Gente, eu sempre usei o Samsung Pay/Wallet.
Mas recentemente resolvi testar o Google Pay/Carteira Google só pra conhecer mesmo.
No Samsung Pay, como tenho vários cartões, eu abro o app, desbloqueio a compra com a digital e ele me dá um timer de 45 segundos pra validar a compra na maquininha. Tudo certo.
No Google Pay, a ideia seria desbloquear o aparelho, aproximar e pagar. Como tenho mais de 1 cartão, eu abro o app da Carteira, seleciono o cartão e, teoricamente, lendo fóruns gringos, era pra ter 30 segundos pra fazer o pagamento (esse timer não aparece em lugar nenhum).
Mas não é o que ocorre. Sempre dá erro e me pede pra desbloquear novamente com a biometria. Não seria um problema, se fosse como o Samsung Pay. Mas no Google Pay/Wallet vc não tem nenhuma informação do que está acontecendo.
Em fóruns gringos falam pra desabilitar a biometria facial, falam pra desabilitar a biometria em compras na Google Play mas, de fato, me parece mais uma feature mal implementada pelo Google do que outra coisa.
O problema não é só o erro mas, qd acontece, faz o lojista ter que lançar o valor de novo na maquininha e perde-se tempo com isso.
Acabei voltando pro Samsung Pay, mas queria expor isso aqui no fórum pra saber a experiência de vocês.
Se não me engano, você tem coisa de alguns minutos logo depois de desbloquear o celular.
Geralmente o que eu faço é bloquear e desbloquear o aparelho pra conseguir usar sem problema.
Raramente uso um cartão diferente do padrão via NFC, mas em todas as vezes que usei nunca tive problema, sem abri o carteira escolhi o cartão que queria e aproximava da maquininha e só.
Mesmo relato de todos aqui.
Sempre desbloqueio o celular alguns segundos próximo de usar e nunca tive problemas.
Já aconteceu uma vez deu ter ficado muito tempo sem utilizar o Carteira e a Samsung colocou ele em modo de suspensão, mas aí foi só abrir o app e pronto (e colocar ele pra nunca suspender).
Aqui eu só uso o desbloqueio por impressão digital, então não sei se muda alguma coisa com o desbloqueio facial, mas na minha experiência, você tem aproximadamente 30 segundos para aproximar o smartphone da maquininha após desbloquear a tela.
O tempo gasto para abrir o app da Carteira do Google e escolher outro cartão (caso não queira utilizar o padrão) também conta nesses 30 segundos, mesmo não sendo exibido em lugar nenhum o tempo restante.
Depois de efetuar uma transação, se você precisar passar na maquininha de novo, obrigatoriamente vai ter que se autenticar com a biometria/desbloqueio de tela de novamente, mesmo que a tela esteja desbloqueada e dentro desse período de 30 segundos.
Aí o meu setup foi deixar a Carteira do Google como aplicativo padrão de pagamentos, se eu quiser pagar com a Samsung Wallet, uso o atalho de deslizar da borda inferior com a tela desligada (ou na tela de bloqueio), autentico com a digital, e passo na maquininha. Caso eu queira pagar com a Carteira do Google, eu desbloqueio o smartphone e, estando na tela inicial, aproximo o smartphone da maquininha, ou, caso queira usar um cartão diferente do padrão, abro o app da Carteira e deslizo para o cartão desejado antes de aproximar.
Na dúvida, bloqueie e desbloqueie o smartphone no momento que for usar a Carteira do Google (mesmo que ele já esteja desbloqueado) e raramente você será solicitado a autenticar a compra novamente…
Era o face unlock mesmo.
Ele não é suficiente pra desbloquear a carteira, assim como o Apple Pay, q tem um face unlock muito superior.
Li algumas keynotes do meu aparelho (S23) e também desabilitei o face unlock, utilizando apenas a fingerprint e deu tudo certo. Tem um monte de gringo com Pixel com o mesmo problema.
Em termos de segurança sim; em termos de usabilidade não.
Ninguém lê keynotes q foi o trabalho q eu tive pra descobrir q o face unlock de muitos aparelhos Androids, se não todos, não serve pra desbloquear a carteira.
Nessas coisas, a Apple (q tem um monte de defeitos) faz melhor, mais transparente para o usuário…
Antes q alguém apareça, não sou fanboy de Apple…eu uso qualquer marca, porque gosto de tecnologia em geral.
Diferentemente do Apple Pay, me parece q utilizaram uma mescla de chip, com a forma como a face é detectada, mesmo não sendo 3D ou com IR.
Resta saber se é seguro mesmo na prática. Resolve o “problema” da carteira, mas não sabemos se uma foto pode desbloquear também (alguém em arruma um Pixel 8 pra testar…)…