Bolsonaro fala sobre energia solar: é preciso "brigar para não taxar nada"

1 curtida

É inacreditável, mas dessa vez o apedeuta fez a coisa certa

4 curtidas

Um relógio quebrado está certo duas vezes ao dia.

12 curtidas

Não consigo mais acreditar em nada do que esse senhor fala.

5 curtidas

Então, não é tão simples assim.

Não li a PL, porém se está retirando os encargos de transmissão E de distribuição não é o correto, pois além dos proprietários de placas de energia solar estarem utilizando a rede de Distribuição, não estão pagando por isso e a concessionária tem de mantê-la ativa. O problema disso é que quanto mais casas tiverem esse sistema, mais a balança pesa pro lado que não tem, tendo assim que aumentar o custo para eles.
E se falar que “ah, mas aí é só gerar mais energia e compensar esse valor”, o problema é que nem sempre a Distribuidora é a mesma que Transmite e a mesma que Gera a energia.

5 curtidas

Soa tudo mto bonito na teoria, na prática capaz de pagarmos ainda mais imposto em algum outro canto, q no caso vai ser a maioria desprovida de energia solar.

As distribuidoras já ganham até três vezes com os painéis domésticos, (1) ao adquirirem energia grátis que lhes permite economizar por não precisarem comprar de termoelétricas, (2) ao revenderem essa energia grátis para o vizinho, e (3) ganham com a taxa de manutenção ou tarifa mínima cobrado dos produtores que produzem mais que consomem e não atingem o consumo minimo.
Os impostos, inclusive a bandeira amarela e vermelha, que são justamente para manter as geradoras continuarão sendo cobradas nesses casos que eu citei.

Tem de se analisar essa situação do ponto de vista técnico, sistemas offgrid não geram nenhuma complicação técnica e poderiam ser amplamente incentivados, agora os ongrid temos alguns desafios.

Primeira coisa é, o que acontece se todos os vizinhos resolvem colocar painéis solares, ou seja, o consumo for menor que a geração? como os transformadores da concessionaria se comportam numa situação dessas? eles vão trabalhar de forma reversa, elevando a tensão? tem a mesma eficiência nos 2 sentidos? isso pode gerar algum dano a eles?
E se acontecer isso com um bairro inteiro? e uma cidade inteira?

Outra aspecto, mas agora financeiro, a tarifa mínima de energia é capaz de manter a saudade financeira das distribuidoras? manter os investimentos e manutenção adequada da rede? se não, como reequilibrar esses valores?

Monte um sistema offgrid, mande desligar a tua energia da concessionaria e se livre desse opressor maléfico que tu usa como bateria de baixo custo.

2 curtidas

Você publicou dados e não citou uma fonte. É a fonte da praça, ou a fonte do seu computador?

Aponte um estudo que corrobore com esses pontos por você levantados e aí a discussão pode ir pra frente, caso contrário, são apenas vozes da sua cabeça.

Não ter o governo atrapalhando quem quer produzir energia já estaria de ótimo tamanho.

Sistema off-grid o governo nem se mete nele, não precisa de equipamento homologado nem de nota fiscal de nada, da até pra compra equipamento roubado se quiser.

Agora se quer se aproveitar dos benefícios da rede publica, ai tem de seguir as regras de boa convivência em sociedade e usar equipamentos devidamente testados.

Aqui em Mato Grosso, já tem briga judicial referente a cobrança de ICMS na energia solar, e a concessionária Energisa.
Já tem reclamações no PROCON e TJ-MT, pois a Energisa continua a cobrança mesmo com decisão judicial vetando a cobrança.

https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=487652&noticia=tjmt-nega-recurso-da-energisa-e-cobranca-de-icms-de-energia-solar-continua-suspensa&edicao=1

Bem pensado, socorro não tem UMA coisa boa nesse governo

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.