Cade investiga venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo

Originally published at: Cade investiga venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo – Telecomunicações – Tecnoblog

Portaria publicada no Diário Oficial da União alerta para alta concentração no setor de telefonia móvel

Moído da gota, perdoa logo a dívida da Oi, faz um acordo dela disponibilizar 100GB/mês de internet de graça pra geral por 10 anos e é GG. kkkkkkkkk

2 curtidas

Agora o cadê se pronuncia, vai gerar instabilidade no mercado financeiro na puta que o pariu, que tivesse barrado a compra na primeira oferta das 3 operadoras e vendesse pra aquela outra empresa interessada.

5 curtidas
  1. A Oi aprovou a compra.
  2. Vivo, Claro e Tim concordaram em comprar.
  3. Mesmo que a Algar ficasse com a Oi, as outras 3 ainda dominariam o mercado.

Resumindo, mais uma vez o governo quer se intrometer onde ninguém lhe chamou só para atrapalhar à todos, trazendo insegurança econômica e jurídica, burocracia, e comprovando que no Brasil ninguém deve abrir um CNPJ.

2 curtidas

As outras dominariam, no entanto o marketshare da Algar, que em Out/20 é de 1%, passaria para quase 17%, apenas 5 pontos percentuais a menos que a 3ª colocada (Tim).
Mesmo eu não gostando da Algar, a compra em conjunto pelas outras operadoras só é prejudicial para o consumidor, restringindo cada vez mais as opções.
O problema foi ter feito isso depois da venda, deveriam ter feito algo antes de se concretizar (não entendo mecanismos jurídicos para tal, mas com certeza existe).

1 curtida

Não acho. Vai sobrar mais espectro para ser dividido e portanto, melhor qualidade e recepção de sinal. Em nenhum lugar do mundo se pode ter muitas operadoras, é fisicamente impossível em razão do fatiamento do espectro. O que da para ter são as operadoras que alugam a infra de grandes players e atuam de forma virtual.

1 curtida

Mas quem disse em ter muitas? Era manter exatamente o número que tem hoje.
E, bem, vou esperar sentado que a qualidade aumente só pela compra da Oi.

Sobre as MVNO, tudo o que vemos hoje são planos que não fazem sentido, pois as proprietárias da infra oferecem opções melhores.

1 curtida

Fiz portabilidade da TIM para Intercel e a TIM não oferece nem de longe um plano tão atraente quanto a Intercel.

Que já não atendia plenamente.

Fazia sentido a 10 anos, mas hoje…?

Mesmo que fossem só duas, na hora de leiloar o espectro, daria para acordar parâmetros a serem seguidos, mantendo sempre as boas práticas. Porém no Brasil, sempre se teve a tendência a leilões arrecadatórios, então não vai ser o número maior de players que irá garantir alguma coisa.

Esse é o meu ponto, a concentração que está se criando não vai adiantar em nada, pois (até onde sei) não serão revistas boas práticas e parâmetros de utilização do espectro. A Claro não leva nada dele, pois já está no limite imposto pela Anatel, a Tim 54% e a Vivo com os 46% restantes.

Só pra ficar claro, eu não sou nem a favor nem contra (só preferiria que a compra fosse por outro player), pois sei que pouco (ou nada) mudará pra mim, só estou questionando o Cade não ter se manifestado antes de terem efetivado a compra/venda.

1 curtida

Havendo outros players interessados na compra da Oi Móvel, o CADE precisa barrar a compra pela Vivo/Claro/TIM que levará à retirada de um player nacional e maior concentração do mercado.

Se a Oi vai ter que vender mais barato para um quarto concorrente menor, o problema é da Oi. O interesse da coletividade pela maior concorrência no setor está acima do interesse dos acionistas da operadora em vender pelo maior lance.

Se não houvesse outros players interessados na compra até dava pra relevar, mas não é o caso.

1 curtida

De que servem essas investigações/alertas se no fim vão liberar a consolidação do cartel de qualquer forma?

2 curtidas

Bom, se Algar Telecom quer que não haja concentração de mercado, que comprasse a OI, o CADE e ANATEL vão fazer o quê? obrigar a OI a operar o serviço de celular quebrada? O que devem fazer é fiscalizar a divisão dos clientes e das torres de maneira que não haja uma concentração grande em determinadas regiões para uma operadora só.

E se ela tentou e não conseguiu porque o consórcio das 3 outras empresas ofereceu uma oferta maior?

1 curtida

Pois é, juntaram-se as 3 empresas do cartel de telecom pra comprar a Oi, sobrou muito espaço pra competir na oferta de compra…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.