Briga de Gigantes: Qual você prefere? Amazon ou Mercado Livre?

O E-commerce vem fazendo um grande sucesso no Brasil e mundo afora nos últimos tempos, isso é fato. Uma dúvida que sempre me pergunto: Qual será a preferência do público brasileiro entre Amazon e Mercado Livre?

A Amazon tem um atendimento impecável, preços baixos, garantia e pós-venda que funciona. O Mercado Livre já é extremamente conhecido pelos brasileiros e isso é o que toda empresa quer!

A pergunta é: Qual você prefere? Qual é sua primeira opção na hora de comprar algo pela internet?

2 curtidas

Eu acho q é costume meu mesmo, mas acabo preferindo a forma de busca do Mercado Livre.

1 curtida

Qualquer uma, desde que entregue meu produto com o menor preço.

20 curtidas

Não tem um “melhor ou pior”. Tem o que se adequa à sua necessidade de momento.

Exemplo recente: precisava de um expositor com porta de vidro. Achei no ML. Não tem isso na Amazon.

E um pouco antes: precisava de um par de pilhas recarregáveis AAA. Comprei um par de Eneloop na Amazon (direto, não marketplace) porque sabia que ia receber o produto legítimo já que é o tipo de mercadoria que se falsifica bastante.

7 curtidas

A Amazon me preocupa um pouco por que eles tem bolsos fundos pra dar rasteira nas concorrentes, mas ao mesmo tempo, as concorrentes (ML incluso, mas não apenas) tem muito mais poder de mercado, brand awareness e tempo de mercado no Brasil, e até mesmo presença física (e estão sabendo usar, em especial a dona aí do blog concorrente). Varejo no Brasil é muito mais competitivo que nos EUA (ainda bem!)

2 curtidas

Amazon BR é quase o Zaffari (só gaúchos entenderão) online: tem certas coisas mais premium que você nem sempre acha em outros sites e quando acha a experiência é pior ou mais cara.

1 curtida

Rapaz, a comodidade da Amazon é sem precedentes… as vezes compro lá mesmo sendo um pouquinho mais caro por saber que chega rápido e sem problemas. Estava acostumando com o ML Full, mas de uns tempos pra cá começaram a cobrar frete “normal” mesmo em produtos full, ai comecei a largar ele e voltar a usar mais a boa e velha Amazon.

1 curtida

Minha tríade perfeita é Amazon, Magalu e ML. O que não tem em um, tem no outro.
Pra mim que moro no nordeste, o ML perde por não oferecer frete grátis, embora as vezes seja a única opção.

7 curtidas

Enxergo esse embate em duas partes.

Meu pai tem comprado muitas coisas pra moto dele, e todas vindas do ML. Não o vejo fazendo compras em nenhuma outro marketplace, mais por comodidade, porque ele não pesquisaria preços e entregas em outros lugares. Digamos que se acostumou.

Esse ano tenho comprado bastante coisinhas pequenas e coisas de casa conectada, e nisso, acabo sempre optando pela terceira opção, que no caso é o Shopee, sem me importar com a demora da entrega, já que algumas coisas vem de fora. O Shopee ainda tá me ganhando pelos preços menores, tanto nacionais quanto internacionais.

Não uso a Amazon por questão dos preços das coisas, mesmo às vezes tendo a entrega grátis com o Prime, e o que pesa é que é apenas em alguns produtos, não todo o site. Fora que todo o design do site não me cativa, parece um site dos anos 90, parado no tempo. Por lá comprei, por enquanto, produtos da Amazon como uma Echo Dot e um Fire TV Stick Lite.

ML usei muito quando era a única opção confiável de entrega e ressarcimento de dinheiro caso alguma compra desse problema.

Tirando a Shopee da minha opinião, ainda fico com o ML pela tradição e me sentir mais confortável tanto no site quanto no app.

2 curtidas

Amazon, claro.
O ML é só um intermediador e cheio de vendedor desonesto.
Se tivessem o mínimo de filtro pra evitar esses dissabores, seria ótimo, mas a realidade nos mostra outra coisa. Ah, mas tem Mercado Pago, pra te devolver o dinheiro! Tem, mas alguns desonestos não usam.

