Casas Bahia vende Galaxy Note 20 a R$ 679, cancela pedidos e irrita clientes

Finalmente uma promoção de verdade que respeita o nome “Black Friday”, claro que no Brasil as lojas gostam é de nós fazer de trouxas e não de querer “queimar estoque” como muitas dizem

Simplesmente uma piada pronta a black Friday brasileira que não tem nada de especial ou algo pra se empolgar como no esterior kskskskksksks

É isto que mais está me irritando: eles se quer tem a capacidade de oferecer uma reparação, e pasme mesmo após a constatação do erro seguiram gerando nota, levando pra transportadora, entregando código de rastreio ou seja criando mais expectativas de recebimento. Ah cara… Pelo amor de Deus

1 curtida

Bom, sinceramente nem cheguei perto de ver o tal “erro” só vi mesmo quando apareceu matéria sobre, eu na minha grande ignorância penso o seguinte, montar um grupo com todos os lesados e entrar com ação coletiva e buscar acordo, não necessariamente o cumprimento do preço ofertado tão pouco o cancelamento e sim chegar num meio termo, o que não pode é deixar de lado e aceitar, pq como sempre o que se ouve é “erro da loja e má fé do cliente” e nunca “erro do cliente e má fé da loja”.

3 curtidas

Já estava respondendo e não tinha visto sua resposta, fala até melhor o queria dizer.

Só acrescentando, GARANTO que teve muito consumidor que comprou só por ser um Samsung por R$ 679,00 afinal, atualmente, quantos aparelhos concorreram com esse preço? Isso se teve algum aparelho.

Eu particularmente não entendo NADA de qualidade Tênis, mas sei que nike e adidas tem qualidade, então se eu compro no netshoes, eu olho aparência e marca, não pesquiso preço de lançamento, qual o desconto real(afinal no geral os preços são inflados), só confio q pela credibilidade da loja, eles não irão cometar erros absurdos desses justamente no dia dos melhores descontos do ano.

1 curtida

O Código de Defesa do Consumidor estabelece como o consumidor deve se comportar nessas situações.

No artigo 30 do CDC fica claro que o fornecedor é obrigado a cumprir o valor que foi ofertado, já que esse ao cobrar um valor diferente do que foi ofertado ao consumidor está agindo de forma abusiva:

Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

A Lei 10.962, em seu artigo 5° traz que no caso de divergência de preços, o consumidor deverá pagar menor valor:

Art. 5º No caso de divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor pagará o menor dentre eles.

Boa parte dos textos tirei de uma site falando a respeito.

O CDC tem esses artigos, mas eles não são absolutos para toda e qualquer situação, como já foi apontado num outro tópico (Procon-SP notifica Casas Bahia por cancelar pedidos de Note 20 por R$ 679 - #9 por Keaton).

Mas como eu falei no outro tópico, esse caso específico tem suas peculiaridades que tornam a análise não tão direta assim.

3 curtidas

Sim, nem sempre a empresa é obrigada à cumprir. Tem N fatores como, por exemplo, mas não se limitando à, erro crasso e o ficar óbvio que o cliente agiu de má fé.

Nesse caso o valor era mais de 100 vezes menor.

São casos e casos e o ponto é o erro no preço ser “de fácil constatação”.

Um aparelho que normalmente é vendido por R$2,5mil a R$3mil ser vendido por menos de R$700 pode ser visto como um erro de fácil constatação.
Mas tem o fato de ter sido na BF, então a coisa fica mais complicada.

Foi isso que eu escrevi no outro tópico.
Não é uma análise tão direta assim.

1 curtida

https://vitorgug.jusbrasil.com.br/artigos/170918919/erro-na-publicidade-quando-o-fornecedor-esta-obrigado-a-cumprir-a-oferta

Tem mais desses, mas não deu tempo de ler tudo…

Essas ofertas foram um “leading loss” que as casas Bahia não querem assumir o loss.

Talvez sim, talvez não.
Eu não tenho informação o suficiente pra afirmar categoricamente isso.

De qualquer formar, há precedente no judiciário para que algumas ofertas não precisem ser cumpridas. Se essa oferta em específico cai nessa categoria ou não, são outros quinhentos.

Pessoalmente tendo a ir mais pro lado do ter de cumprir, porque foi num período de promoção e com a loja propagandeando descontos grandes.

1 curtida

Complicado. Todos sabem que black Friday não existe aqui. Quem comprou, ágil de ma fé.
Se coloque no lugar de quem cometeu esse erro dentro da empresa. Essa pessoa pode receber medidas disciplinares e até perder o emprego.

Embora eu acredite que “erros” como o do caso em questão não deveriam acontecer, Nesse caso não houve pagamento, no das casas Bahia não apenas houve como xfoi gerado nota fiscal, enviado a distribuidora, enviado código de rastreamento e o código de devolução

1 curtida

Sempre é erro da empresa e má fé do consumidor né.

1 curtida

E tem outro ponto pra se levar em consideração, aparentemente o consumidor poderia entender que esse desconto na BF teria se dado também pelo fato de a linha Note ter sido aparentemente descontinuada, restando apenas unidades em estoque, o que tornaria plausível um desconto expressivo.

4 curtidas

Meu pensamento nesse caso em específico é justamente esse. A loja pode cumprir? Pode, bom pra quem conseguiu. Mas não me surpreendo de forma nenhuma se não o fizer.

O que pesa aí, é a forma que a Casas Bahia tá lidando com tudo isso, seja na parte de comunicação com a imprensa e com os clientes prejudicados.

3 curtidas

Eu diria que ela não está lidando :joy:.

Não me parece plausível que uma grande varejista não tenha um time acompanhando o tráfego do site e gerenciando as ofertas.

Constatado que houve erro, era para ter suspendido de imediato a venda e para quem tivesse conseguido efetuar a compra, o mínimo era terem entrado em contato, explicado o ocorrido e ofertado o reembolso e oferecido um gift card para usar na loja. O cliente ficaria chateado de não levar o aparelho, mas ao menos não teria gerado essa estreia coletiva e propagado essa avalanche de comentários negativos em relação a loja.

Dos males o menor, antes terem ofertado o reembolso e o gift card no valor da compra para quem de fato teve a compra aprovada, do que terem gerado toda essa lambança, que a cada dia só aumenta ….

2 curtidas

Devolve quem quiser. hahaha

1 curtida

Comigo aconteceu algo parecido comprei um kit de panelas tramontina no Magalu o valor era 299,90 na promoção más digitaram 29,90 kkk no outro dia retirei o produto na loja só me arrempedi de não ter comprado uns 10 kits

2 curtidas