Cade alerta contra projeto que reduz taxa de apps como Uber e iFood

Originally published at: https://tecnoblog.net/342121/cade-alerta-contra-projeto-reduz-taxa-apps-uber-99/

Em nota técnica, Cade afirmou que redução nas taxas das empresas poderá gerar efeitos econômicos e concorrenciais negativos

Mais um projeto de lei estúpido :woman_facepalming:

1 curtida

Eu como entregador do modal de bike dos apps de entrega (já notoriamente a parte mais frágil desse sistema de delivery), tal como vários companheiros que estão literalmente na linha de frente dessa proposta de lei sairemos mais prejudicados ainda. Já não temos vínculo empregatício, já não temos suporte para equipamentos, plano de dados, alimentação… Se aprovado os fretes cairão drasticamente e a única fonte de renda de milhares de pessoas que dependem do delivery para não andarem nas “franjas da economia” poderá ser ainda menos rentável.

Não defendo os unicórnios da tecnologia, mas é um serviço essencial pra manutenção da quarentena e ao invés de apoiarem tal condição de manterem as pessoas em casa e deveria ser apoiado, incentivado. Não por se tratar do meu ganha pão, mas corremos riscos por valores infimos que agora podem diminuir ainda mais.

1 curtida

Sério? Sérião mesmo que alguém que tá ganhando mais de 8 mil reais/mes tá chateado com a taxa de entrega dos aplicativos? C’mon…

1 curtida

Como motorista uber, vendo diariamente que a Uber pega entre 20 e 65% de toda corrida, no meu caso a Uber subtrai uma média atual de 41% (sim, uma taxa absurda) e sabendo que o Brasil é um dos maiores mercados da Uber, não vejo a hora disso acontecer.

No pior dos casos a Uber sai do país, mas tem muitos apps menores, que não cobram tanta taxa e que respeita o motorista querendo espaço pra popularizar.

2 curtidas

Sou motorista e os aplicativos enviam corridas com 30% do valor do taxímetro a menor sendo que ainda por cima ainda descontam mais 15 a 20% do valor para o próprio bolso, e tem gente que ainda defende esses apps que escravizam o motorista ou entregador , vejo amigos trabalhando no Uber fazendo corridas no valor de r$ 6 , sem lucro nenhum , o problema é que vão reduzir o ganho deles em 15% e eles reduzem mais ainda o valor do ganho do motorista então quem vai sofrer nessa daí infelizmente vai ser o povo de novo. Se todo mundo se unisse e desinstalar os aplicativos para ver realmente quem é que depende de quem para faturar pelo menos uns três quatro dias aí eu queria ver como é que eles iam fazer .

1 curtida

Acredito que seu ganho vai aumentar. Pois a redução legal da taxa do aplicativo terá esse fundamento.

Tenho a impressão de que os “estudos” do CADE e essas divulgações são determinadas ($$$$) diretamente pela Uber. Nunca vi o CADE se posicionar contra. Pq será?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.