Prefiro o esquema da Amazon e de outros marketplaces.

4 curtidas

Compro no que for mais barato, que não necessariamente é na Amazon ou Mercado Livre. As vezes acabo escolhendo a Amazon por ter “frete grátis”, mas esses dias comprei uma cadeira na Magalu pois o preço da mercadoria + frete era quase 100 reais mais barato que na Amazon com frete grátis.

1 curtida

Depende do que eu preciso. Amazon é legal, mas não tem tudo. Mesma coisa pro Mercado Livre. Então ambos são boas opções se escolher loja/vendedor de boa reputação.

4 curtidas

Via de regra eu acabo comprando 80% das vezes na Amazon, produtos com selo Prime e que são vendidos pela própria Amazon. Evito marketplace igual o capeta foge da cruz, por ter tido experiências péssimas através do Mercado Livre. Hoje para coisas de baixa tecnologia ainda acabo arriscando o mercado livre, desde que o preço não cause um rombo no meu bolso.

Moro no Nordeste, então ML não é opção devido ao frete. As únicas opções são Amazon e Magalu.

2 curtidas

Eu não sou fã de marca, compro onde tem as melhores condições combinadas, mas creio que o mercado geral deve seguir esse meu conceito:

  • Amazon: Compro principalmente produtos de marca, que tem preços muito abaixo dos concorrentes e ainda com frete grátis. Itens de mercado, ferramentas e coisas pequenas compensam ser compradas aqui.
  • Mercado Livre: Qualquer tralha genérica você irá encontrar por um bom preço graças ao mercado cinza. A falta de garantia e mal atendimento estão presentes, mas é o melhor lugar para comprar itens de baixa relevância.
  • Shopee: Sei que não está na pergunta do tópico, mas comecei a usar esta como 2º opção ao Mercado Livre. A lógica é a mesma, porém estou aproveitando os cupons de frete grátis que o concorrente não tem.

Na minha visão as 2 empresas não são exatamente competidoras diretas, porque seus públicos chegam até eles por motivos diferentes. A Amazon talvez esteja mais preocupada com a B2W do que o ML.

1 curtida

Finalmente alguém que compartilha da minha opinião de achar o design do site da Amazon cagado.

1 curtida

Mercado livre tem histórico do vendedor, não?
De qualquer maneira eu não esperaria garantia de nenhuma loja de lá (exceto as oficiais). Porém já comprei MUITA coisa de lá e nunca tive problema com nada.
É o tipo de site, compro mas se estragar eu não ligo muito. (O mesmo pra Aliexpress, DL, GearBest, Wish Shopee e derivados).

Basicamente começo a procura de um produto pelo ML. Então isso já responde que realmente gosto muito do ML. Como estou na capital de SP, o frete full se torna um atrativo ainda mais.

Antes até do que na Amazon, eu olho na magalu. Aí depois nos sites comparativos e etc.

Tenho mais confiança na Amazon, muito pelo que o Mercado Livre foi lá no começo, mas hoje é inegável a qualidade do serviço de entrega oferecido pelo Mercado Livre, comprando num sábado e recebendo num domingo pela manhã (sim, já precisei de algo urgente e aconteceu exatamente desta forma). Em ambos os serviços realizei devoluções ou abri disputas e nunca fiquei desamparado.

Hoje, muito da escolha entre comprar em um e outro fica entre preço e prazo de entrega. Para nenhum deles faço compras internacionais e no ML sempre olho a avaliação de vendedores terceiros e opiniões antes de seguir com a compra, algo que não fico tão apreensivo ao comprar na Amazon.

Respondendo a sua pergunta: Posso responder o bom e velho “depende” ? rs

1 curtida

Quando preciso de algo, sempre procuro primeiro na Amazon, por causa do Prime, muita coisa acaba valendo a pena. A segunda opção é o Shopee. Mercado Livre só acesso se não achar com preço bom em nenhum das duas anteriores.