Brasil sobe 8 posições no ranking de velocidade de internet do Speedtest

Apesar do Brasil ter caído uma posição no ranking da banda larga fixa, a velocidade média subiu (como tem feito consistentemente nos últimos anos). Com tanta fibra por aí, não me espanta.

Btw, de acordo com a Anatel, a velocidade média contratada no Brasil é de 415,01 Mbps

6 curtidas

Acho que a metodologia da Anatel é mais confiável do que a do speed teste. O speed teste se baseia somente em dados obtidos com as pessoas que fazem os testes de velocidade. Já a Anatel obtém o cálculo através de 100% dos usuários de Internet do país.

3 curtidas

Sem falar que a maioria dos testes no Speedtest é feita via Wifi. Portanto, esses dados acabam por ficar comprometidos.

3 curtidas

Eu diria que ambas são válidas, o número da Anatel é só a média do número contratado, o Speedtest tira média dos testes.

Eu lembro quando via essas posições do ranking lá em 2013, eu com uma internet de 1 Mbps achava que nunca veria o dia que veria as velocidade mágicas de 50 Mbps, morando numa cidade pequena de um estado pobre, aí 10 anos depois estou com uma conexão de 500 Mbps que sobra muito. Quanto à velocidade da internet móvel, que bom que estamos melhorando, mas pra mim não faz diferença, com os pacotes de dados limitados que tenho.

Esse é um problema bem atual. Várias empresas fornecem planos de 500mbps e acima com valores bem acessíveis, mas não é qualquer dispositivo que consegue tirar proveito dessas velocidades, especialmente quando a maioria esmagadora do pessoal realiza o acesso à internet exclusivamente por meio de wi-fi.
Por vezes a pessoa já tem um celular mais antigo, chegando a não ter nem wi-fi 5 (802.11ac), e também, como meio de cortar custos, muitas vezes a empresa não fornece em comodato os equipamentos necessários (roteador/access point) para prover essas velocidades por wi-fi, o que acaba limitando bastante a experiência do usuário final.

2 curtidas

Não visualizei a Alemanha / Germany na lista. Um país extremamente desenvolvido, mas quem mora lá relata que é completamente arcaico no quesito internet / velocidade de internet. Ainda vivem de cartas e fax!

Geralmente quando alguém faz um Speedtest é justamente porque a internet está ruim.
Outro motivo que coloca em dúvida o Speedtest é que ele não leva em consideração se tem outros dispositivos utilizando a rede ao mesmo tempo, portanto, não é tão confiável.

2 curtidas

E mesmo tendo wi-fi 5ghz, muitas pessoas conectam no wi-fi de 2.4.
Muitas pessoas também confundem wi-fi 5ghz com 5G, pois geralmente está escrito o nome da rede com um 5G ao lado.

É comum em toda a Europa, lá eles ainda usam ADSL e a UE tá investindo pesado pra que isso mude.

1 curtida

Tenho grande suspeita que as operadoras manipulam. Quando vem um tráfego do SPEEDTEST elas abrem todos recursos para fluir. Isso é óbvio.

Fato. Tu assiste uma transmissão ao vivo e está horrível. Joga online e está horrível. Então no mesmo momento roda o Speedtest e está MARAVILHOSO colado 500Mb de download.

Se no Uruguai, as operadoras manipulam qualidade só para o SPEEDTEST acontecerá esse resultado espetacular de 4o lugar. Mas na prática à internet é meia boca para o usuário.

Não se trata necessariamente de manipulação. Muitos provedores têm servidores próprios do Speedtest.net, e mesmo os que não têm, geralmente possuem acordos de troca de tráfego com provedores próximos que possuem servidores próprios. Aí fica realmente mais fácil de atingir velocidades altas. Claro que a troca de tráfego não se resume somente ao Speedtest, mas a qualquer serviço de distribuição de conteúdo, como Netflix, YouTube e outros, que constituem o grosso do tráfego de internet. É inclusive essa magia que faz com que a Internet não entre em colapso e permite que essas velocidades monstruosas possam ser atingidas.

Em 2013 eu tinha 256 Kbps via rádio kkk mal dava para usar o YouTube em 240p então eu baixava os vídeos em 360p ou 720p

600 Kbps em 2014
1 Mbps em 2016 (Novo provedor; Ainda rádio)
3 Mbps em 2018
4 Mbps em 2019 (Upgrade para cabo; Upload simétrico)
30 Mbps em 2020 (upgrade p/ fibra)
200 Mbps em 2021 (Grande upgrade pq chegou concorrência)
600 Mbps em 2022

Tinham planos melhores mas estas eram as velocidades dos que custavam em torno de R$ 100. Eu achei que levaria décadas até chegar fibra e se dependesse das grandes telecoms seria o caso, até hoje não tem nenhuma, todos os provedores aqui são pequenos regionais.

A real é que a maioria das pessoas nem precisa de 500mbps. Um streaming 4K já carrega de boa com 100mbps, e acho esse é o uso mais pesado de um usuário comum. Velocidades mais altas vão fazer diferença pra quem baixa conteúdo (jogos, por exemplo). Outro ponto é que a velocidade mais alta consegue garantir que todos os dispositivos conectados na casa (que cada dia são mais e mais), tenham uma velocidade de conexão satisfatória.

1 curtida