Bitcoin na Lua? Entidade questiona suposto envio de criptomoeda via rádio

the zuera never ends pelo jeito.

Nossa! Que bosta! Um projeto bacana, libertário e que deveria ser motivo de orgulho para os brasileiros. Vem esses caras da LABRE pra ficar palitando o fígado dos pesquisadores… é muita falta do que fazer. Meu Deus!

2 curtidas

O tesão do brasileiro por burocracia tem que ser estudado.

2 curtidas

Herança portuguesa.

1 curtida

Na boa, essa galera deveria estar investindo nas aplicações do blockchain em nossa sociedade para decentralizar o governo ao invés de perder tempo com essas brincadeiras. Tipo, qual a utilidade real de fazer uma transmissão via rádio tão arcaica da década de 40 sendo que hoje temos a internet e meios muito mais eficientes de comunicação? “Ah, mandamos bitcoin pra Lua” só seria impressionante se colocassem um servidor lá e processassem o bloco da transação na Lua, ampliando a rede blockchain para fora do planeta. Agora refletir sinal de rádio na Lua ou na ionosfera é uma mera questão de potência na antena, Elon Musk não fez isso porque é simplesmente inútil. Eu também posso ser o primeiro a “imprimir uma transação BTC em papel e amarrar num pombo correio para alguém escanear em outra cidade”, mas não há nada de revolucionário nisso.

1 curtida

Acho que esse pessoal ai vai ganhar o premio iG Nobel de Economia de 2021…

A burocracia, pelo visto, é mundial. Os satélites não podem ser usados para movimentações financeiras.

1 curtida

ninguém se importa com o que a lavre acha ou deixou de achar
nenhum radio operador e obrigado a ser labreano

1 curtida

Filho, não é questão de ser obrigado a ser associado à labre ou não. Ninguém e em nenhuma parte do texto disse isso.

Não querendo desmerecer o trabalho, se for sério, desses pesquisadores, mas… sei lá. Tá estranha a história e eu me recuso à acreditar cegamente em qualquer coisa que aparece na internet. Se não eu contrataria um pajé para resolver a pandemia…

1 curtida

voce não e radio amador então voce não sabe como e a pressão de alguns pra vc se associar a labre
basicamente a labre copia e cola as regas americanas sobre tudo
porem em uma época que era proibido os 60 metros aqui 5351~5666 mhz a galera classe A fazia DX (comunicação a longa distancia) e a mesma fazia vista grossa
ate hoje na cabeça de muitos o radio tem que ser bloqueado (so transmite nas frequências de RA) ai quando um serviço privado(aviação,bombeiro,policia) te pede ajuda vc não consegue ajudar.
e a parte do choro do indicativo vc so precisa dar ele no inicio da transmissão e depois a cada 5 minutos e pode ser todo em cw mesmo se for de forma digital não encriptado
aqui caso queira saber um pouco mais
en .wikipedia.org/wiki/Earth%E2%80%93Moon%E2%80%93Earth_communication
basicamente 100W e uma antena de 6 elementos da e for cw da pra usar menos potencia ainda alem do fato de transmitir em wide (frequência reduzida) e o cw sendo gerador por exemplo em 500HZ

Eu não sou cozinheiro porém entendo que se eu enfiar um cutelo na minha mão vai doer. Pacas.
E sim, eu conheço a pressão que esses sindicatos fazem, pois não é só o pessoal do radio amador que tem sindicato. Toda profissão que tem um sindicato é exatamente mesma ladainha*: eles querem ganhar em cima de você para “te ajudar” (por “te ajudar” entenda “fazer PN”). Mas a obrigatóriedade não existe. Nem no mundo real devido à (acho que) uma lei da década de 90, nem nesse artigo. Ou seja, se é obrigado ou não, não é muito relevante para esse artigo.

*tem uns que até são importantes.

ela e relevante pois qualquer duvida se pergunta a eles
e pra ser RA vc não precisa de nada e so fazer a provinha e pronto
e RA e experiência então vc pode transmitir qualquer coisa

Isso é dor de cotovelo, aqui no Brasil a classe do radioamador é desunida e cheia de picuinhas, ao invés de palavras de incentivo o que a gente vê é uma chuva de críticas negativas e gente procurando defeitos, essa é mais uma das coisas que deveríamos ter orgulho e incentivar a prática e não ficar desmotivando quem se arrisca.
No rádio achamos muitas pessoas com egos inflados que se acham senhores da razão e nada fazem pela modalidade, basta os próprios interesses serem atendidos e está tudo certo, o resto que se lasque…
Se um feito dessa natureza fosse executado em qualquer outro lugar do mundo garanto que teria o incentivo de seus pares, não críticas.

  • Ah mas ele não tem COER!
  • Ah mas o que ele fez é impossível!
    Tudo mimimi, o problema é dele e quem tem poder de fiscalizar é a Anatel, cabe a nós radioamadores orientar sobre o que deve ser feito, punir não ajuda em nada e só queima mais ainda a nossa imagem que já não anda muito boa.
    É por essas e outras que a Anatel não nos leva a sério, ela parece estar cheia de “fiscais” que trabalham de graça pra ficar procurando pêlo em ovo, daí lotam a caixa da agência de fofoca e diz-que-me-diz e depois quer ser bem visto pelo órgão, aí fica difícil né?
    Falam que as faixas estão desertas, mas é fazendo coisa assim que o entusiasta é desmotivado de vez, garanto que tem muitos que adorariam estar publicando os seus feitos mas preferem ficar no anonimato para não serem alvo dos tais “fiscais”.
    A Anatel já começou a destinar parte de nossas faixas para outros fins, já perdemos 100MHz da faixa de 9cm (de 3,3 - 3,6GHz para 3,3 - 3,5GHz) para a implantação da telefonia 5G e não vi ninguém falando absolutamente nada.
    Para quem ainda não sabe o plano é destinar toda a faixa de 3,3 até 3,7GHz para o mesmo fim, as operadoras de satélite da Banda C estão revoltadas com a possibilidade da perda da sua fatia da faixa, de 3625MHz a 3,7GHz, já dos radioamadores que perderão todo o resto eu não ouvi nenhum pio!
    Unam-se pessoal, ainda dá tempo!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.