Câmara aprova projeto para regulamentar geração própria de energia solar

1 curtida

Que notícia boa, rs… Esse nosso Congresso é uma dádiva.

6 curtidas

Simples de resolver essa questão: é só ficar completamente off grid e arcar com custos das baterias. Ou melhor, liga na rede padrão para o básico, somente para pagar o mínimo do consumo.

7 curtidas

Vão taxar o SOL, é isso mesmo produção?

Só no Brasil mesmo… tsc, tsc, tsc…

3 curtidas

Os autores da matéria estão infelizmente mal informados. Tenho microgeracão e pago a taxa mínima (mesmo produzindo mais do que o consumo) o que significa pagamento pelo uso da rede elétrica da concessionária, pago bandeira amarela e vermelha, tudo na mesma conta (!!!), sem consumo, já que a geração ultrapassa o consumo, e pago também a iluminação pública. Talvez o governo queira colocar imposto sobre a geração…

8 curtidas

Pessoal, ninguém vai taxar o sol. O problema é que o produtor devolvia energia pra rede, mas não pagava nada pela manutenção da mesma. É óbvio que isso é insustentável a médio e longo prazo. Querem uma maneira de fomentar o setor novamente? Façam o dólar cair que aí os insumos voltam a baratear.

8 curtidas

SOLUÇÃO: OFF-GRID

O ‘problema’ é que os preços das baterias aumentam o projeto, mas vai começando aos poucos, primeiro isolando as lampadas, depois outros equipamentos.

1 curtida

Fora que se tornou um negócio lucrativo vender excesso para terceiros ao invés de apenas somar à matriz energética. O que mais está pipocando é gente criando mini usinas solares só pra vender energia.

Uma saída interessante fora o off grid seria fazer um adendo ao projeto pra isentar (ou pelo menos diminuir as taxas de) quem fizesse geração própria e não compartilhasse o excesso com nenhum terceiro.

2 curtidas

Mas a geração de energia solar diminui a demanda de Hidrelétricas, se incentivar o uso de energia solar, não teremos mais que preocupar com racionamento de energia e nem bandeiras vermelhas. Mas com essa medida, vão desestimular a geração própria de energia e voltaremos a época de ter racionamentos.

1 curtida

Está errada essa reportagem. Eu pago ICMS PIS CONFINS . ADICIONAL BANDEIRA VERMELHA. TA TUDO AQUI NA CONTA.

4 curtidas

Ia comentar exatamente mesma coisa, CPFL aqui cobra iluminação, imposto sobre o que coloco e o que tiro do grid e etc.

3 curtidas

Também tenho geração solar aqui. CPFL cobra isso tudo e ja mandou e mail dizendo que o desconto do ICMS que era de 100% sobre a geração, agora vai cair para 75%. Como se nao bastasse eu gerar minha energia, ainda o Doriana quer meu sangue

3 curtidas

Instalar um sistema que vou levar anos pagando, 70 x e que tem uma “vida util” garantida questionável devido as variações climaticas onde a incidência de granizo é cada vez mais intensa. Agora, pra eu começar a ter retorno do investimento, considerando que o sistema funcionará por 20 anos sem precisar de nenhum gasto adicional, so a partir do 15º ano que terei retorno, porem,com as novas regras, provavelmente, o retorno não chegará nunca pois com toda a certeza a energia elétrica no horarii das 17hs ate as 6 hs da manha,sera reajustado para compensar a geração das hidrelétricas que sempre estarão com os reservatorios baixos devido ao aumento insessante da demanda por energia, aliada a implantação de veiculos elétricos em praticamente todas as areas, desde o particular como nos comerciais. Conclusão, não tem pra onde fugir. Quem instalou, ou gasta muito e tem retorno rapido ou tem dinheiro para investir sem preocupação com o retorno do investimento. Para a grande maioria da população é inviável.

1 curtida

Quando vocês dizem “esses consumidores não pagam tarifas sobre uso da rede elétrica, nem encargos, nem bandeiras tarifárias”, estão mal informados: eu tenho GD em duas localidades, com concessionárias distintas e pago tudo isso.
Penso que a mídia, as concessionárias, o Congresso e a ANEEL deviam levar mais em conta a contribuição que os micro geradores dão ao sistema qdo investem do próprio bolso, produzem energia limpa E evitam que se gaste mais água das hidrelétricas para produzir energia elétrica, numa época que esse bem está escasso!
Se continuarem com essa perseguição, logo passaremos para geração offgrid, usando baterias de 20/40kWh que estão cada vez mais baratas, para nós abastecer a noite e dar uma banana pra eles!

3 curtidas

Óbvio. Mas quem produz deveria ajudar a manter a infraestrutura, certo? Esse é o ponto chave da questão.

3 curtidas

Sim, é verdade. Eu também tenho um sistema GD e todas essas cobranças vem na conta de Energia Elétrica. Não consigo entender nem compreender onde estão essas isenções. Se pagamos todos os meses o que dizem que não pagamos. Bandeira Tarifária e outras tarifas.

2 curtidas

Sim, concordo, mas a verdade é que pagamos, pois as cobranças vem na conta de energia elétrica.

1 curtida

Informação mentirosa. Sempre paguei pra Light o consumo mínimo e taxas diferentes pela energia injetada(valor menor) e a consumida(valor maior).
Nunca usei a rede sem pagar.

1 curtida

Pior que isso passou na Espanha também

1 curtida