Cadê os drivers do Galaxy Book Go?

Mesmo tendo novas gerações lá fora, no Brasil ainda é vendido o primeiro Galaxy Book Go, que chama a atenção por utilizar processador Snapdragon (ARM), e por ser a opção mais barata da Samsung com Windows que você encontra no Brasil.

Mas parece que precisar fazer uma instalação limpa do Windows nele pode ser um problema.

Pra começar, você não acha a imagem da instalação do Windows 11 específica para processadores ARM no site da Microsoft, tendo que recorrer a sites de terceiros para isso.

Nem mesmo a Media Creation Tool funciona em dispositivos como o Galaxy Book Go.

Segundo, e o motivo desse artigo: não é possível encontrar os drivers do Galaxy Book Go no programa Samsung Update.

Fiz a pesquisa manual, e o resultado é esse:

O mesmo ocorre em outras versões do Book Go lançadas no exterior, como a lançada com suporte ao 4G:

O mesmo com a versão com suporte ao 5G:

E parece que isso não foi resolvido nas gerações seguintes, incluindo o Galaxy Book3 Go, até agora só lançado na Coréia do Sul:

Imaginando que pudesse ser um problema específico do Galaxy Book Go, tentei conferir se outros Galaxy Book que a Samsung lançou com processador ARM possuem drivers no Samsung Update.

Tentei com o Galaxy Book S, e também não achei:

Por fim, tentei com o Galaxy Book2 Pro 360, e nada:

A pessoa pode até querer utilizar Linux nele. Mas parece que até colocar alguma distro Linux nele pode ser um problema, pela pouca disponibilidade de opções com suporte a processadores ARM.

Nem mesmo o ChromeOS é possível instalar nele, seja via ChromeOS Flex ou com o Brunch Framework.

Ou seja, pegar um Galaxy Book Go ou qualquer Galaxy Book com processador ARM é encrenca na certa.

Vejamos se o futuro Galaxy Book4 Edge com o Snapdragon X Elite terá mais sorte.

Você tem um Galaxy Book Go? Deixe nos comentários a sua experiência.

2 curtidas

não terem os drivers, acho bem problematico, instalação vai ser tudo via windows update, torcer para quando formatar, já reconheça a placa de rede

já sobre o linux, acho que pode ter menos problemas, bem menos, já que tem linux para ARM, os chips da qualcomm sempre são adicionados no kernel linux.

1 curtida

Desconheço a versão ARM do Windows, nunca a utilizei, mas não seria possível realizar o backup dos drivers da instalação de fábrica com o dism e realizar a instalação posteriormente? Ou até mesmo a integração na imagem de instalação do sistema com o próprio dism?

Enfim, não deixa de ser absurda essa falta de suporte por parte da fabricante…

1 curtida

E pelo jeito não é algo exclusivo do brasil.
https://www.reddit.com/r/GalaxyBook/comments/xuokzf/windows_arm_installrecovery_media_for_galaxy_book/

1 curtida

Vi tópicos em fóruns gringos dizendo que fazer instalação limpa não puxa justamente o driver de Wi-Fi

O duro é que qualquer procedimento mais complexo para integrar os drivers é algo que certamente o público-alvo do Galaxy Book Go não conseguirá fazer.

Interessante esse tópico. Não tinha passado por ele.
Mas ele parece ser bem focado no Windows 10. No Windows 11, muita gente ainda pode ter problema.
Além de que adaptar esse procedimento ao modelo brasileiro é uma outra dificuldade, inclusive que um usuário BR nesse tópico passou.

1 curtida

Esse é baita de um problema, a pessoa vai sofrer em achar o driver.

Pior que já passei por isso em formatar um notebóok de um amigo meu, o notebook da CCE usava uma placa de rede de uma empresa chinesa que nunca ouvi falar, não baixava pelo windows update, não tinha site, pelo menos não achei, e não tinha no site da CCE o driver.

Eu tive problema com um notebook da CCE também, quando fiz uma instalação limpa para o Windows 10, e mesmo tendo obtido a maioria dos drivers (por fora, já que o site da CCE está fora do ar há anos), os botões de função não funcionavam, e consequentemente, não conseguia fazer o Wi-Fi funcionar de jeito nenhum.

A sorte é que não tinha apagado a partição de recuperação, e lá descobri uma imagem wim que era justamente a imagem de fábrica do Windows 8.1 que vinha com aquele modelo. Daí peguei esse arquivo wim e restaurei utilizando o programa WinNT Setup. Daí fiz um upgrade do 8.1 pro 10, e aí deu certo.

Deu sorte, eu já não tive, limpei o HD sem dó, ainda mais que falava que já tinha passado da hora de trocar o note, era um core duo ou algo do tipo

Uma dica para instalações futuras do Windows 10/11 em PCs que não reconhecem o Wi-Fi ou placa Ethernet com a imagem “limpa” da Microsoft: conecte o seu smartphone ao Wi-Fi, em seguida ligue-o ao PC usando um cabo USB e ative a ancoragem via USB no smartphone.

O Windows reconhecerá o aparelho como um adaptador Ethernet USB e conseguirá usar essa conexão (que será a rede Wi-Fi que foi conectada no smartphone) para baixar drivers e atualizações do Windows Update. É o suficiente também para concluir a configuração inicial no Windows 11 sem ter que recorrer às gambiarras para burlar a exigência de uma conexão com a internet…

3 curtidas

Eu tenho um Galaxy Book Go.
Como que eu faço a instalaçao limpa do Windows? nele?
Ja com todas as atualizacoes?

Por que a ideia é que você não tenha que reinstalar, afaik, e se precisar, usando a imagem de recuperação que já vem no sistema.

Mas é, Samsung e Microsoft não tão se ajudando.

1 curtida