Brecha no Spotify hospedou remixes piratas como podcasts

Originally published at: Brecha no Spotify hospedou remixes piratas como podcasts – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Versões não oficiais de músicas de Kali Uchis, Juice WRLD e outros eram facilmente encontradas como episódios de podcasts

Não sei o porquê de haver pirataria em serviços oficiais. No YouTube é comum isso. Mas no Spotify,que tem um grande acervo legal, ter pirataria na plataforma é ruim.

1 curtida

Eu não sei se eu chamaria o que é referido na matéria como “pirataria”.
Eu chamaria de pirataria se fosse a faixa original sendo hospedada por outros, o que não é exatamente o caso.
São remixes não autorizados. Apesar de eu não saber o nível de modificação, eu chuto que, dependendo do nível, poderia entrar até como trabalho derivativo.

Está aí a resposta.

O Spotify precisa pagar ao artista pelas faixas ouvidas. Nesse caso o artista que fez os remix está usando como base o trabalho de outro, que não está sendo remunerado, portanto é pirataria.

1 curtida

Um remix contém a assinatura de quem fez a música original (além da letra, do arranjo etc), portanto é uma modificação de um trabalho protegido por direitos autorais como qualquer outra coisa. E por se tratar de obra, precisa ter o aval do detentor dela.
É só ver a porcaria que o Kanye West fez com um sample (e estamos falando de um sample AUTORIZADO) de um clássico da Chaka Khan. Um negócio tão porco que virou Alvim e os Esquilos e foi reprovado abertamente pela “dona” da versão original.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.