, o Facebook com toda essa base de dados armazenada, se rodasse um algoritmo poderoso, conseguiria traçar um perfil comportamental de quase toda população e com isso alterar o curso natural de decisões que você toma. Não estou falando só de influenciar uma eleição, mas de criar tendências, suprimir movimentos ou até reafirmar outros.

Ao longo desse ano temos visto um crescente movimento para conter a influência chinesa. E porque estamos vendo esse movimento coordenado entre países ? Durante muitos anos os Estados Unidos e outras grandes potências, usaram a mão de obra chinesa para tudo. Desde produção de roupas, a projetos de alta complexidade tecnológica. Foram atraídos pela mão de obra barata e eficaz.

Porém essa terceirização da produção, concedeu poderes a China. Dezenas de países e empresas entregaram seus projetos mais valiosos de mão aberta, o resultado disso é que a China por toda sua configuração política, usou dessa brecha para criar produtos similares, isso quando não iguais, por preços muito mais competitivos, já que pularam a parte do P&D. E não por acaso vimos a China passar o Japão e ser a segunda maior potência do mundo. Mas porque esperar esse ano ? Bom, a pandemia acelerou muitas coisas, e uma delas foi se dar conta que toda a produção mundial, do que quer que seja, está na mão da China. E essa é só a ponta do iceberg.

Se eles já dominam os lares de bilhões de pessoas de forma indireta e em alguns países como Índia de forma direta, com venda de eletrônicos. Até infraestrutura de rede fornecem para o mundo. Não existe caridade, muitas dessas grandes empresas chinesas recebem ajuda direta do governo. E querendo ao não, coletam dados, que se solicitados, precisam ser entregues.

Após essa longa introdução, porque o TikTok é uma ameaça ? A verdade é que ele não é muito pior que a tríade que mencionei, porém os Estados Unidos não querem entregar os dados da sua população para a China. Não estou falando de dados bancários ou coisas do tipo, mas de algo muito mais sútil e profundo. Um perfil de rede social nada mais é que um diário aberto, com a diferença que dependendo de quem lê, pode fazer muito mais do que só ser um agente passivo. A partir do momento que você tem nas mãos bilhões de pessoas, controlar elas é a parte mais fácil. Voltamos ao que falei de influenciar eleições, tendências, comportamentos e a palavra que o brasileiro mais usa, ideologia.

3 curtidas

Compartilho do seu pensamento. Acrescento que acho uma HIPOCRISIA isso de banir apps chineses, enquanto apps americanos coletam absolutamente TUDO sobre a vida dos usuários há anos (Google, Facebook, Instagram, entre outros).

1 curtida

Se o Trump tem realmente medo que esses apps capturem dados de locais estratégicos, então que bloqueie os apps nessas instalações, quem quiser usar em casa ou locais menos restritos deveriam continuar desbloqueados. Corre o risco de virar uma China onde parte da internet é bloqueada. E deve ser bloqueada pelo mesmo motivo.

1 curtida

A administração Trump quer impor restrições ao Tiktok e a outras empresas chinesas, como a Tencent e Huawei, pois é do interesse politico deles uma ofensiva contra a China.

Isso não quer dizer que as acusações contra o Tiktok são mentira, ou que os Estados Unidos estejam totalmente errados, pois de fato ele coleta diversos dados do aparelho e possui conexões com a China, que como já mencionado aqui, possui uma politica bem agressiva de coleta de dados e um descaso grande com a privacidade. A Proton (dona do Protonmail e do ProtonVPN), fez um breve estudo sobre o que o Tiktok coleta de informação: Why TikTok's ties to China pose a significant privacy and security risk

É importante mencionar que a India também bloqueou diversos aplicativos de empresas chinesas alegando violação de privacidade, porém isso também teve uma movitação politica (a India e China estão em uma disputa territorial).

Como também mencionado aqui, de fato Google, Facebook, Microsoft e outros também possuem uma coleta agressiva de dados. Porém, não acredito que seja uma situação equivalente ou hipocrisia. O que é hipocrisia é um pais que deu origem ao PRISM acusar o outro de violação de privacidade, mas isso se torna uma discussão muito mais profunda.

3 curtidas

Pela averiguação da Proton, eles coletam o mesmo tipo de informação que muitos outros aplicativos também coletam, mesmo porque ao manter seu perfil e dados salvos nos servidores para poder acessá-los novamente ao instalar seu aplicativo em outro dispositivo, esses dados são baixados novamente no APP.

O problema é se e quando coletam dados que fogem ao (reino) Realm para qual o aplicativo tem autorização, ou seja, se eles de alguma forma conseguissem capturar dados de log do dispositivo não permitidos ou de outros aplicativos instalados.

Isso realmente pode acontecer se você der acesso aos seus contatos ou cartão de memória por exemplo. Um aplicativo poderia escanear todo conteúdo e capturar arquivos que não lhe convém.

Quando você instala um file-manager e conecta ao seu Google Drive, você está autorizando a ler seus arquivos, muitos termos de uso e políticas de privacidade informam sobre isso. O que não é garantido é que essas empresas irão abrir esses arquivos e observar o conteúdo, por mais que elas aleguem que não façam isso, um funcionário da empresa com acesso, um programador, poderia acessar caso os métodos e políticas dentro da empresa não protejam essas informações.

Empresas pequenas, duvido que possuam todos os mecanismos para evitar esse acesso indevido, empresas grandes possuem, mas há tanta gente dentro dessas empresas, é difícil controlar, até empresas e organizações de alta skill nessa área, como a NSA, enfrentam fuga de dados.

Relamente se resume a um jogo poítico essa briga.

Mas se existirem leis e forem aplicadas, em caso de prova desse vazamento, há possibilidade de punição. É possível perante lei responsabilizar acesso indevido mediante prova, a empresa e a empresa o funcionário.

O filme do Snowden também é excelente!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.