Brisanet fará estreia na bolsa de valores para expandir internet por fibra

Se não praticasse CGNAT seria uma opção pra mim. Até tem IPv4 válido, mas acho que custa bem 50 reais por mês, aí não compensa.

1 curtida

Hoje em dia todas as operadoras fazem CGNAT, não é exclusividade deles. O normal é vir com CGNAT e você precisar abrir um chamado para ter IP público.

2 curtidas

Meu provedor local me oferece IP válido de graça desde quando contratei, mas pra novos clientes é pago (20 reais). Mas honestamente, mesmo se me cobrassem 50 a mais, eu pagaria. CGNAT ninguém merece.

1 curtida

Vivo não pratica CGNAT na rede fixa, e em algumas regiões a Claro também não…

O que é isso?

1 curtida

Praticamente todas as provedoras regionais, pois Oi, Vivo e Tim não aplicam CGNAT na internet fixa. A Claro já varia confome a localidade, mas quem caiu em duplo NAT mas reclama com uma boa justificativa consegue receber IPv4 válido, só dá um certo trabalho.

CGNAT é o compartilhamento de IPv4 público entre vários clientes, basicamente você não tem um IPv4 externo único. Adotam isso quando faltam endereços IPv4 para todos os clientes em uma região, em geral provedores pequenos que tem um bloco pequeno de endereços e não quer gastar adquirindo mais.

Pra quem só navega ou consome streaming, não atrapalha nada. Mas pra quem é heavy user, o CGNAT prejudica ou mesmo inviabiliza vários serviços que dependem de um endereço IP único, entre eles:

  • abrir portas
  • conexão P2P como torrent
  • jogar online (NAT restrito no Xbox, por exemplo)
  • servidor
  • acesso remoto
  • servidor de escuta em jogos, em que a máquina é tanto cliente e servidor

A tecnologia foi inventada pra ser uma solução temporária enquanto o IPv6 não era adotado em larga escala, mas o que era pra ser temporário acabou se tornando permanente, pois ainda tem muitos provedores e serviços, principalmente servidores dedicados de jogos, que em pleno 2021 ainda não suportam IPv6.

2 curtidas

Depois que o Wesely Safada virou socio… deram uma subida boa.

1 curtida

Cara, sinceramente nem sei se o IPv6 vai se tornar exatamente um padrão em algum momento.

Tem operadoras que nem suportam IPv6 (Algar em Belo Horizonte, por exemplo). E algumas tecnologias de servidores como Docker usam IPv4, algumas coisas no Microsoft Azure também são só IPv4.

Com o número limitado de IPv4, acho que o CGNAT será padrão por um bom tempo.

Aqui em Belo Horizonte todos os clientes Claro são ativados com CGNAT. Quando contratei Algar também era CGNAT. Em ambas as operadoras precisei abrir chamado para ganhar IP válido. Na Algar eu só tive que pagar por IP fixo, pois o válido me entregaram depois de abrir chamado.

1 curtida

Também acho que IPv6 não vai deslocar IPv4 tão cedo, se é que vai. Essa semana li um relato de um usuário da Oi fibra que estava com problemas na conexão com o v6 ativado, como latência alta em jogos, lentidão e perda de pacotes.

Segundo ele, foi só desativar o IPv6 que resolveu. Tudo bem que deve ser implementação mal feita do provedor, ainda mais a Oi que é conhecido por ter rotas ruins, mas já li vários relatos similares em outras operadoras também. Infelizmente parece que CGNAT veio pra ficar mesmo, pois IPv6 ainda não funciona 100% na prática.

1 curtida

Então, na prática existem diversas formas de fazer conexão cliente-servidor sem depender de IP público. Acho que muitas vezes problemas de conexão é falta de vergonha na cara das produtoras de fazer o jogo bem feito. A EA Games é um exemplo de empresa mestre em fazer coisa mal feita.

Hoje em dia até equipamentos mais simples como câmera de segurança, robô aspirador e afins não precisam mais de IP público para funcionar.

CGNAT é algo que afeta negativamente pouquíssimas pessoas. A maior parte nem sabe o que é isso.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.