Cartão SD corrompendo ao ser formatado como memória interna

Olá pessoal, preciso de uma ajudinha aqui.

Tenho um Moto X4, bom telefone mas estou sofrendo com falta de espaço, ele tem 32 GB e é um dos poucos androids que tem particionamento de memória interna, isso é bom por um lado e ruim por outro, ele acaba me deixando com menos espaço que o normal.

Lembrei do micro sd, mas meu telefone não tinha opção de formatar como interno, mas segui um tutorial usando alguns comandos no adb e pronto, a opção apareceu pra mim.

Até ai beleza, coloquei o cartão e mandei formatar, mas ele sempre corrompe, dá erro no final do processo de formatação.

Tentei 2 cartões san disk de boa qualidade, que uso a anos, e nada.

Alguém tem alguma solução pra isso? Não queria ter que comprar um novo agora, o telefone ainda opera bem, mas todo dia bate como lotado e sinceramente eu nem tenho tanto app ou coisas do tipo, sempre limpo fotos e vídeos, mas tá impossível já.

Existe uma forma de formatar o cartão SD sem ser via sistema?

A lembrando que se eu formatar para o uso “normal”, ele formata e funciona de boa, o problema é formatar para o uso de memória interna.

Acho que estava desabilitado por algum motivo. Esses tutoriais ensinam a habilitar, não garantem que vá funcionar e nem ensinam como fazer funcionar de fato.

Muitos desses recursos podem não estar implementados de fato e são desativados.

Aparentemente o X4 não tem suporte pra adotar cartão SD mesmo, como o Keaton falou.

Isso significa que mesmo que você consiga habilitar a opção, não vai dar certo por algum bloqueio do sistema.
Parece ser relacionado ao método de encriptação.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.