Boot pelo pendrive (Resolvido)

Oi pessoal, estou tentando fazer boot pelo pendrive bootavel (baixado da MS feito no Rufus) pra instalar windows 10 mas não está dando jeito de conseguir fazer minha bios ler “removable devices” mesmo conseguindo identificar o SSD e próprio pendrive (como “generic flash D”).

Alguém saberia como ajudar nessa bomba?

Pelos vídeos de solução que vi era só eles iniciarem pelo removível e ok, mas nenhum deles teve problema em identificá-lo.

Obrigado!

porque vc usou o rufus se o próprio programa da ms já cria o pendrive?

Baixar o Windows 10 (microsoft.com)

1 curtida

Primeiramente, não recomendo criar pendrives bootáveis utilizando ferramentas de terceiros, muito menos utilizar uma versão pirata do Windows pelos motivos apresentados nos dois vídeos linkados abaixo.

Recomento que baixe os arquivos do Windows do site oficial da Microsoft utilizando a ferramenta “Media Creation Tool” e ative-o legalmente para garantir um sistema sempre rápido, estável e seguro.

Pirataria do Windows A FUNDO - YouTube

Ativadores de Windows A FUNDO - YouTube

Windows Update A FUNDO - YouTube

Boa sorte.

1 curtida

Porque era como um vídeo que usei ensinava. Mas de qualquer forma, refiz o processo todo, novamente baixando e dessa vez fazendo o pendrive pela própria Microsoft e o problema persiste.

1 curtida

No boot device priority, você tem a opção de colocar o pendrive na lista de prioridades?

Do jeito que está na foto, parece que a máquina está acertada para bootar na seguinte ordem:
CD/DVD, Disquete, Disco rígido (primeiro o SSD e depois o Generic Flash D) e depois o ethernet.
O que acontece se você trocar a ordem na opção Hard Drive Order?

1 curtida

Refiz o processo usando somente os meios da Microsoft e ainda estou com o mesmo problema. Ainda não cheguei na etapa mencionada.

Então: minha bios oferece dois tipo de menu: normal e advanced.

No menu advanced ele lê o pendrive como “generic flash D” na lista de ordem e mesmo levando ele pra cima no boot priority não adianta.

No tipo menu normal além da lista priority abre logo abaixo o “hard drive order” onde fica listado o SSD e o generic flash D, tbm alterei ele pra cima e tampouco funcionou.

O que me encuca é a opção “no removable drive” que até onde vi quando habilitada é o que faz a BIOS ler pelo pendrive (vide foto no meu primeiro post)

1 curtida

O que tem na opção Advanced para “Removable Drive Order”?

E experimenta usar uma outra porta USB com esse pendrive e também um outro pendrive pra ver se muda alguma coisa.

Em PC mais antigo sem UEFI já tive muita dificuldade de dar boot no W10 pelo pendrive, mesmo usando opções de compatibilidade do Rufus. Minha solução foi instalar o Windows pela rede, mas tenta o que o Centauro falou acima.

Só não tem garantia de sistema estável, com a MS e suas atualizações.

1 curtida

Verifique no site do fabricante se não há uma atualização para a BIOS da sua placa mãe

Pendrive é reconhecido como HD mesmo, dispositivo removível seria diskete.

já que tu usou o rufus pode ter zoado com a tabela de partição de pendrive, então tem de zerar ele e criar de novo com o programa media creation tool.
Siga dos passos 1 ao 5 pra apagar o pendrive, depois remova e insira ele de novo no pc

Nem todos os pendrives gostam de dar boot no windows, então pode ser útil trocar de marca de pendrive.

1 curtida

Pergunta… qual é placa mãe? Pq só mostrando a foto do BIOS não dá para saber. Se for MUITO antigo vai ser chato.

Mas tu não tem a opção de boot override pro generic flash d?

Olha acho que é bem antiga sim. Uma Intel dq965gf, usa memória DDR2 ainda… Vou pesquisar sobre o boot override

Deu certo pessoal. Tava quase desistindo e aí achei no fundo da gaveta um pendrive de 8gb da SanDisk dos bons (ao invés do genérico promocional de 32gb rs) refiz a parte toda pelo aplicativo da MS e achei uma porta USB que reconheceu o pendrive.

Ah, e desabilitei o boot pela rede que também ficava sempre indo pra cima sozinho.

Obrigado a todos! :pray::pray:

1 curtida

Se eu fosse você, testava se era 32GB mesmo. existe muito pendrive falso. acho que pode ser o caso.

2 curtidas

Cara, não acredite em manchetes sensacionalistas de sites de tecnologia pois elas são criadas propositalmente pra ganhar cliques e consequentemente receita com publicidade. As atualizações problemáticas do Windows afetam uma parcela ínfima de usuários. Se por acaso alguma atualização eventualmente der problema, basta ir no histórico de atualizações do Windows e simplesmente desinstalar a atualização problemática que ele voltará a funcionar normalmente.

Outro detalhe: boa parte dos usuários que alegam problemas no Windows utilizam uma versão pirata, que causa inúmeras alterações no Registro e injetam malwares no sistema, deixando ele instável e inseguro. Aí depois o usuário fica dando chilique xingando o sistema de “Ruindows”, sendo que o problema foi justamente causado pela falta de ética e mau caratismo dele de usar uma versão crackeada/ativada ilegalmente. Aí não vale reclamar depois. Resumo: basta usar o Windows original ativado legalmente que isso vai minimizar bastante a ocorrência de bugs e instabilidade no sistema.

Assista aos dois vídeos que linkei no meu primeiro comentário pra entender mais a fundo sobre o assunto. Assista também o vídeo abaixo para entender melhor como funciona o Windows Update e porque ele deve estar sempre habilitado.

Windows Update A FUNDO - YouTube

1 curtida

Fazer uma limpeza pelo diskpart resolve e tb verifica se é 32GB

O DiskPart enxerga errado se o firmware estiver avacalhado. Tem de verificar antes.

Usa o programa H2testw que não tem erro em saber a capacidade real do pendrive.

o diskpart sempre resolveu, só foi uma vez que não deu certo, que o pendrive estava muito corrompido, tive que usar um programa, não lembro o nome, mas não é esse que o felipe silva postou em seguida, é outro que corrige.